Projeto distribui e incentiva impressão de fotos em Mogi das Cruzes

Por Blog

Com imagens de vários temas como paisagens, cenas urbanas e arquitetura, fotografias têm sido distribuídas pelas ruas do centro de Mogi das Cruzes, cidade da região metropolitana de São Paulo.

Criado em março, o “Foto pra levar” foi idealizado pela servidora pública e fotógrafa Ju Lourenço, 40, moradora do município, que se inspirou no projeto “Pegue a Foto”, realizado em São Paulo.

Ela conta que o objetivo é que as pessoas voltem a praticar o hábito de ampliar, revelar e imprimir os retratos, que geralmente são esquecidos no computador.

“Também apostamos em divulgar a fotografia como expressão artística, uma vez que a imagem é deixada como um presente pra quem quiser levar, e fazer com que as pessoas olhem mais para o ambiente ao seu redor”, diz.

"Foto pra levar” projeto espalha fotos pelas ruas da cidade em Mogi das Cruzes (Foto: Rubens Hideo/Divulgação)
“Foto pra levar” projeto espalha fotos pelas ruas da cidade em Mogi das Cruzes (Foto: Rubens Hideo/Divulgação)

As imagens são selecionadas e, após impressas, colocadas em saquinhos com barbantes prontos para serem penduradas. “Na hora de colocar nos postes sempre tentamos fazer de uma forma com que a pessoa não deixe o barbante e o saquinho para não poluir a cidade” afirma Guilherme Rodrigues, 23, professor de fotografia e também um dos idealizadores da ação.

Ao todo, já foram distribuídas cerca de 300 fotos pelas ruas de Mogi e a iniciativa conta com mais dois integrantes: os fotógrafos Ednei Bertonzini e Rubens Hideo. Nas redes sociais o Foto pra levartem mais de 600 curtidas no Facebook e 70 seguidores no Instagram.

Foto pendurada em uma das praças centrais da cidade em Mogi das Cruzes (Foto: Ju Lourenço)
Foto pendurada em uma das praças centrais da cidade em Mogi das Cruzes (Foto: Ju Lourenço)

A artesã Patrícia da Silva Oliveira, 32, diz acreditar que o projeto faz lembrar de atitudes simbólicas e afetivas que, na correria do dia a dia, acabam passando despercebidas. “Estamos tão ligados na nossa rotina que quando nos deparamos com algo simples como isso no meio do caminho faz você parar e observar o ao redor de outra forma”, avalia.

Para o futuro a expectativa é ampliar a produção do trabalho fotográfico dos participantes e também o número de ampliações para distribuição das fotos em outros locais.

Quer receber as notícias do Mural por email? Cadastre-se

Jéssica Suellen, 25, é correspondente de Mogi das Cruzes.
@Jessicasps_
jessicasuellen.mural@gmail.com