Mural

Blog dos correspondentes comunitários da Grande SP

 -

Blog é escrito por correspondentes comunitários --em sua maioria estudantes ou já formados em jornalismo, mas, sobretudo, interessados em contar o que se passa na região em que moram, na periferia da Grande SP.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade

Adolescente de Guarulhos representa Brasil em mundial de caratê

Por Blog

Giovanna Rabello Mello, 16, vai marcar presença no Campeonato Mundial Escolar de caratê, em Nova Déli, na Índia, entre os dias 7 e 15 de julho. A atleta, que está na categoria júnior, pratica o esporte desde junho de 2006, quando tinha seis anos de idade.

A paixão pelo esporte vem de geração para geração. Giovanna conheceu o caratê junto com sua irmã mais velha. Juntas, elas praticavam o esporte no Complexo Esportivo João do Pulo, em Guarulhos, palco de diversos jogos das Olimpíadas Colegiais Guarulhenses (OCG), campeonatos oficiais de várias modalidades e que também recebeu atletas olímpicos como a ex-jogadora de basquete Hortência Oliva e o primeiro atleta olímpico de Guarulhos, Wilson David.

De acordo com seu treinador, o professor José Marcones, 47, Giovanna está preparada para alcançar uma boa colocação. “Mesmo sendo o primeiro mundial dela, acredito que trará um bom resultado. Está treinando muito forte e isso tem se refletido no ótimo desempenho nas competições no primeiro semestre”.

Ela está bastante ansiosa. “Além de ser o meu primeiro campeonato internacional, também terei a oportunidade de conhecer um novo país e uma nova cultura”, analisa Giovanna. “Estou treinando firme para que o resultado seja o melhor possível, e que eu consiga fazer o que eu amo com bastante capacidade”, complementa.

O processo de escolha de quem iria representar o Brasil no campeonato foi bastante complexo. A primeira etapa foi a seleção de seis atletas para formar a Seleção Paulista Escolar (Fedesp) e, consequentemente, se classificar para a seletiva nacional que foi realizada em Lindóia, em maio deste ano. Giovanna ficou em 1º lugar na categoria e agarrou a oportunidade.

“O caratê é um estilo de vida e não só uma arte marcial ou só um esporte. A filosofia que carrega faz com que eu me apaixone cada dia mais pelo que faço, ele [o esporte] te oferece dedicação, comprometimento, responsabilidade e faz com que eu cresça como pessoa”, ressalta Giovanna.

A atleta já participou de diversos campeonatos nacionais e estaduais no Brasil, como o Arnold Classic Brasil, no qual foi a terceira colocada. Também já foi reserva da equipe de Caratê da Seleção Brasileira. Atualmente, ela faz parte da equipe principal de Guarulhos, é integrante da Seleção Paulista e faz parte do projeto olímpico da Federação Paulista de Karatê.

Jéssica Souza é correspondente de Guarulhos
jsouza.mural@gmail.com

Blogs da Folha