Mural

Blog dos correspondentes comunitários da Grande SP

 -

Blog é escrito por correspondentes comunitários --em sua maioria estudantes ou já formados em jornalismo, mas, sobretudo, interessados em contar o que se passa na região em que moram, na periferia da Grande SP.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade

Cursos e atividades de associação da zona norte formam empreendedores e craques do futebol

Por Blog

O cabeleireiro Raphael Pistori, 25, viu o seu negócio crescer após passar a fazer novas cabeças: as femininas. O jovem, que começou na profissão apenas cortando cabelos masculinos, desenvolveu novas técnicas da profissão no curso de assistente de cabeleireiro na Sociedade Amigos da Vila Constança, na zona norte de SP.

“Após as dicas que eu recebi, trabalho também com cortes femininos, e assim, aumentei minha clientela e consequentemente, meus rendimentos”, conta Pistori.

O morador buscou ampliar seus conhecimentos em uma associação localizada na Vila Constança, conhecida popularmente como Savic, que atende cerca de três mil pessoas por mês, todas moradoras dos bairros Vila Constança, Jaçanã, Parque Edu Chaves, Jardim Brasil, Vila Gustavo, Vila Éde, Vila Nivi e Tucuruvi, e outras localidades vizinhas.

Juliana Alencar, 22, casada com Pistori, participou de um curso de manicure e pedicure no mesmo espaço e abriu, com o marido, um salão no Parque Edu Chaves. “Montamos o salão na garagem de casa, de maneira simples. Penso que, futuramente, poderemos alugar um espaço em uma avenida movimentada, aqui mesmo na região”, planeja Juliana.

X

OUTRAS ATIVIDADES
Além dos cursos, a entidade dispõe de uma quadra de futebol para a disputa de jogos e torneios entre as 20 associações esportivas da região norte. Destas disputas, já nasceram talentos para o futebol brasileiro, como o volante Elias, do Corinthians e o atacante Ricardo Oliveira, do Santos.

“O mais importante é conciliar a educação, resgatando a cidadania e o trabalho em grupo”, diz o professor de futebol Manoel de Ávila, 40, que dá aula para garotos de 5 a 12 anos.

Em uma parceria com o Ponto de Cultura e o Projeto Cultural Liberdade de Expressão, a associação  mantém um jornal de bairro, o “Savic News” e uma rádio, a “Rádio Savic FM 87,5”, que traz informações locais e abre espaço para opiniões da comunidade.

“Esses veículos tornaram-se ferramentas importantíssimas para que as pessoas troquem informações e compartilhem seus trabalhos. Nossa tiragem é de 10 mil exemplares, e distribuímos em toda a região”, diz Marcos Guzman, coordenador do jornal.

Outra conquista da Associação foi a criação da CEI Savic, através do projeto Creche. O espaço beneficia cerca de 70 crianças de 0 a 5 anos de idade.

SERVIÇO
SAVIC – Sociedade Amigos da Vila Constança
Endereço: Av. Jardim Japão, 1587
Vila Constança
Site: http://www.savic.org.br/

Eduardo Micheletto, 35, é correspondente dos bairros do Jardim Brasil e Parque Edu Chaves

Blogs da Folha