Mural

Blog dos correspondentes comunitários da Grande SP

 -

Blog é escrito por correspondentes comunitários --em sua maioria estudantes ou já formados em jornalismo, mas, sobretudo, interessados em contar o que se passa na região em que moram, na periferia da Grande SP.

Perfil completo

Publicidade

Série sobre a vida de anônimos estreia em Guarulhos

Por Blog

Você já parou para pensar na vida das pessoas que não conhece? Nas histórias de uma vendedora de laranja ou do homem que trabalha na loja de materiais de construção e nos dramas que, muitas vezes, passam despercebidos?

Foi com essa ideia que o coletivo de cinema Companhia Bueiro Aberto criou a web série “Olhar Clandestino”, em Guarulhos, na Grande São Paulo, com lançamento neste sábado (29) – veja abaixo.

Filmada por atores da cidade durante quase um ano de forma independente, a produção conta histórias de personagens fictícias em quatro episódios: “Amor Bandido”, “Estrela Invisível”, “Solidão SP” e “Crise”.

“A questão central da produção da série foi o anonimato, da pessoa que não se considera protagonista ao se ver na tela”, afirma Renato Queiroz, 26, um dos diretores da Olhar Clandestino.

Entre as histórias, está a de uma vendedora de laranjas, uma mulher que tem um relacionamento com um traficante, um homem que trabalha em uma loja de materiais de construção, entre outras.

Em um dos episódios, o grupo aborda a história de uma vendedora de laranjas que tem a sua vida prejudicada por um agente de fiscalização da prefeitura (Foto: Divulgação)

“É sobre mostrar algo de extraordinário que existe dentro de [cada história]. Mostrar o quanto as alegrias, tristezas e frustrações de cada pessoa são sim relevantes”, ressalta.

Como uma faixa bônus, o quinto e último episódio da série traz um mini documentário, chamado “No Cinema de Bueiro”, com uma narrativa das experiências das gravações. Nela, pessoas sem qualquer formação na área se abriram para o aprendizado na prática das filmagens.

“[O quinto episódio] é um verdadeiro manifesto sobre tudo que vivemos durante quase um ano mergulhados nas mais diferentes áreas do cinema: pré-produção, produção e pós-produção”, diz o coletivo.

A data prevista para a estreia na internet é 5 de maio, mas a Cia. Bueiro Aberto, em parceria com o coletivo Polissemia, que dissemina produções da cidade, vai exibir os episódios em um evento especial, com entrada gratuita.

O evento será neste sábado (29), a partir das 18h, no espaço Arranca, no Jardim Tranquilidade. Após as exibições, haverá um debate com os diretores da produção.

Também haverá a reapresentação do filme “Doc. Solidão” (que estreou no mês passado) e distribuição da segunda edição do Zine Gueto-Metragem, periódico mensal que discute o cinema de quebrada.

Por fim, o músico Evandro Correia, de Vitória da Conquista (BA), que fez trilha sonora de vários dos filmes, se apresenta a com participação da Banda Pedra Roxa.

Serviço: Pré-estreia da web série “Olhar Clandestino”; Data: 29/4, às 18h

Local: Espaço Arranca – R. Santa Catarina, 520, Jardim Tranquilidade, Guarulhos, SP

Thalita Monte Santo é correspondente de Guarulhos

thalitamontesanto.mural@gmail.com

Blogs da Folha