Pontos de ônibus antigos na zona norte de São Paulo são substituídos

Por Blog

Em 2014, um ano depois de a prefeitura começar a instalar os novos modelos de pontos de ônibus pela cidade, a Jova Rural, na zona norte de São Paulo, recebeu dois abrigos antigos, feitos de concreto. Na época, o Mural registrou que o novo padrão ainda não havia chegado ao bairro.

Os pontos de ônibus na cor verde e com cobertura de telha da Rua Ari da Rocha Miranda haviam recebido apenas o poste de metal e piso tátil. Agora, em agosto de 2015,  esses antigos abrigos foram trocados por outros do novo modelo, mais largos e com banco de metal. Mas, diferente das áreas centrais da cidade, os da Jova Rural não possuem iluminação, nem paineis de publicidade.

abrigo 3 antes 2014
Abrigo antigo a zona norte era feito de concreto e tinha cobertura de telha. Foto: Aline Katia Melo/Mural

A remodelação das paradas não passaram despercebidas pelos moradores. “Achei bem legal. Por mais que tenham demorado a concluir as obras, alguns bairros continuam deixando seus passageiros expostos ao sol e a chuva. No nosso bairro, resolveram investir um pouco no conforto da espera dos passageiros. [Os pontos novos] deram uma ‘carinha’ melhor ao bairro'”, observa Rosselly Gualberto, 29, técnica de enfermagem.

A assessoria de imprensa da SP Obras informou que de acordo com contrato de concessão do mobiliário urbano, os 6.500 abrigos de ônibus da cidade devem ser substituídos até dezembro de 2015.

Foram desenvolvidas quatro “famílias” distintas de abrigos (Brutalista, Caos Estruturado, Minimalista e High Tech), cada uma atendendo as particularidades, dimensões e necessidades de cada endereço ou região da cidade.

Novo ponto de ônibus tem cobertura metalizada e fundo envidraçado. Foto: Aline Kátia Melo/Mural
Novo ponto de ônibus tem cobertura metalizada e fundo envidraçado. Foto: Aline Kátia Melo/Mural

“O processo de instalação não segue uma padronização de implantação de modelos por logradouro. Alguns fatores contribuem para alterar a escolha de modelo de abrigos a serem instalados em uma mesma via, sendo os principais deles a variação de largura de calçadas e a interferência com rebaixamento de guias.  As quatro ‘famílias’ de abrigos oferecem o mesmo conforto e segurança para os passageiros que esperam os ônibus”, informa a empresa.

Quer receber as notícias do Mural por email? Cadastre-se  

Aline Kátia Melo, 32, é correspondente da Jova Rural
@alinekatia
alinekatia.mural@gmail.com

SAIBA MAIS
Olhar Mural: Empresa instala novo modelo de ponto de ônibus na zona norte
Usuários reclamam de mudanças em itinerários dos ônibus na zona norte
Empresa de ônibus pode ser autuada por falhas na circulação de madrugada