Comunidade do samba de São Bernardo comemora cinco anos

Por Blog

Todo segundo domingo do mês, o bairro Ferrazópolis é o ponto de encontro da comunidade do samba de São Bernardo do Campo, município da Grande São Paulo. O projeto Perfil Sambista reúne artistas e apaixonados por samba de diversas partes do ABC.

Com poucas opções de lazer na região, o encontro começou em uma pequena sede no Jardim Lavínia, em 2010. A inspiração do projeto vem da comunidade Samba da Vela, em São Paulo.

A roda de samba acontece de forma bastante espontânea. O público interage com os artistas e pede músicas para descontrair com os amigos. Durante o encontro, eles cantam grandes sucessos de Luiz Carlos da Vila, Adoniram Barbosa e Pixinguinha.

Reunião do Projeto Perfil Sambista
Reunião do Projeto Perfil Sambista

“Antes batalhávamos para ter espaço para tocar, e o público era cerca 200 pessoas. Depois de tantas lutas, veio a conquista: a prefeitura liberou a quadra do Palestra São Bernardo, e agora a média é de mil pessoas”, lembra Leandro Augusto Mendes, 30, fundador do projeto Perfil Sambista.

Além de trazer diversão para o público, Leandro conta que o evento arrecada doações de alimentos. Cerca de 25 famílias cadastradas são beneficiadas, e o projeto também doa aproximadamente trinta latas de leite por mês para o setor de oncologia do hospital Heliópolis.

A operadora de telemarketing Priscila Macedo, 26, frequenta o samba da comunidade desde o começo. “Eu gosto de vir porque é um ambiente familiar e tem parquinho para a minha filha se divertir. Deveria ter todos os domingos”, diz.

Reunião do Projeto Perfil Sambista
Reunião do Projeto Perfil Sambista

Marcelo Alves Silva, 28, mecânico, toca pandeiro em um grupo de pagode e diz que a comunidade é uma oportunidade para os músicos mostrarem seu talento ao público.

Para o fundador do projeto Perfil Sambista, o foco do encontro é resgatar a essência do samba de raiz, que hoje está esquecida, além de relembrar os artistas que fizeram história.

Completando cinco anos, neste mês de setembro, o grupo pretende lançar um CD e um DVD contando a história de como surgiu a comunidade o projeto Perfil Sambista.

Serviço: 
Samba Comunidade Projeto Perfil Sambista
Data: 13/9
Horário: 14h
Loca: Palestra São Bernardo – Rua Nemer Feres Rahall, 400 Bairro Ferrazopolis, São Bernardo do Campo – SP
Entrada: 2 kg de alimentos não perecíveis
Mais informações: www.facebook.com/projetoperfilsambista

Quer receber as notícias do Mural por email? Cadastre-se

Kátia Flora, 34, é correspondente de São Bernardo do Campo
@katiafreis
katiaflora.mural@gmail.com