Grupo de Mogi das Cruzes encena ‘O Pagador de Promessas’ em praça no centro da cidade

Por Blog

Ao som dos carros que passam pela avenida, de quem sai do trabalho ou simplesmente passeia pelo centro da cidade, um grupo de atores dão vida a personagens pelas praças de Mogi das Cruzes, na região metropolitana de São Paulo.

Trata-se o espetáculo “O Pagador de Promessas”, obra de Dias Gomes, encenada pela Cia de Teatro 6 e 1/2. A temporada vai até domingo (28). Com dois anos de trajetória, o grupo foi formado na Oficina Livre de Teatro do Galpão Arthur Netto, em Mogi.

De acordo com Ricardo Santana Araújo, 29, integrante da Cia, o grupo teve interesse em realizar a peça nas ruas justamente por que a obra é toda contada em uma praça, além de visar a aproximação. “Sem dúvida essa é uma boa oportunidade de aproximar os moradores dos artistas, rompendo literalmente todas as paredes que nos separam”, conta.

Peça é apresentada na região central de Mogi das Cruzes (Foto: Guilherme Cota/Divulgação)
Peça é apresentada na região central de Mogi das Cruzes (Foto: Guilherme Cota/Divulgação)

O espetáculo foi organizado pelos próprios alunos com o dinheiro arrecadado de uma peça anterior com de Manuel Lucena Mesquita Júnior do próprio Galpão e Rosemari Gonçalves que ajudou nos figurinos. As apresentações são gratuitas com contribuição voluntária.

Também integrante da Cia, a professora Adriana Matias, 41, aponta que um dos motivos da ação é que o teatro de rua é pouco explorado na cidade. “Nossos ensaios em sua maioria foram na praça e creio que atingiu um público maior. A aproximação acontece de uma forma natural, as pessoas se emocionam, discordam, ficam por um tempo ou a peça inteira”, afirma.

“Há um grande envolvimento dos atores com a história, no dia da apresentação, muitas pessoas assistiram, isso faz bem, melhora o nosso dia”, comenta o fotógrafo Warley Leite, 30.

A peça ainda será apresentada nesta sexta-feira (26) e neste fim de semana. Horários: 17h30 na sexta e às 12h no sábado e domingo. Onde: Largo do Rosário e Praça do Carmo, Mogi das Cruzes – SP. Gratuito

Jéssica Silva, 25, é correspondente de Mogi das Cruzes.
@jessicasps_
jessicasilva.mural@gmail.com