Portas automáticas do metrô não funcionam há dois anos na Vila Matilde
Por Leandro Machado
Previstas incialmente para serem entregues em junho de 2010 para evitar o acesso de usuários à via férrea, as portas automáticas da estação do metrô Vila Matilde (zona leste de São Paulo) ainda não funcionam.
Assim como acontece nas estações da nova linha 4-amarela, as portas de vidro deveriam abrir apenas quando o trem parasse na plataforma. Não é o que acontece em Vila Matilde: apesar de instaladas, elas se mantêm sempre abertas, deixando livre o caminho até a via.
“É uma coisa boa ter essas portas. O problema é que elas não funcionam há anos, não entendo. A segurança só existiria se funcionassem direito”, diz o aposentado José Nardo, 70, morador da região.
Durante os oito meses de instalação em 2010, os usuários da linha 3-vermelha do metrô (Barra Funda-Itaquera) precisavam fazer o percurso entre as estações Penha e Guilhermina-Esperança por um ônibus cedido pela estatal.
“Tive que fazer isso principalmente nos fins de semana, atrapalhava muito”, lembra-se Luan Araújo, 22, estudante e morador de Cidade Tiradentes, também na zona leste.
Em janeiro de 2011, o metrô suspendeu o contrato com a empresa responsável pela instalação, a Trends Engenharia e Infraestrutura, que teve problemas financeiros e por isso atrasou a entrega.
Outras 12 estações da linha ganhariam as portas. O contrato era de R$ 71,4 milhões. Segundo o metrô, a Trends Engenharia foi multada em 10% desse valor.
A previsão da estatal é que as portas entrem em funcionamento em setembro deste ano.
Leandro Machado, 23, é correspondente de Ferraz de Vasconcelos
@machadoleandro
leandro.machado@grupofolha.com.br
Moro em Arthur Alvim e na época em que estavam sendo colocadas essas portas foi um transtorno, a viagem demorava muito mais porque tinhamos que descer na estação guilhermina e esperar para pegar o metrô na outra plataforma e agora essas portas não funcionam.
Foi uma tremenda perda de tempo e principalmente de dinheiro, que a final de contas sai dos nossos bolsos!
E OQUE FUNCIONA NESTE PAIS ALEM DA ROUBALHERIA?
Fiz contato com o metrô no dia 23 de Jan 12.
“Prezado sr. LUIZ OLIVEIRA DOS SANTOS
Em atenção a sua manifestação esclarecemos que o processo de implantação das Portas de Plataforma das estações da Linha 3-Vermelha está suspenso, pois o contrato esta sendo rediscutido com a empresa contratada.
No momento, a Cia do Metrô, não tem uma data de quando as portas entrarão em operação, mas estamos empenhados em resolver esta questão com a maior brevidade possível no interesse de toda a população da cidade.
Agradecemos seu contato e colocamo-nos à disposição para outros esclarecimentos, através do mesmo canal.
Atenciosamente,
Vera Massa
COMPANHIA DO METROPOLITANO DE SÃO PAULO – METRÔ”
E diga-se de passagem, que frescura são essas portas, einh! Daqui há pouco tão fazendo calçada acolchoada para as pessoas não se machucarem quando tropeçarem, e telefône público de pelúcia para não incomodar na orelha. E vai saber onde essas frescuras vão parar.
Se esse dinheiro tivesse servido para diminuir a passagem em 1 centavo, eu já estaria mais satisfeito com seu uso.
Basta observar, ao descer na plataforma da estação Anhangabaú, olhar para o teto e ficar pasmo com o alto risco das tábuas do teto despencando, soltas, na evidência de possível acidente aos transeuntes. E também, aproveitando o espaço para criticar mães irresponsáveis que deixam as crianças soltas, brincando, arriscando a vida nessas plataformas lotadas, onde a máquina (trem) se torna o perigo maior, devido ao enorme descaso dos usuários e dos representantes do Metrô!
Pois é…
Sempre a Zona Leste é Maltratada por Tecnocratas.
E as portas que estão abertas, que jamais de fecharam na Estação Vila Matilde….Ahhhh …o que tem de passageiro curioso que mete a cara além dos limites para, simplesmente ver se o trem está chegando. Qualquer dia vai ter cabeça rolando pelos trilhos e o culpado será quem? As portas? O condutor? O passageiro que NUNCA respeita os limites e que teimam em ultrapassar a faixa amarela, em botar o cabeção além dos limites?
Ahhhhhh essas portas! Enfim…
Dinheiro e falta de bom senso caminhando juntos.
Que todos se lembrem bem das inúmeras propagandas em horário nobre promovidas pelo governo SERRA sobre a Expansão São Paulo, que acabou em Enganação São Paulo
Detalhe importante: Tudo foi feito na pressão em ano eleitoral. Acabaram-se as eleições para governador e as obras pararam. Depois do inferno feito na vida de quem mora na zona leste.
É uma pena ver algo assim sem funcionar depois de tanto dinheiro investido e todo o transtorno causado para os usuários. Já que não adianta chorar pelo dinheiro derramado, só nos resta torcer para que façam outro contrato e coloquem essas portas em funcionamento o mais breve possível.