Mural

Blog dos correspondentes comunitários da Grande SP

 -

Blog é escrito por correspondentes comunitários --em sua maioria estudantes ou já formados em jornalismo, mas, sobretudo, interessados em contar o que se passa na região em que moram, na periferia da Grande SP.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade

Embu-Guaçu comemora aniversário, mas desfile tradicional é cancelado

Por Blog

Nesta segunda-feira (28) a cidade de Embu-Guaçu, na Grande São Paulo, comemora 51 anos de emancipação com eventos de grafite e peças de teatro para crianças. Entretanto, o tradicional desfile cívico, que ocorre há 40 anos na data, foi cancelado, o que causa polêmica no município.

Segundo a prefeitura, a suspensão se deve à contenção de despesas por conta da crise econômica do país por conta dos gastos como montagem dos palcos, transportes, lanches e água. A medida dividiu as opiniões dos moradores.

Desfile de 2015 em Embu Guaçu é tradição nas comemorações de aniversário da cidade (Foto: Divulgação)
Desfile de 2015 em Embu-Guaçu é tradição nas comemorações do aniversário da cidade (Foto: Divulgação)

Alguns são favoráveis por considerarem que o evento é usado apenas como ferramenta política. “O desfile só serve pra os próprios políticos fazerem discursos e aparecerem”, diz o morador Marcelo Friedericks, com opinião semelhante a de João Freitas, funcionário dos Correios. “Se Embu estivesse bem, seria maravilhoso o desfile, mas na situação que se encontra melhor não”.

Já a estudante Ingrid Teodoro, 21, desfilou por três anos na escola Paschoal Carlos Magno e lamentou a decisão. “Tinha orgulho de levar o nome da escola por vários anos. A nossa alegria era ensaiar, vestir aquelas roupas [alegres e floridas], ajudar na decoração de carros alegóricos, faixas, ver os ensaios da fanfarra, tudo isso era importante”, afirmou.

O evento já levou 9 mil pessoas em aniversários anteriores, segundo o portal da prefeitura.

A prefeitura alega que uma decisão judicial, que obriga a contratação de seguranças e colocação de catracas, invabilizou o evento (Foto: Divulgação)
Evento ocorre há 40 anos (Foto: Divulgação)

Embu-Guaçu conquistou sua emancipação oficialmente em 1964, por meio da lei estadual nº 8092. Antes, a região era um distrito de Itapecerica da Serra e conquistou a autonomia após o movimento Pró-Emancipação, composta por 15 pessoas.

Para o vigilante Johann Almeida, 23, a cidade perde cada vez mais a tradição. “A cada ano estamos perdendo a identidade da cidade, o prefeito acabou com as festas tradicionais do município, o desfile era a última tradição que restava”, reclama.

Rubens Rodrigues, , é correspondente do Embu Guaçu
@rubenshuba11 
rubensrodrigues.mural@gmail.com

Blogs da Folha