Mural

Blog dos correspondentes comunitários da Grande SP

 -

Blog é escrito por correspondentes comunitários --em sua maioria estudantes ou já formados em jornalismo, mas, sobretudo, interessados em contar o que se passa na região em que moram, na periferia da Grande SP.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Iniciativas aquecem moradores de rua na capital e Grande SP; saiba como contribuir

Por Blog

Antes mesmo do inverno chegar a São Paulo, boa parte da população já vinha sofrendo com as baixas temperaturas que atingiram todo o estado. No início de junho, ainda no outono, os termômetros marcaram 9°C em alguns bairros da capital, 5°C em outras cidades da região metropolitana como Guarulhos, e até -2°C em Mairiporã.

Os nevoeiros do inicio da manhã, que combinam a umidade relativa do ar e a baixa temperatura, castigam principalmente os moradores de rua. Segundo dados do Censo de 2015 sobre a população em situação de rua da cidade de São Paulo, realizado pela prefeitura, 15.905 pessoas viviam nas ruas da capital.

Entre elas, apenas 8.570 (54%) frequentavam centros de acolhida. Pelo levantamento, foi constatado, nesse mesmo ano, que existiam apenas 10 mil vagas na rede de proteção e assistência. Dentre as quase 16 mil pessoas, o número de mulheres era de 2.326, porém estavam disponibilizadas 1.238 vagas femininas em abrigos.

Diante desse cenário, articuladores culturais, moradores da periferia, coletivos, grupos religiosos e instituições organizam mutirões de arrecadação de roupas, cobertores e alimentos para serem distribuídos aos moradores que estão na rua.

Conheça um pouco mais sobre algumas das iniciativas, separadas por região, e saiba como ajudar:

Voluntários colocando a mão na massa no projeto Amor Que Aquece - Foto_Divulgação
Voluntários colocando a mão na massa no projeto Amor Que Aquece – (Foto: Divulgação)

ZONA LESTE

No Itaim Paulista, ocorre neste domingo (3), o aniversário de 7 anos do Blog Cultura Leste, criado para ajudar a difundir e divulgar os grupos artísticos, coletivos e eventos culturais da região. Durante a comemoração, os organizadores vão arrecadar alimentos e agasalhos para a distribuição entre comunidades e moradores em situação de rua.  Também dividirão parte das doações com duas entidades que tratam dependentes químicos, localizadas no bairro.

A ação ocorre na Casa de show: Ponto Central Sertão Sertanejo, das 14h às 21h. Endereço: Avenida Marechal Tito 4665, Itaim Paulista.

ZONA NORTE

Os membros do Ministério Jovem da Primeira Igreja Batista, localizado na Vila Nova Cachoeirinha, estão com a campanha ‘Coração Quente’, e tem distribuido sopas, agasalhos e cobertores aos moradores de rua do bairro e de regiões vizinhas como o Limão, Imirim e Vila Amália. A ‘Coração Quente’, a princípio, é sazonal. Porém, os jovens realizam outras ações na igreja que são permanentes – como a Cristolândia, que atende a usuários de drogas na região da Cracolândia.

Para fazer doações de agasalhos, cobertores, alimentos não perecíveis e até cumbucas ou talheres descartáveis para o preparo de sopas/marmitex, basta ir até o posto de coleta. Rua Júlio Augusto Henriques, 339 – Vila Nova Cachoeirinha. Mais informações pelo telefone (11) 9-5927-9744.

ZONA OESTE

Na Lapa, três amigos começaram a iniciativa ‘Amor Que Aquece’. Rapidamente, entre eles, estavam 50 pessoas engajadas com a causa. A maioria dos colaboradores mora nos bairros da Lapa, Pirituba, Freguesia do Ó e Moema. Outros são membros da igreja Kyrios, que fica na região da Lapa.

O grupo já distribuiu mais de 600 quentinhas, sem contar as diversas roupas e cobertores entregues. A campanha recebe doações de alimentos, cobertores e roupas. Voluntários que queiram ajudar na cozinha ou nas próprias entregas são bem-vindos.

Mais informações sobre o projeto estão nas redes sociais ou pelo  e-mail amorqueaquece@gmail.com.

ZONA SUL

No Grajaú, zona sul de São Paulo, o Ateliê Daki – espaço cultural que tem o intuito de contribuir, por meio das artes, para ampliar o repertório cultural da região – está realizando uma campanha de arrecadação. A pessoa interessada em contribuir pode visitar o espaço do coletivo e doar alguma peça de roupa ou cobertor. O Atêlie Daki fica na Rua Rogério Fernandes, nº 20, no Jardim Reimberg. Tel.: (11) 9.6693-2494/ (11) 9.7239-3008.

Ainda no Grajaú, o coletivo A Goma está com a ‘Campanha do Agasalho GOMA’. Eles se organizaram para receber doações de roupas, agasalhos, cobertores e, principalmente, peças de roupas infantis, que serão levadas para duas aldeias guaranis de São Paulo, a Krukutu e a Tenondé Porã, ambas localizadas nos extremos da zona sul da capital.

Dentre os apoiadores da causa estão a Associação de Moradores do Piracuama – Projeto Amj Piracuama e da Casa Paulo Eiró de Descatracalização e difusão artística. O ponto de arrecadação fica no espaço Goma Comunicação e Arte, na Rua Sancho Garcia, n.16 – Tel.: (11) 5814-3246.

GUARULHOS E OSASCO

Em Guarulhos, moradores do bairro Vila Carmela e Nova Bonsucesso mobilizaram a campanha ‘O Bom Samaritano’. Em uma única ação, foram distribuídas cerca de 220 sopas, 200 pães e 50 cobertores. O grupo já organizou outras datas para as distribuições e pretende realizá-las, mesmo após o inverno, a cada 20 dias. A primeira entrega foi feita pela doação de amigos e comércios da região, mas toda a ajuda é bem-vinda. Para contribuir, basta contatar o organizador Breno Emanuel Pinheiro. Tel.: (11) 99418-4251.

Na cidade de Osasco, a Igreja Adventista do Sétimo Dia está com a campanha Quanto Mais Gente Mais Quente, e tem buscado a doação de toucas, cachecóis, cobertores e agasalhos. O grupo pretende ajudar 300 pessoas e as roupas serão doadas para moradores de rua na cidade de Osasco, mas também em outros municípios da região oeste como Barueri, Carapicuíba e Jandira.

Nos dias 2 e 9 de julho, haverá um sopão na sede da igreja. As doações podem ser feitas na Rua Cesar Abraão 75, no Bela Vista, no sábados das 9h às 12h, nos domingos às 19h ou nas quartas às 20h. Mais informações pelo telefone (11) 97391-1780.

Thalita Monte Santo, 22, é correspondente de Guarulhos

thalitamontesanto.mural@gmail.com

Colaboraram com informações: Rafael Balago, Kelly Mantovani e Cacau Ras.

Blogs da Folha