Jardim Damasceno tem mudanças no trânsito e via bloqueada para obra

Por Blog

Placas de sinalização, tráfegos alterados, bloqueio, circulação de ônibus interrompida… Mudanças, muitas mudanças, ocorreram no modo como transitar pelo bairro Jardim Damasceno, na zona norte de SP, desde o último dia 30 de maio.

Com objetivo de melhorar a fluidez do trânsito de veículos em algumas ruas da parte alta do morro, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) transformou a circulação das ruas Domingos Arevalo, Frederico Lacroze, Eduardo Costa e Hilário Lagos, antes em sentidos duplos, em vias de mão única. Veja as alterações aqui.

Para o caminhoneiro Uander dos Santos, 37, as modificações surtiram efeito. “Ajudou bastante. Antes era uma confusão terrível, já aconteceu de eu ter que voltar de ré três vezes em determinados trechos que funcionavam como mão dupla, sem condições”.

Santos ressalta apenas que um problema ainda atrapalha a vida dos motoristas da região: os carros deixados nas calçadas.

Trecho com tráfego alterado e com sinalizações entre as ruas Frederico Lacroze e Eduardo Costa (Foto: Ezequias Braconnot /Divulgação)
Trecho com tráfego alterado e com sinalizações entre as ruas Frederico Lacroze e Eduardo Costa (Foto: Ezequias Braconnot /Divulgação)

“A situação mais crítica é na rua Gregório Pomar, uma das principais vias do bairro. Nos fins de semana, deixam carros nos dois lados. Para tudo, pois circulam ônibus de grande porte por ali”, ressalta Ezequias Braconnot, 35, presidente do Conseg Penteado.

Braconnot acompanha de perto o projeto de alterações na comunidade e diz que novas mudanças virão. “Falta mexer em alguns trechos, implantar faixas e sinalizações. Como tudo foi conversado com a SPTrans, um benefício é que estão projetadas a chegada de mais três ônibus para a linha 971-D (Jardim Damasceno-Center Norte), por conta da melhora na circulação”, afirma.

BLOQUEIOS

Além dessas alterações, a prefeitura iniciou no dia 1º de junho a realização de obras em uma galeria de esgotos na rua Feliciano Malábia, interferindo na circulação das duas linhas de ônibus do bairro.

Obras na rua Feliciano Malábia que provocaram bloqueio e alteração na circulação dos ônibus (Foto: Cleber Arruda/BlogMural)
Obras na rua Feliciano Malábia que provocaram bloqueio e alteração na circulação dos ônibus (Foto: Cleber Arruda/BlogMural)

Segundo a SPTrans, a linha 9032/10 (Jardim Damasceno – T.T.V.N. Cachoeirinha) teve trechos alterados (veja aqui) e a linha 971D/10 (Jardim Damasceno – Center Norte) passou a ter como ponto final a Rua Grumixá, não subindo o morro.

De acordo com moradores, foi explicado que a tubulação da rua estava velha com riscos de desmoronamento e a prefeitura aproveitou a operação da CET para que as ações ocorressem de forma conjunta.

O trecho bloqueado, entre o cruzamento das ruas Hugo Ítalo Merigo com Feliciano Malábia e a altura do número 30 da rua Gregório Pomar, foi o mesmo interrompido no início do ano, por conta de obras para o reparo de um solapamento do asfalto. O problema foi reportado pelo Mural.

Em nota, a Subprefeitura Freguesia/Brasilândia informou que executou obras para a construção de uma galeria de águas pluviais e que os trabalhos foram concluídos no último dia 13. Contudo, a circulação continuará interditada, pois haverá uma nova obra nos próximos dias.

Quer receber as notícias do Mural por email? Cadastre-se  

Cleber Arruda, 33, é correspondente do Jardim Damasceno
@CleberArruda
cleber.mural@gmail.com

Feito com receita de Ilhéus, acarajé é atração de lanchonete na Brasilândia

Empresa de ônibus pode ser autuada por falhas na circulação de madrugada

Mural realiza exposição e troca de ideias no Jardim Damasceno