Mural

Blog dos correspondentes comunitários da Grande SP

 -

Blog é escrito por correspondentes comunitários --em sua maioria estudantes ou já formados em jornalismo, mas, sobretudo, interessados em contar o que se passa na região em que moram, na periferia da Grande SP.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade

Moradores querem fazer ‘vaquinha’ para comprar uma árvore de Natal em Guarulhos

Por Blog

O Natal na cidade de Guarulhos já está ganhando forma e repercussão nas redes sociais. A tradicional decoração natalina, que é exposta anualmente no Bosque Maia, região central do município, foi inaugurada pela prefeitura na última quarta-feira (7), mas desapontou alguns moradores, que até pensaram em fazer uma ‘vaquinha’ para adquirir novos enfeites.

Com ornamentos infláveis de tecido poliéster e revestimento em PVC reciclável, a nova decoração conta com uma árvore de Natal, de 15 metros de altura, quatro bonecos de Papai Noel, um boneco de neve, um iglu e 10 caixas de presente, cada uma com 1,5 metro.

Diferente dos anos anteriores, ela foi instalada por meio de uma parceria entre a prefeitura e os empresários do Guarulhos Empreendedor – um comitê gestor de empresários/empreendedores que participaram do Seminário Empretec, criado pelas Nações Unidas e apoiado pelo Sebrae, para gerar e desenvolver novos negócios.

As decorações da cidade normalmente são entregues na data de seu aniversário, no dia 8 de dezembro. No ano passado, ela tinha uma árvore de 35 metros de altura, coberta por 300 estrelas brancas e 400 lâmpadas snowled. Além disso, o local também tinha uma casinha do Papai Noel e um presépio montado em uma balsa no lago.

X

Mas a mudança de enfeites parece não ter agradado todos os moradores. Nos últimos dias, uma foto da nova árvore começou a rodar pelas redes sociais, gerando comparações com as edições anteriores e comentários entre os usuários da rede.

A estudante Gisele Oliveira, 22, explica que ficou desapontada ao ver, pelo Facebook, os ornamentos. “Desde 2012, vou ao Bosque Maia ver a decoração. Pensei que esse ano iria ser igual ou superior à do ano passado, mas pelas notícias que li e fotos que vi da árvore, fiquei decepcionada”, diz.

Vaquinha para comprar um pinheirinho de natal para Guarulhos” é o nome do evento criado no Facebook. A movimentação referente à decoração de Natal da cidade já reúne mais de 2.000 pessoas interessadas.

A auxiliar administrativa Simone Monteiro, 40, diz ser contra o movimento. Ela ressalta que a cidade tem outras prioridades antes de se preocupar com uma decoração. “Você prefere uma cidade reestruturada com foco na educação e no transporte público ou uma cidade que prioriza uma decoração de Natal?”, questiona.

Ao notar a repercussão da nova decoração nas redes sociais, a propagandista Fernanda Albuquerque, 37, também resolveu manifestar sua opinião no Facebook. Ela escreveu que apesar de diferente, vale a pena conhecer a nova árvore inflável. A publicação já conta com mais de 2 mil curtidas e 1,5 mil compartilhamentos.

“O que chamou a minha atenção foram as críticas sobre a árvore e a prefeitura. A princípio não me envolvi porque achava que a decoração era da prefeitura mesmo. Porém, comecei a ver alguns comentários em posts de pessoas informando sobre essa ação ser dos comerciantes. Criou-se um evento para furar a arvore no dia 25. Pensei em publicar algo na tentativa de reverter essa situação, mesmo sem saber se daria certo”, explica.

Jéssica Souza, 25, é correspondente de Guarulhos
jsouza.mural@gmail.com

Thalita Monte Santo, 23, é correspondente de Guarulhos
thalitamontesanto.mural@gmail.com

Blogs da Folha