Mural

Blog dos correspondentes comunitários da Grande SP

 -

Blog é escrito por correspondentes comunitários --em sua maioria estudantes ou já formados em jornalismo, mas, sobretudo, interessados em contar o que se passa na região em que moram, na periferia da Grande SP.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade

Portal Cultura Leste é homenageado em evento na Penha

Por Blog

Na noite de terça-feira(30), a comissão dos festejos populares do Rosário da Penha e Noite Odara promoveram a 14ª edição da Festa de Premiação às Personalidades Negras. O evento aconteceu no Centro Cultural da Penha, zona leste de São Paulo, com objetivo de revalorizar e reverenciar a população negra elevando sua autoestima.

A comissão homenageou com estatuetas e placas comemorativas 12 entidades  ou personalidades que se destacaram ao longo do ano pelo trabalho desenvolvido para a comunidade.

Um dos homenageados foi o Portal Cultura Leste. Criado em 17 de setembro de 2009, o site tem a proposta de divulgar os perfis dos coletivos e eventos culturais de todos os gêneros da região.

Hoje, segundo o criador Pedro Moreira Leite, 56, o portal tem mais de 10 mil acessos por mês. “Estou feliz com os acessos. Temos que fazer isto por amor, pois se for pensar em dinheiro a coisa não rola da maneira que queremos. Ainda não ganhei dinheiro com isto.”

X

Desde a sua criação, no portal já foram publicadas 884 matérias sobre o cenário cultural da zona leste, algumas destacando eventos da cultura africana.

Em 2012, o portal recebeu o reforço nas publicações e avaliações das matérias do produtor cultural Carlos Pereira Santana, 37, conhecido como Cacau Ras, morador do bairro de Itaim Paulista e também correspondente do Blog Mural. Ao receber a homenagem o produtor frisou: “Em todo camburão tem um pouco de navio negreiro, Aoa!”

O Cultura Leste se transformou em referência na região para quem está promovendo algum tipo de evento cultural. “Antes eu fazia uma garimpagem na internet em busca de eventos para divulgar no portal, hoje recebemos em média 14 e-mails de eventos por semana”, comenta Moreira, feliz com o reconhecimento que recebeu.

“A zona leste merece ter um espaço que se proponha a acompanhar, informar, cobrir e dialogar com o efervescer da cultura de cá. O Cultura Leste é sempre presente, só passar rapidamente pela sua interface inicial e é possível vislumbrar uma pequena parcela do que é produzido cá”, comenta Andrio Cândido, 28, ator e produtor cultural.

O servidor público e cantor Carlos Alberto, Carlão Guerreiro da Leste, 42, reconhece que o portal colaborou na divulgação do seu trabalho. “O Cultura leste desde quando começou ajuda a divulgar o meu trampo como Artista na leste, e tem me dado muito retorno, por isso tenho o maior carinho e respeito pelo trabalho do Cultura leste”, revela.

“Pra mim o blog cultura leste é uma das ferramentas principais de cultura que ainda existe em nossa região, aonde consegue transmitir e proporcionar que o artista regional também tem seu valor na periferia”, diz Tiago Correia (TGPLAY), 26, vocalista e fundador do grupo “Os Poetas Black Charme”.

Para a professora de artes Claudia Rosana da Silva,43, o Cultura Leste tem ajudado a acompanhar os eventos da região. “Através do blog cultura leste, se tem o panorama constante dos acontecimentos de todo este território de forma sucinta e cheia de sensibilidade”, afirma.

Quer receber as notícias do Mural por email? Cadastre-se  

Vander Ramos, 54, é correspondente do Itaim Paulista
@vander521
vander.mural@gmail.com

Blogs da Folha