Mural

Blog dos correspondentes comunitários da Grande SP

 -

Blog é escrito por correspondentes comunitários --em sua maioria estudantes ou já formados em jornalismo, mas, sobretudo, interessados em contar o que se passa na região em que moram, na periferia da Grande SP.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Faixas de agradecimento a políticos driblam lei e se espalham pela Grande SP

Por Blog

A propaganda eleitoral para as eleições municipais deste ano só poderá ser feita a partir de agosto, mas uma série de faixas de ‘agradecimento’ começa a pipocar nas ruas da Grande São Paulo

Tratam-se de cartazes, assinados por moradores, que vinculam obras e melhorias a prefeitos e vereadores que disputarão cargos no pleito.

Em São Paulo, o nome do secretário Luiz Antonio de Medeiros, da Coordenação das Subprefeituras, aparece em ao menos duas dessas faixas, uma no Tremembé e outra na Vila Maria. Uma delas cita também o prefeito Fernando Haddad (PT) e agradece pelo recapeamento da avenida Antonelo da Messina.

X

Também em São Paulo, o vereador Conte Lopes (PP) é agraciado pelo “sonho realizado” da criação de uma pista de skate no Jaçanã.

Tanto a secretaria quanto Lopes dizem desconhecer a origem das faixas, proibidas pela Lei Cidade Limpa.

O vereador Tonho Lagoa (PRP), de Santo André, é celebrado em uma faixa com foto por ter ajudado a instalar uma “lombo faixa”, travessia de pedestres feita em cima de uma lombada. “A homenagem foi iniciativa dos moradores, mas instalada com ajuda dos meus assessores”, disse o parlamentar.

Em Taboão da Serra, a entrega de uma unidade de saúde levou à colocação de vários banners no Jardim Novo Record, com agradecimentos ao prefeito Fernando Fernandes (PSDB). A gestão municipal também disse não saber a origem da homenagem.

Leia também:

Hot-dogs ‘crescem’ de tamanho quando a noite chega em Osasco

Periferia tem tanta cultura e violência quanto áreas centrais, dizem moradores

‘O break era dançado por amor’, diz Chileno, b-boy de 57 anos

 

Em Guarulhos, uma faixa diz “Ai sim, Pezão”, sobre uma obra no trevo do Bonsucesso, onde moradores sofrem com o congestionamento no acesso à via Dutra.

A faixa agradece ao vereador Claudilson Pezão (PT) por uma obra da prefeitura realizada com recursos federais –foram R$ 87 milhões vindos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Em Osasco, faixas espalhadas pelas avenidas da cidade agradecem ao prefeito Jorge Lapas (PDT) pela instalação de lâmpadas LED nas ruas.

Uma montagem feita com uma dessas placas, que circulou pela internet, acrescentou uma resposta: “Obrigado p. nenhuma. O dinheiro é nosso e o prefeito só administra (muito mal, por sinal)”.

Procuradas, as prefeituras de Osasco e de Guarulhos não responderam aos questionamentos da reportagem.

 

Paulo Talarico, 26, é correspondente de Osasco
paulotalarico.mural@gmail.com

Eduardo Micheletto, 35, é correspondente do Jardim Brasil e Parque Edu Chaves
eduardomicheletto.mural@gmail.com

Fabiana Lima, 30, é correspondente de Santo André
fabianalima.mural@gmail.com

Karina Oliveira é correspondente da Vila Ayrosa
karinaoliveira.mural@gmail.com

Lucas Veloso, 20, é correspondente de Guaianases
lucasveloso.mural@gmail.com

Priscila Pacheco, 28, é correspondente do Grajaú
priscilapacheco.mural@gmail.com

Thalita Monte Santo, 22, é correspondente de Guarulhos
thalitamontesanto.mural@gmail.com

Kelly Mantovani, 21, é correspondente da Vila Nova Cachoeirinha
kellymantovani.mural@gmail.com

Blogs da Folha