Mural

Blog dos correspondentes comunitários da Grande SP

 -

Blog é escrito por correspondentes comunitários --em sua maioria estudantes ou já formados em jornalismo, mas, sobretudo, interessados em contar o que se passa na região em que moram, na periferia da Grande SP.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade

Cineasta lança filme baseado em bairro de São Bernardo

Por Blog

A paixão por circo e filmes, como os de Mazzaroppi, levou um morador da Vila São Pedro, em São Bernardo do Campo, a fazer documentários,  curtas e longas-metragens. Autodidata, como se define, Milton Santos Júnior, 50, está prestes a lançar seu 22º filme com o nome ‘’Pé de Cabra’’, uma comédia romântica baseada numa expressão ouvida nos terminais de ônibus.

A história gira em torno de uma garota que tem ‘’fetiche’’ por motoristas de ônibus, semelhante às expressões ‘Maria chuteira’ e ‘Maria gasolina’. O lançamento ocorre neste sábado (18), às 19h.

Santos não fez faculdade, mas começou a fazer gravações depois de fazer um curso no Centro de Audiovisual na cidade. Para fazer o Pé de Cabra, contou com a ajuda de moradores e comerciantes do bairro. “A ’Vila São Pedro é o meu Projac’’, brinca, em comparação com o centro de gravações da Rede Globo.

O cineasta fez o roteiro e a direção do filme. “O Pé de Cabra retrata o cotidiano das pessoas que moram na periferia e tem pouca experiência com o cinema. Mas a força de vontade leva muitos a descobrir seu potencial”, avalia.

X

Para ele, a produção narra e ilustra o amor que tem pelo bairro onde mora há mais de 40 anos. A maioria do elenco é composta por moradores que atuam como figurantes. “A vontade de contar a história é mexer com o sentimento e isso traz inspiração, pretendo levar o trabalho às grandes metrópoles”, projeta.

Alguns comerciantes deram apoio à gravação como bar Kanoa, onde um dos atores, o forrozeiro Tony Macário, faz shows. A prefeitura liberou um ônibus para algumas cenas e ruas foram fechadas temporariamente nos fins de semana para gravação. Santos também utilizou sua casa para gravar algumas cenas, na cozinha e no quintal.

O produtor Diaulas Ulisses, 47, já participou de outros projetos com o cineasta apresentados na Vila São Pedro. “A periferia é um celeiro de artistas.  Acho interessante o modo como o Milton, com essa força toda, aglutina as pessoas e desenvolve um trabalho de cinema na cidade”, diz.

HISTÓRIA

A comédia conta a história do motorista Ivair (José Bonifácio) que, após ser despedido da empresa onde trabalhou por anos, tem o dinheiro de sua rescisão roubado por uma dupla de ladrões. Para piorar a situação, levam sua esposa Celina (Luciene Silva) como refém, e o deixam baleado à beira de uma estrada deserta com sua filha Anita (Jéssica Alves).

Na busca de resolver o roubo é ajudado por dois amigos atrapalhados. Ivair quer recuperar seu dinheiro, sua mulher e seu fusca de estimação.

Serviço – Avant premier do filme ‘Pé De Cabra’. Data e hora: sábado (18), às 19 horas. Local: Amarelinho 2, avenida Dom Pedro de Alcântara, 364, Vila São Pedro, São Bernardo. Entrada gratuita.

Quer receber as notícias do Mural por email? Cadastre-se.

Kátia Flora, 34, é correspondente de São Bernardo do Campo
@katiafreis
katiaflora.mural@gmail.com 

SAIBA MAIS:

Festival de cinema da zona leste traz produtores e artistas da periferia

‘Batalha’ de hip hop reúne 400 pessoas em São Bernardo

O Belas Artes renasceu; no meu bairro, o cinema nasce quando?

Blogs da Folha