Grupo de poesia cria terças literárias e publica obras em Mogi das Cruzes

Por Blog

“Poesia não tem qualidade, poesia não tem quantidade. Poesia não tem a ver com o que você ouve… Tem a ver com o que você sente”. Assim começa mais um encontro de amantes da poesia na sede da Banda Cecília, em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo.

Trata-se do Entremeio Literário, grupo criado há 12 anos e que reúne todas as terças-feiras mais de 30 pessoas entre autores, escritores e poetas, com idades de 15 a 85. O objetivo é incentivar a leitura e trocar experiências, nas chamadas Terças Literárias.

Dos encontros, nasceram obras e já foram publicadas quatro antologias com textos de autores mogianos. Entre elas está “Mais Uma” e “Mais Uma Mais Um”. O primeiro reunia crônicas e textos escritos apenas por mulheres, enquanto o segundo tinha os dois gêneros.

“Sempre temos alguém chegando e produzindo novas obras”, conta Carla Pozo, 42, escritora e coordenadora do grupo. “No primeiro ano já fizemos uma primeira antologia e não paramos mais. Temos trabalhos coletivos e também já apoiamos muitos livros individuais e independentes, tivemos diversos lançamentos.”

Obras nasceram dos encontros literários em Mogi (Foto: Martina Ceci)

O grupo surgiu após um concurso de poesias idealizado por Nelson Albissú, escritor da cidade, e realizado pela Coordenadoria de Cultura de Mogi das Cruzes.

Por três meses, ele produziu encontros poéticos para premiar a melhor publicação antológica, que reuniria vários poemas diferentes num único livro.

“Aos poucos fomos evoluindo e isso nos despertou um interesse cada vez maior pela poesia de modo geral e, principalmente, pelo que nós mesmos produzimos”, diz Miriam Amélia, 64, poeta e fundadora do Entremeio Literário.

Nos encontros semanais, os participantes declamam um a um poesias ou poemas, sejam autorais ou de um escritor famoso.

O grupo também costuma escolher o nome de algum autor ou autora para homenagear nos próximos encontros. Recentemente, a homenageada foi Hilda Hilst, poeta, ficcionista, cronista e dramaturga brasileira.

Desde 2005, o Entremeio realiza atividades contação de histórias na Praça Oswaldo Cruz, no centro de Mogi, e no Parque Centenário, além de saraus e concursos de poesia nas escolas da região.

Também participa da organização da Feira Literária da Serra do Itapety (FLISI), que é realizado em vários pontos de Mogi, com apresentações de dança, teatro, exposições, bate-papos e shows de música, abertos para os moradores da região.

Os encontros acontecem sempre às 19h das terças-feiras, na Rua Dr. Corrêa, 522 – Largo do Carmo, Mogi das Cruzes/SP, e são abertos ao público.

Martina Ceci é correspondente de Mogi das Cruzes

martinaceci.mural@gmail.com