Linha de ônibus 209P tem veículos de três cores diferentes na zona norte

Por Blog

O corredor de ônibus da avenida Inajar de Souza, na  zona norte de São Paulo, ganhou novas cores. No entanto, todas são da mesma linha: a 209P, que liga a Cachoeirinha ao terminal Pinheiros, na zona oeste.

A linha, que operava apenas com ônibus azuis (da área 2-norte), agora conta também com veículos verdes (da região 1-noroeste) e prateados.

O fato desperta curiosidade e alguma confusão nos passageiros. “As senhoras sempre perguntam se o trajeto é o mesmo e qual deles é o melhor”, conta, rindo, um dos fiscais da linha, que não quis se identificar.

Enquanto ele falava, alguns jovens faziam “selfies” perto dos ônibus.

Dos 30 veículos, 22 são da Sambaíba (azuis ou prateados) e oito da Santa Brígida (verdes). Ela transporta cerca de 32 mil passageiros por dia

“O modelo prata é mais bonito, mas não fico escolhendo. O importante é termos opções. É uma linha bastante movimentada.”, afirma a vendedora Cláudia Rodrigues Vita, 45.

X

“Isso confunde quem não sabe ler. Já vieram me perguntar também se todos faziam o mesmo trajeto”, comenta Débora de Souza, 25, vendedora. .

A linha, cujo trajeto percorre quase 18 km, funciona apenas com ônibus articulados de 23 metros de comprimento. Alguns deles tem tomadas, wi-fi e ar condicionado.

“Todas as manhãs vejo um desespero pra pegar ônibus com wi-fi”, comenta Cláudia. “E esse negócio [de tomada] vai dar briga, com certeza. O pessoal vai ter que revezar.”

Já Débora, que está sem emprego, usa o sinal de internet enquanto procura emprego. “Uso para ver os caminhos quando vou fazer as entrevistas de emprego”, conta.

“Vale pagar os R$3,50 quando temos mais opções [de ônibus] que estão assim: limpos, espaçosos e equipados”, elogia Renan Carvalho, 25, técnico em ar condicionado.

A SPTrans, que gerencia o transporte municipal, disse por meio de nota que outras 12 linhas na cidade são operadas por mais de uma empresa. “É uma prática normal dentro do sistema de transporte coletivo da cidade”.

A SPUrbanuss, sindicato das viações da capital, informou que as empresas seguem o padrão visual determinado pela SPTrans.

Kelly Mantovani, 21, é correspondente da Vila Nova Cachoeirinha
@mantovanikelly
kellymantovani.mural@gmail.com

 

Leia mais:

Com músicas de RuPaul, concurso de “Drags” anima Cachoeirinha

Moradora da Cachoeirinha faz artesanato com materiais recicláveis

Sem cobrador, motorista acumula trabalho enquanto dirige ônibus