Artista usa textos de jornal como fonte de inspiração

Por Blog

Nascido em Jundiaí, interior de São Paulo, Paulo du’Santus, 32, é apaixonado por arte desde criança. Na infância, acompanhava as aulas do Professor Phillip Hallawel –apresentador do programa Revistinha, da TV Cultura– e ingressou em um curso de pintura em uma igreja perto da sua casa. Foi a partir daí que resolveu aperfeiçoar todas as técnicas aprendidas ao longo dos anos.

Em março de 2014, Paulo desenvolveu um projeto que faz desenhos sobre o jornal. Ele utiliza a notícia presente na página como fonte de inspiração e ponto de partida para iniciar seus desenhos. “Além de artista plástico, sou estudante de jornalismo, e encontrei nessa nova técnica uma forma de unir minhas duas paixões [arte + jornalismo]”, conta.

O objetivo é fazer com que as pessoas olhem para as suas obras e façam reflexões sobre o que está sendo retratado, ou seja, tornar o espectador crítico e sensível. “Meu desejo é que as pessoas não apenas as apreciem, mas que, ao observar, possam ter uma experiência nova, uma visão nova, uma postura nova diante de si mesmo e da sociedade”, explica.

X

De 2014 pra cá, dez desenhos foram desenvolvidos com temas diversos. Entre eles é possível encontrar questões sociais e políticas. De acordo com Paulo a ideia é se apropriar da matéria, período, data e contexto para produzir os seus desenhos como complemento daquilo que já foi escrito.

O material utilizado nessa técnica é “pastel seco”, que nada mais é do que um giz, menos denso que um giz de cera, mas que tem uma boa pigmentação, ou seja, cobre bem a folha do jornal e possibilita tirar excessos, quando necessário.

Paulo é formado em Gestão da Qualidade, trabalha com comunicação interna e estuda jornalismo na FACCAMP-Faculdade Campo Limpo. Frisa que as suas maiores fontes de inspiração e incentivo vem de seus pais, Maria, 58, e Antonio, 59, e finaliza contando que, “esse é o meu jeito de fazer o jornalismo também, mas com um diferencial, onde eu não preciso necessariamente ser imparcial”.

Quer receber as notícias do Mural por email? Cadastre-se  

Jéssica Souza, 23, é correspondente de Guarulhos.
jsouza.mural@gmail.com

SAIBA MAIS:

Artista cria telas e acessórios com lixo eletrônico em Mairiporã

Artistas do extremo leste ilustram maior mural da América latina

Capacitação promove autonomia para artistas de Cidade Tiradentes