Quadra em Pirituba está com alambrado partido desde dezembro

Por Blog

Uma quadra que fica no local conhecido como praça do Rato, em Pirituba, na zona norte, deixou de ser local destinado ao lazer e a práticas esportivas para se tornar um problema.

Em dezembro do ano passado, uma árvore não resistiu ao temporal e caiu sobre o alambrado de proteção da quadra, danificando-o. Desde então, o lugar, que fica entre a avenida General Edgar Facó e a rua Padre Justino Lombardi, está abandonado pelo poder público e também por quem mora na região.

“Há uns seis meses que está assim. Não lembro a data de cabeça, mas foi perto do Natal. Deu uma chuva muito forte e a árvore caiu na quadra. Tiraram a árvore, mas não arrumaram a grade. Agora, ninguém mais joga aqui, nem criança e nem adulto. Ficou abandonado”, declara a dona de casa Marina Almeida, 58, que mora próximo ao local e costumava ouvir, quase todos os dias, o som das pessoas jogando bola.

X

A queda da árvore danificou parte do alambrado. O peso do tronco retorceu o ferro, e a grade, destinada para a proteção, virou motivo de insegurança. Por conta disto, quem costumava jogar bola por lá foi, aos poucos, deixando o local. Afinal, uma bolada ou um simples toque onde a árvore caiu pode derrubar o alambrado, ou até mesmo cortar alguém, já que há partes pontiagudas.

Com a ausência de atividade na quadra, surgiram outros dois problemas: o vandalismo e o descaso com a limpeza. Ao lado da quadra há quatro mesas de xadrez, para o entretenimento de jovens e idosos, que costumavam jogar dominó e ocupar o período ocioso com outros passatempos. Hoje, porém, as mesas estão bastante danificadas.

O estudante de engenharia Gabriel Maziero, 21, relata outros problemas. “Costumava jogar bola toda sexta-feira, no período da tarde, até quase de noite, pois o local não tem iluminação. Outro ponto a ser mudado são as traves, todas enferrujadas e que podem gerar sérios problemas.”

Questionada pelo Mural sobre a falta de manutenção na quadra, a Subprefeitura Pirituba/Jaraguá disse em nota que irá remover o alambrado quebrado na próxima semana e os brinquedos danificados. Na quinta-feira (25), funcionários da prefeitura limparam o local.

Yago Rudá, 21, é correspondente de Pirituba
@yagoruda94
yagoruda.mural@gmail.com

(Colaborou Rafael Balago, de Pirituba)

 

Leia também:

Lanchonete serve sanduíche de 1kg em Pirituba

Praça vira rotatória e muda trânsito em avenidas de Pirituba

Livros de Harry Potter inspiram jovem de Pirituba a se tornar escritor