Mural

Blog dos correspondentes comunitários da Grande SP

 -

Blog é escrito por correspondentes comunitários --em sua maioria estudantes ou já formados em jornalismo, mas, sobretudo, interessados em contar o que se passa na região em que moram, na periferia da Grande SP.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Jovem de Itaquá lança livro sobre identidade de gênero para crianças

Por Blog

Com dois livros publicados e participação em sete antologias, todas voltadas ao público adulto, Ramon de Souza, 22, se desafiou a escrever pela primeira vez para crianças sobre um tema ainda cercado de preconceitos: a transexualidade.

“Gosto de abordar temas polêmicos. Escolhi a transexualidade por pesquisar e constatar que muitas pessoas questionam seu próprio gênero ainda crianças e me perguntei: será que com apoio literário elas teriam maior facilidade em aceitar sua identidade?”, diz Ramon, que começou a escrever aos 14 anos.

Lançado no dia 8 abril, no Museu da Diversidade Sexual, em São Paulo (SP), o livro “O Espelho de João” conta a história de um menino que enfrenta questionamentos ao olhar para o espelho e se ver como uma menina. Na publicação independente, apresentada no mês nacional da literatura infantil, o personagem sofre represálias dos amigos e do pai, mas encontra alguém que o ajuda a entender sua realidade.

“É hilário, mas a primeira coisa que escrevi foi um poema de amor me declarando para uma garota que estudava informática comigo. Não consegui conquistá-la, mas peguei gosto pela coisa”, conta.

Ramon lança seu primeiro livro infantil, ‘O Espelho de João’, no Museu da Diversidade Sexual (Foto: Divulgação)

Depois de escrever alguns poemas, Ramon se aventurou na produção de contos. “Quando fui publicado pela primeira vez em uma antologia literária, decidi o que eu queria ser na vida: um escritor. Contar histórias me fascina.”

Nascido no Grajaú, extremo sul da capital paulista, o escritor se mudou há um ano para Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo. Ele conta que a agitação da capital sempre o incomodou e que a cidade de Itaquá tem um ritmo tranquilo que o agradou.

Além de escrever contos, Ramon também se enveredou pelo jornalismo aos 15 anos, quando trabalhou como redator. Aos 18, ganhou registro em carteira por um grupo de mídia especializado em jornalismo virtual. Desde então, continua atuante como freelancer.

“Tenho formação técnica em design, o que me ajuda a trabalhar na parte gráfica dos meus projetos, como capas e diagramação. Mas em jornalismo, que é a área na qual trabalho, eu não possuo formação”, explica.

Seu primeiro livro, “Rato Urbano”, foi publicado em 2014, pela Editora Multifoco, e trata-se de uma coletânea de artigos de opinião escritos ao longo de 2013. O segundo livro, “Meus preciosos contos tristes”, é uma coletânea de contos ficcionais, publicada no começo deste ano pela mesma editora.

“Um livro infantil não costuma ser comprado pelas crianças, mas sim pelos pais, educadores, tutores e outros adultos que queiram educá-las. Então meu público será composto por adultos de mente aberta que entendem a importância desse diálogo”, finaliza.

SERVIÇO
O Espelho de João
Autor: Ramon de Souza
Preço: R$ 15
Publicação independente, disponível pela loja virtual na página do escritor.

Jéssica Lima é correspondente de Itaquaquecetuba
jessicalima.mural@gmail.com

Blogs da Folha