Mural

Blog dos correspondentes comunitários da Grande SP

 -

Blog é escrito por correspondentes comunitários --em sua maioria estudantes ou já formados em jornalismo, mas, sobretudo, interessados em contar o que se passa na região em que moram, na periferia da Grande SP.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade

Agência Mural celebra 5 anos de jornalismo nas periferias

Por Blog

A noite de quinta-feira (5) reuniu na Ação Educativa, no centro de São Paulo, correspondentes do Blog Mural e convidados para o nascimento da primeira agência de notícias, informação e inteligência sobre a periferia – Agência Mural de Jornalismo das Periferias. O grupo lançou um site em que apresenta todas as ações do projeto, além das reportagens deste blog.

Jornalista e co-fundadora da agência, Izabela Moi compartilhou os desafios do projeto. “Jornalismo é vocação e serviço público. Jornalismo de qualidade e de verdade conta histórias inteiras e o Mural nasceu por isso”, diz. “Esse é o trabalho que temos feito há cinco anos e que todo mundo dizia que não iríamos conseguir, mas a gente quis e fez. Todos os muralistas, os correspondentes, fizeram esse dia acontecer”.

“Queremos incluir as vozes das periferias no fluxo de notícias da grande mídia, e quando conseguirmos isso, teremos atingido nosso objetivo”, reforçou o publicitário e muralista Anderson Meneses ao apresentar a agência e os próximos passos.

No evento também foi exibido um vídeo em que muralistas e alguns convidados resumiram o que é periferia.

Anderson falou sobre a trajetória do blog Mural e revelou que já foram mais de mil reportagens publicadas por mais de cem correspondentes de 40 bairros e dez cidades da região metropolitana de São Paulo.

Uma destas reportagens foi um dos destaques da noite. A história de Antenor e sua casa verde, contada no blog pelo correspondente de Paraisópolis, Vagner de Alencar.

“Após a matéria no Mural, ele não teve mais sossego e chegou a ter até repercussão internacional. E esse é o olhar Mural. Se não fosse esse trabalho que realizamos ele continuaria desconhecido”, diz.

O grupo Poetas Ambulantes, que realiza intervenções poéticas no transporte público da capital, fez a abertura do evento com versos sobre o cotidiano dos moradores.

“Mesmo estando na periferia, você não sabe o que está ao redor. Às vezes tem uma vaga de emprego perto, e a gente nem sabe. A Agência Mural linca as coisas, e nada melhor do que alguém que está dentro para poder falar a respeito”, diz Mel Duarte, 26, uma das integrantes do Poetas Ambulantes.

DSC_0147
Correspondentes da Grande São Paulo em evento do lançamento da Agência Mural (Foto: Eduardo Micheleto)

A Agência Mural, além das reportagens publicadas no blog, realiza outros projetos como a Expo Mural, Mural nas Escolas e nas Universidades, Meu Mural, Guia Mural e Guia de Empregos das Periferias.

Blogs da Folha