A Agência Mural de Jornalismo das Periferias nasceu neste mesmo espaço: o blog Mural. O começo de tudo foi aqui em 24 de novembro de 2010.
As notícias que continuaremos produzindo (e que não paramos de publicar desde que começamos aqui neste blog) você vai ler no nosso site, ou aqui no jornal, às vezes até na edição impressa, no Guia da Folha e nos nossos outros parceiros editoriais.
Mas a partir de março de 2020, este espaço vai se tornar uma coluna de opinião. Queremos conversar mais com quem nos lê, nos ouve, nos assiste, nos encontra em nossos eventos.
Por isso, aqui nós vamos compartilhar, toda terça-feira, histórias sobre os bastidores, o trabalho e as reflexões a partir dos lugares em que estamos nesta Grande São Paulo e na Agência Mural.
O dia a dia de quem mora, diverte-se e acima de tudo faz jornalismo sobre as periferias de uma das maiores e mais populosas regiões metropolitanas da América Latina: e tudo isso tem a ver com este desafio gigante de ser jornalista e cidadão “metropolipaulistano” [precisamos inventar um termo para esta nossa cidadania da metrópole!]
Esta coluna semanal vai ser mais analítica e, a cada semana, Anderson Meneses, Cintia Gomes, Paulo Talarico e Vagner de Alencar vão se revezar na conversa com você, caro leitor, cara leitora. Com talentos e responsabilidades diferentes no dia a dia da Agência Mural, são ele-a-s que lideram nosso barco, claro, contando com todos os talentos, as experiências, as ideias e muito suor, risos e lágrimas de nossa equipe fixa e nossa rede de correspondentes colaboradores.
Aqui você vai saber mais sobre por que fazemos o jornalismo que fazemos, como fazemos e por que não podemos deixar de fazer.
Ah! E se quiser colaborar conosco para continuarmos fazendo o nosso trabalho, acesse: www.catarse.me/periferias.