Moradores de Itapevi sofrem com falta de transporte e pavimentação de via
Por Narayhana Pereira
“Meu pé afunda na poeira, saio com botas de plástico e depois calço o sapato dentro do ônibus, dessa forma não chego com meu calçado empoeirado no trabalho”, diz José Rodrigues, 45, marceneiro.
Ele mora em Itapevi, cidade da Grande São Paulo. No município, que faz divisa com São Roque, no interior do Estado, algumas ruas não são pavimentadas e os moradores andam a cavalo como opção de transporte.
“Recentemente, estava caminhando, e um vizinho me ofereceu carona em sua carroça. Eu aceitei. É engraçado, mas a ajuda serviu para eu não chegar atrasada no trabalho”, declara a estagiária Dharana Pereira, 25.
Uma das vias sem asfalto é a Estrada da Cruz Grande, principal acesso aos bairros Jardim Jurema e Chácaras Monte Serrat.
Quando chove, a lama e as poças d’água dificultam o caminho, carros de pequeno porte e ônibus não conseguem transitar em muitos trechos.
“Em época de chuva a Benfica [empresa responsável pelo transporte da cidade] suspende a passagem em lugares com grandes obstáculos ou que o coletivo já atolou. Os moradores não têm outra opção a não ser fazer o trajeto a pé,” conta Renan Hitto, 20, estudante.
A única linha que percorre a estrada até o fim é a Cruz Grande – Terminal Itapevi, mas o intervalo entre os veículos é de uma hora, segundo informa o site da Benfica. Apenas um ônibus faz a viagem e, no horário de refeição dos motoristas, a espera pode chegar a quase duas horas.
“O último coletivo sai do terminal à meia-noite. Isso dificulta a vida de quem estuda. Eu já perdi um ônibus por cinco minutos, porque ele saiu adiantado. Não tive outra opção a não ser voltar a pé até a minha casa”, diz Matheus, 18, estudante.
“Os atrasos aqui são comuns, estranho é quando a lotação passa no horário certo. Eu já fiquei durante duas horas e meia esperando em pé na esquina, pois aqui não tem ponto de ônibus, nem calçada”, afirma Dharana Pereira.
O Mural entrou em contato com a prefeitura de Itapevi e com a empresa de ônibus Benfica, mas não recebeu resposta.
Narayhana Pereira, 21, correspondente de Itapevi.
@narayhana
narayhana.mural@gmail.com
São cidade típicas de governos desonestos que vivem de surrupiar as verbas públicas através de contratos de prestação de serviços, licitações fajutas, são péssimos gestores de verba pública.
Além disso, a falta de infraestrutura prejudica os moradores que utilizam o transporte público. Já aconteceu reivindicões diversas vezes. Porém, por causa da ausência do asfalto o órgão responsável disse que é impossível.
Estamos proximo de mais uma eleição e espero que alguma coisa possa ser feita para ajudar esses moradores!
Renan Abreu
é pessoal…as eleições municipais estão chegando, vamos prestar atenção em quem votamos e não vender nossos votos pra esses corruptos
Bom trabalho Narayhana Pereira, é de gente como você que a nossa cidade precisa. Não vamos dar descanso para os políticos que todo mês recebem um alto salário para não fazerem nada em virtude da nossa cidade. Isso sem contar com a verba desviada que o governo manda para investir na saúde publica, esducação, segurança…
Esta noticia e muito ruim. Isto ainda existe na Grande Sao Paulo? A Setima economia do mundo tem ruas de terra na Grande Sao Paulo? Que vexame nacional!
Wagner, a Grande São Paulo cresce vertiginosamente, são 39 (trinta e nove) municípios, praticamente sem divisas, é quase impossível saber onde termina um e começa outro, sua população é maior que a população do Paraguai, Uruguai e Bolivia, juntos, não defendo o governo, mas fica difícil acompanhar.
só que o problema neste caso não é a localização, não há dúvida que fica em itapevi. Há muito tempo que é necessário asfalto nesta avenida Cruz Grande.
Problema em saber se pertence a este ou aquele município não é o caso da grande maioria dos impasses para solução de problemas das metrópoles.
Pegar carona em uma carroça por falta de transporte público é significado de que a situação está alarmante.
Aonde está a prefeitura de Itapevi ?
É LAMENTAVÉL A SITUAÇÃO DE DIVERSAS RUAS EM ITAPEVI, EU CONHEÇO ITAPEVI DESDE 1975 MOREI POR ALGUNS ANOS, ENTRA PREFEITO SAI PREFEITO E NÃO MUDA MUITA COISA E COM ISSO QUEM SOFRE É A POPULAÇÃO, QUANTO A BENFICA ESTA SIM ESTA AI A MUITOS ANOS A PREFEITURA DEVERIA ABRIR CONCORRENCIA PARA TER OUTRAS EMPRESAS SERVINDO O MUNICIPIO E DANDO UMA CONDIÇÃO DIGNA PARA SEUS MORADORES.
adorei ,parabens pela sua materia!!!!,é isso mesmo que acomtece ,se precisar de mim eu te ajudo ,morro mais longe que você né? ,mas ta otimo!!!
Sim Wagner, ainda existe isso na Grande São Paulo.
Em Carapicuíba, Cotia, Santana de Parnaíba, Pirapora, Morato e muitas outras cidades da Grande São Paulo tem muitas ruas sem asfalto – e circulação de cavalos também
Reparando na foto, dá pra ver as pedras que a prefeitura deve jogar de vez em quando para amenizar o barro…
Tomara que os moradores dessa rua se constientizem da importância de serem eleitores – que são eles que escolhem quem vai decidir o que é feito com o $$ público
Parabéns ao Mural, sempre mostrando a realidade da periferia
Parabéns pela matéria… É lamentável saber que esta realidade de Itapevi é vivenciada em diversos lugares da grande São Paulo.
As eleições Municipais estão chegando como se fosse um verdadeiro campo de guerra nas cidades (todos querendo garantir um cargo e não largar o osso), espero que as pessoas reflitam de fato que os nossos representantes devem nos representar!… E se isso não acontece, está mais do que na hora de mudanças imediatas por parte desse governo corrupto que não nos representa… como diz o parágrafo único da nossa Constituição Federal. “Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente nos termos da constituição”. Vivemos em uma sociedade que não progride na educação, habitação, saúde e transporte publico os problemas de nossa cidade devem ser resolvido!
Essas matérias divulgadas pelo Blog Mural ajuda a sociedade a pressionar as autoridades responsáveis e possibilita a reflexão e debate entre os leitores.
Realmente Itapevi é uma cidade abandona, está na hora do estado tomar providencia até porque essa falta de organização dos transportes publicos nao é de hoje e prejudica muitas pessoas, nao basta somente aumentar o valor da condução, tem aumentar a frota e a qualidade dos onibus
O pior é que a prefeita gasta dinheiro com cantor sertanejo e pagodeiro pra fazer show na cudade e esrutura que é bom nada, mas vale lembrar que a campanha já começou e os picaretas já etão em campo, o povo que não se engane novamente.
e realmente isso ja acontece des dequando itapevi nasceu aki eles so se preocupam em asfaltar quando o o esta acabando o mandato da prefeita ai ela manda asfaltar por puro interece politico e no caso dos onibus atodos os anibus da benfica sao assim quanto mais longue o percurso maior o tempo de espera pricipalmente faeriados e domingos
Moro na estrada da Cruz Grande, fui a uma reunião, feira pela prefeitura, sobre asfalto em varias ruas do bairro, e lá disseram que por ser uma estra vicinal ( liga itapevi a outos municipios, como Vargem Grande e Cotia) a pavimentação é de responsabilidade do governo do estado.
Então, é hora de sabermos de quem cobrar.
Do estado de São Paulo ou da prefeitura?!
o fato é que nos bairros Miraflror, Olimpia e Jardim Ruth o asfalto vai sair.
a prefeitura disse que depende do estado, espero a manifestação do estado, em uma reunião com o povo da região.
Resido na cidade e confirmo esta notícia. Infelizmente muitas ruas não são pavimentadas, e esta região aí (Cruz Grande / Quatro Encruzilhadas / Mont Serrat / Amador Bueno) não tem asfalto em muitos lugares. Com exceção de Amador Bueno, os demais bairros também são regiões rurais, recheadas de sítos, chácaras e afins.
Há alguns anos, parte da região foi loteada, aumentando o número de pessoas residentes na região, e como consequência, carecendo de infra estrutura necessária para atender. Existe uma linha para Mont Serrat a parte também, mas não sei como está o itinerário.
O problema já vem de longa data, a grande maioria dos políticos, anteriores e atuais, prometem sempre que irão atender a região com uma infra estrutura melhor, mas fica apenas no papel, ou no máximo em uma placa indicando um inicio de obra.
Há o fato também que na proximidade existe uma favela crescendo desordenadamente..
se foçe no nordeste eu nao ficaria surpreso
Jandira, Itapevi, Osasco, Carapicuíba… deveriam ser incorporadas pelo Estado, todas prefeituras corruptas.
“incorporadas pelo Estado” Leandro?
isso é impossível, pois já estão no Estado de São Paulo.
Mas se formos falar de incorporação, aqui mesmo no Mural temos representantes de uma cidade que foi “incorporada” ao município de SP.
os bairros Campo Limpo, Capão Redondo, Grajaú, Parelheiros…
são da antiga cidade de Santo Amaro
deixaram de ter um prefeito, para ter subprefeitos…
…
Eu acredito que isso ocorra por causa do monopólio. Apenas uma empresa para gerir o transporte público. A falta de opção é algo que ajuda o aumento abusivo de tarifas e intervalo tão grande entre os ônibus. Acredito que o transporte público deveria ser 24 horas. E licitações deveriam ocorrer em períodos curtos obrigando as empresas a ter um melhora no serviço. Em relação aos comentários que antecedem o meu concordo em partes. Podemos dizer que os políticos tem sim culpa das mazelas da cidade de Itapevi, mas a responsabilidade de escolhe-los é do povo. A falta de interesse por politica, escolhas equivocadas ou votos comprados. A obrigatoriedade do voto é algo que auxilia que isso aconteça pessoas que não gostariam de votar votam em políticos como Tiririca, Enéas, entre outros. São vários problemas que se interligam para que a situação não só de Itapevi como de muitos outros municípios brasileiros permaneçam caóticas. O ponto que devemos prezar é a conscientização do povo em relação a politica, sobre as responsabilidades inerentes ao cidadão. E a mídia tem um papel importante também dentro da nossa sociedade e também não age como deveria. Defendem interesses dos poderosos e infimamente auxiliam o povo. Ei de encerrar meu comentário por aqui e espero que reflitam, sobre os problemas. Que a população brasileira tenha um interesse maior em fiscalizar o governo.
O transporte aqui em Itapevi é um absurdo. Além de ser caro (R$3,00 para poucos quilomêtros até o centro da cidade), não tem horário e muitos lugares não tem ponto fixo. Desrespeitoso é pouco…
É uma vergonha, tantas promessas, tanta bajulação…
Temos que pensar em rever os conceitos, e avaliar se estamos votando certo a cada 4 anos…
Com todo respeito, mas a correspondente de Itapevi, precisava dizer que a Estrada Vicinal da Cruz Grande é de responsabilidade do Governo do Estado de São Paulo, portanto a prefeitura não pode ser respnsabilizada pelo mau estado de conservação. Acho também que a reporter poderia dizer que na incapacidade de lidar com suas estradas vicinais, o ex-governador José Serra (PSDB), em 23/03/2007, repassou para as concessionárias de rodovias a responsabilidade pela manutenção das estradas vicinais ao custo de quase R$ 1.5 bilhão. Seria muito importante também dizer que existem mais de 170 mil quilômetros de vicinais e apenas 14 mil asfaltados e que estão em péssimo estado.
Sou presidente de bairro localizado no JD. Jurema em itapevi,sei que a estrada da cruz grande é uma avenida vicinal de responsabilidade do governo do estado e ainda digo mais nossa comunidade no bairro vila iracema ainda esta aguardando a canalização de agua e inclusive a verba veio para a empresa sabesp que é um orgão do estado e ate agora nada da canalização e digo ainda mais nossa comunidade vem sendo abastecida pelos caminhões pipas da prefeitura sendo que a empresa da sabesp ja recebeu a verba e o povo se sacrifica enchendo sua caixas de agua e tambores para não ficarem sem agua,faço uma pergunta ao orgão competente nosso povo ainda tem que viver como homens das pedras em que mundo nos estamos!
Sera que a sabesp não tem respeito,imaginem voceis ficarem recebendo agua de caminhão pipa 1 vez por semana em suas casas! com pessoas doentes,portadoras de deficiencias,idosos e crianças,sabendo que por lei é direito de todo ser humano ter agua tratada e canalizada.Sera que não doi na conciencia voceis demorarem tanto para canalizar a nossa agua no bairros vila iracema e São francisco!espero que deus toque em seus corações e nos de a agua que tanto necessitamos.
eu achei muito real a sua materia Parabens