Comerciantes de São Miguel fazem Festival de Inverno para promover o bairro

Por Blog

Até 30 de julho é realizado o primeiro Festival de Inverno de São Miguel Paulista, no extremo leste da cidade de São Paulo. Com o objetivo de fomentar o comércio da região e levar cultura e gastronomia para os moradores, a programação  conta com apresentações musicais ao ar livre, desfile de moda, intervenções artísticas e descontos em lojas, bares e restaurantes.

“Vamos exaltar nossa gastronomia, articular a diversidade cultural da região, apresentar nossos artistas locais e fortalecer a sociedade civil organizada”, afirmou Célia Assumpção, conselheira da Associação Comercial de São Miguel.

O início do festival ocorreu no sábado (15) no calçadão de São Miguel, considerado o terceiro maior centro comercial da capital, atrás apenas do Brás e da Rua 25 de Março, segundo a Associação Comercial de São Paulo.

A abertura ficou por conta do Conservatório Oreste Sinatra que trouxe músicas como “Wave”, famosa na voz de Tom Jobim, e a romântica “Thinking Out Loud”, do cantor britânico Ed Sheeran, tocadas somente em saxofones.

Outros artistas regionais também se apresentaram com malabarismos, danças e outros tipos de intervenções.

Festival vai até o final de julho (Foto: Eduardo Silva/Agência Mural)

Célia foi uma das organizadoras do festival, junto com Claudionor Corrêa Leão, superintendente da Associação Comercial Distrital São Miguel.

A ideia surgiu em 2016, mas, como o tempo estava curto, o projeto teve que aguardar até o ano seguinte para efetivamente ser realizado.

“Eu resolvi envolver o comércio local no evento para que não houvesse investimento público em um evento comercial, transformando-o em comercial e cultural”, comenta Corrêa Leão.

Ele cita também que foi possível evitar a burocracia, graças ao apoio dos comerciantes e um grupo de lideres da região de diversas áreas. “Os empresários do bairro acreditaram na ideia e colaboraram na parte financeira, assim como os artistas e mais um grupo de voluntários que também colaboraram com o evento”, completa.

À noite, foi a vez do Espaço Cultural Siri Cascudo encerrar o primeiro dia de Festival recebendo uma noite de brasilidades com três apresentações: Vozes da MPB, Tributo ao Jorge Ben Jor e Tributo a Tim Maia.

“Foi uma surpreendente novidade para São Miguel. Acredito que fica a lição de que a efervescência cultural deve ser impulsionada em eventos desta natureza para que novas possibilidades se consolidem na zona leste”, avalia o músico Sacha Arcanjo, do grupo Vozes da MPB. Ele dividiu o palco com Jocélio Amaro e Célio Souza.

O show tributo a Tim Maia foi feito pela Vila do Groove, banda de samba rock, funk e soul formada no ano de 2015 por músicos da zona leste de São Paulo.

O festival vai até o dia 30 de julho com promoções nos bares e restaurantes participantes. Terá espaço para as crianças, intervenções artísticas nas dependências do Mercado Municipal de São Miguel, artesanato e um desfile de moda.

Para conferir a programação completa, acesse o site.

Eduardo Silva é correspondente de São Miguel Paulista

eduardosilva.mural@gmail.com