Artistas criam cooperativa de arte em Cidade Tiradentes

Por Blog

“No mundo ideal, a gente gostaria que a arte se tornasse mais próxima das pessoas, que não fosse uma coisa tão distante. A gente acredita que qualquer pessoa pode ser artista e esse pode ser um caminho, uma possibilidade de projeto de vida“. É assim que a atriz Thábata Letícia, 27, define o objetivo da Cooperativa de Artistas, na qual ela é a atual presidente.

No último sábado (11), crianças, jovens, adultos e algumas autoridades compareceram ao Centro Cultural Arte em Construção da Cidade Tiradentes, zona leste de São Paulo, para o lançamento da “Cooperativa de Artistas: Produzindo caminhos sustentáveis para a vida”.

Os grupos que integram o projeto são frutos de um processo de formação para as artes idealizado pelo Instituto Pombas Urbanas, que atua em Cidade Tiradentes desde 2004.

O Núcleo Teatral Filhos da Dita, a Cia Teatral aos Quatro Ventos e o Circo Teatro Palombar são o resultado deste curso e decidiram criar a cooperativa ao sentirem necessidade de emancipação e de propor e viabilizar ações dentro da comunidade.

X

Para o ator e membro do ‘Pombas’, Romário Alexandre, 20, projetos como este “ajudam a divulgar o bairro e desmistificam aquela ideia negativa que todos possuem da periferia”.

A Cooperativa é composta por jovens, entre 15 e 29 anos, todos moradores do bairro. No decorrer de dois anos, a iniciativa irá atingir por volta de 3000 pessoas por meio de oficinas artísticas, apresentações e cursos gratuitos para a população, principalmente crianças e jovens a partir dos 7 anos.

O projeto é patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Luiz Eduardo Gomes é o representante de projetos da empresa e na cerimônia afirmou acreditar no grupo que busca sempre novos desafios para trabalhar.

Emily Meirelles, 21, é atriz da Cia Teatral aos Quatro Ventos e atua como secretária dentro do novo projeto. Entrou em 2008 nas aulas de teatro oferecidas no instituto e hoje se sente realizada com a experiência. “Aqui eu me sinto feliz, em casa. É isso que eu quero continuar fazendo”, resume.

Alexandre completa “Fazer teatro aqui é diferente, pois a gente vê a realidade das ruas. E conseguimos mostrar que as coisas podem ser diferentes com arte”.

Os cursos de teatro e circo já estão sendo oferecidos a crianças e jovens entre 7 e 29 anos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pessoalmente no Instituto Pombas Urbanas, tendo em mãos RG, CPF e comprovante de residência. Menores de 18 anos devem comparecer acompanhados dos pais.

O Instituto Pombas Urbanas fica na Avenida dos Metalúrgicos, 2.100 – Cidade Tiradentes. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 2285-7758 ou pelo site da organização.

Quer receber as notícias do Mural por email? Cadastre-se.

Lucas Veloso, 20, é correspondente de Guaianases
lucasveloso.mural@gmail.com

SAIBA MAIS

Capacitação promove autonomia para artistas de Cidade Tiradentes

Em encontro, moradores de Cidade Tiradentes resgatam histórias do bairro

Condomínio privado na Cidade Tiradentes começa a mudar lógica habitacional do bairro