No aniversário de Mogi, confira cinco dicas de lazer na cidade da Grande SP

Por Blog

Em comemoração aos 457 anos da cidade de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, festejados nesta sexta-feira (1º), o Mural preparou uma lista com lugares singulares da “cidade querida”, como afirma o hino do município.

Tem diversão, arte e cultura para todos os gostos, na cidade que é conhecida como a Terra do Caqui.

BUST A MOVE

O Instituto Bust A Move é um espaço cultural que ensina crianças, jovens e adultos a praticar danças urbanas, discotecagem e teatro. A ideia foi desenvolvida pelo diretor, professor e coreógrafo Cadu Araujo e por alguns alunos mais velhos, que sentiram a necessidade de criar um lugar próprio. Podem se matricular, gratuitamente, pessoas de 6 a 30 anos.

Rua 2, 131, V. Municipal. Mais informações na página do instituto.

X

PARQUE DAS NEBLINAS

O parque é formado por 6.000 hectares de floresta Tropical e sete trilhas em meio a mata atlântica. O visitante tem duas opções no passeio: trilhas autoguiadas, onde percorre-se toda a área livremente, com uso de um guia de bolso, ou trilhas monitoradas, que são preparadas de acordo com cada grupo. Os valores das visitas variam de acordo com o tipo de passeio escolhido e podem ser feitas às terças, sábados e domingos.

Rod. Professor Francisco Ribeiro Nogueira, s/nº. Visitas devem ser agendadas pelo e-mail parquedasneblinas@ecofuturo.org.br ou pelos tels. (11) 4724-0555/0556.

PLAYGROUND DIVERSÃO E ARTE

É um espaço para todas as idades, com o propósito de unir a cultura do skate, grafite e rap. No local, o visitante tem à disposição mesas de bilhar, fliperama, bar, pista de skate, arte de rua e muito som. A entrada é gratuita, exceto em shows.

R. Basílio Batalha, 180, Centro, tel. (11) 9 6013-7529. Seg. a dom.: 10h às 22h. E-mail: playgroundmogi@hotmail.com

Playground oferece ogos de fliperama (Foto: Jaum/Divulgação)

GALPÃO ARTHUR NETTO

O galpão surgiu diante da indignação de um grupo de artistas e produtores após o assassinato de Arthur José Netto, ator e um dos fundadores da Cia. do Escândalo. O projeto conta com debates em torno de temas como cidadania, violência, aceitação da diversidade e exclusão social.

No local, são realizadas apresentações de teatro, dança, circo, exposições de arte, abertos ao público todos os dias. A maioria das apresentações é gratuita.

R. Fausta Duarte, 23,  centro, tel. 3433-9841.

CASARÃO DA MARIQUINHA

A Associação Casarão da Mariquinha é um espaço dedicado à preservação da memória cultural de Mogi das Cruzes. O nome é uma homenagem a Maria de Souza Mello, a Dona Mariquinha, mãe do proprietário do espaço. O local recebeu recentemente o prêmio Governador Estado de São Paulo.

O Casarão tem 13 salas à disposição do público, onde são realizadas feiras, palestras, encontros musicais, saraus etc. O local pode ser visitado de segunda a domingo.

R. Alfredo Cardoso, 2, Largo Bom Jesus, centro.

Angel Pinheiro e Martina Ceci
Correspondentes de Mogi das Cruzes