Grupo de imigrantes reivindica direito ao voto em São Paulo

Agência Mural

Por Thiago Baltazar

Agarrada a uma bandeira da Bolívia, a webdesigner boliviana Jobana Moya, 31, gritava palavras de ordem em uma esquina da Rua Coimbra, região da zona leste de São Paulo.

Tanto ela quanto as outras dezenas de imigrantes latino-americanos que estavam aglomerados naquele ponto de comércio e moradia de bolivianos, tinham um propósito em comum: votar.

“Se você não tem direito político, você não existe”, declarou a chilena que também é voluntária na ONG Convergência das Culturas.

Com o lema “Aqui vivo, aqui voto”, os imigrantes colocaram na urna, no dia 29/9, de forma simbólica, a cédula com o nome do candidato a prefeito de São Paulo que melhor lhes representa. O ato foi organizado em conjunto por 15 instituições sociais.

Imigrantes fazem votação simbólica para prefeito de SP

Segundo Cleyton Wenceslau Borges, 35, que trabalha no departamento jurídico do CDHIC (Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante), o objetivo do protesto foi chamar a atenção para um debate político que leva em conta as demandas dos imigrantes.

A Constituição brasileira só dá direito a voto a pessoas que aceitem se naturalizar. “Esse processo é delicado para os imigrantes, pois, em alguns casos, é preciso renunciar a cidadania no país de origem”, diz Paulo Illes, 37, coordenador do CDHIC.

Para ele, o grupo poderia representar uma significativa força política.  “Os imigrantes têm um grande potencial eleitoral, pois no Brasil eles somam mais de 1,6 milhões de pessoas, levando-se em conta apenas os que estão regularizados”, explicou.

No final de 2011, os imigrantes marcharam da Praça da República até a Praça da Sé reivindicando o direito ao voto. Neste ano, a manifestação está prevista para ocorrer no dia 2/12

“Nós escolhemos o Brasil para viver; amamos este país e enfrentamos os mesmos problemas que os brasileiros”, concluiu Moya.

América do Sul

De acordo com Illes, o Brasil é o único país da América do Sul que não concede o direito ao voto para imigrantes.

O Chile, na visão do coordenador, é o melhor exemplo da região. Assim que o imigrante se torna residente, o governo automaticamente o concede o direito de participar das eleições, sem a necessidade de apresentar o título de eleitor.

Na Argentina, os estrangeiros podem votar nas eleições municipais e provinciais e, no Uruguai, é possível votar a nível presidencial, caso o imigrante tenha 15 anos de permanência no país, explicou Illes.

Quer ser correspondente comunitário do blog Mural? Saiba como clicando aqui.

 

Thiago Baltazar, 23, é correspondente do Butantã.
@thi_baltazar
thiagobaltazar.mural@gmail.com

Comentários

    1. Ah Daniel, mas aí é que está. Precisamos sim. Nós adoramos falar mau de imigrantes, mas a verdade é que muito do trabalho pesado que nós não gostamos de fazer, são eles que fazem. Na verdade, este país foi inteiramente construído por imigrantes, pelo trabalho pesado e duro de muitos deles. Nós mesmos somos imigrantes, e imigrantes ilegais (até onde eu sei, os portugueses não tiveram que pedir visto aos índios para morarem aqui. Eles simplesmente entraram, guerrearam, mataram e escravizaram os ínidios, e tomaram a terra para eles). Então, um pouco mais de respeito por aqueles que construíram este país, e, pelas péssimas condições nas quais muitos destes imigrantes vivem (muitos realizam até trabalho escravo), o mínimo que podemos lhes oferecer é o direito ao voto.

      1. O comentário do Daniel realmente foi um tanto exagerado mas isso não significa que nós devamos dar esse direito a um residente temporário no país. Sim, concordo que as formas com que muitos trabalham é desumana e isso deve ser corrigido. Mas direito ao voto é um direito conquistado, e só faz sentido em dá-lo a cidadãos brasileiros. Não importa de onde tu veio, se realmente ama esse país basta naturalizar-se.

        Enquanto aos fatos históricos citados por ti T, pare realmente para pensar sobre eles. Como os portugueses depois de uma longa viagem, famintos, doentes, poderiam conquistar uma terra sem antes fazer alianças dentro dela. Os nativos não eram santos, eram humanos. Não estou absolvendo os males que causaram, mas história deve ser entendida dentro de seu contexto e não com uma visão atual.

        Não estou dizendo também que por tu ter vindo de outro país deva sofrer preconceito ou não deva ser protegido, mas sim que para ter o direito de um representante dentro da câmara e do senado tu deva sim, naturalizar-se residindo e vivenciando o país. A constituição não é arcaica como citado antes, muito pelo contrário, é considerada entre os juristas uma das melhores senão a melhor da américa latina. Porém muito pouco conhecida e aplicada pos seus cidadãos.

    2. Muy buen comentario! Tipico del brasilero ignorante y sin estudio, acostumbrado a rabar y traficar y matar, amparado por leyes del tiempo de Jesucristo! jajajaja!!! Y despues se jactan de ser la septima economia! jajajaja! Un pais dominado por los bancos e intereces estrangeros, y son tan ignorantes los tipos como vos que no se dan cuenta!

  1. Entendo a posição dos imigrantes, mas não acho que o Brasil esteja os impedindo de votar. Entendo que, como foi explicitado no texto, alguns tenham que reivindicar ao seu país de origem para naturalizar-se brasileiro, mas aí acho que o problema também é dos outros países que não permitem a dupla cidadania. Este é um processo complicado e que precisa ser muito bem pensado antes de se mudar a legislação eleitoral.

    1. Rafaela, a questão é que em muitos países, você não precisa se naturalizar para votar. É o Brasil que possui uma lei arcaica também.

    2. É simples, se naturalizando vc está virando brasileiro, já não é mais estrangeiro e para muitos isso significa legalmente perder sua nacionalidade de origem. Tem gente que nasceu em outro lugar e moro a vida toda aqui, tem gente que tem filhos aqui, paga seus impostos aqui, etc, etc.

  2. Vivi na Espanha muitos anos e lá eu tinha o direito de votar para a prefeitura da cidade onde vivia. Acho muito justo que as pessoas que escolham viver em outro país, e que no fim das contas pagam impostos, tenham os mesmos direitos dos brasileiros depois de determinado tempo de permanência, independente da naturalização.

      1. Cabecinha pequenininha… Você já ouviu falar de ICMS? Mesmo se o imigrante for ilegal, ele consome, compra e paga impostos. Mas nem todo imigrante é ilegal. Esses pagam IR, previdencia social, fora as taxas da PF. Quer mais exemplo ou estou perdendo tempo?

      2. Mais que gente rica no Brasil, é capaz deles pagarem. Na verdade, com toda certeza eles pagam mais que gente rica, pois gente rica aqui só sabe sonegar imposto.

  3. Discordo que seja concedido aos imigrantes o direito de voto. A menos que haja a naturalização! Se, nesse caso, há o risco de perderem a nacionalidade para alguns, então que seja mudada a legislação do país que oferece esse risco, não há nossa. Se não estiverem satisfeitos, a porta da rua é serventia da casa!

    1. rsrsrsrs. Quem dera os índios tivessem feito isto quando os portugueses chegaram aqui neste país. Nós reclamamos dos imigrantes, mas todos nós somos imigrantes ilegais nesta terra. Brasileiro é um povo engraçado. Às vezes, chega até a fazer rir. Estamos criando praticamente um segundo Estados Unidos da América: alta desigualdade social, péssimos serviços públicos, alta criminalidade, sociedade extremamente religiosa, irracional, fanática, e agora, ainda por cima, xenófoba, igualzinhos os americanos. Brasil, um país de m****!

      1. Todos nós não somos imigrantes ilegais nesta terra. Quando os portugueses chegaram aqui, o Brasil não existia ainda como um pais independente, o mesmo para EUA, Canadá, Austrália, etc em relação à Inglaterra, e etc. Temos as nossas leis e os países dos imigrantes ilegais têm as deles. Cada um que respeite as leis dos outros. Quiséramos nós ser um segundo EUA, pois só assim teríamos desenvolvimento econômico e as leis funcionariam. Vc é uma piada! rsrsrsrsrsrs.

  4. Se para “existirem”, por assim dizer, é necessário ter pleno gozo de seus direitos políticos, então que se naturalizem. Qual é o problema de renunciar à cidadania no país de origem se eles resolveram se mudar pra cá? Tá morando aqui, então que respeite as leis daqui. Quer votar? Então que regularizem sua situação ou podem pegar suas coisas e voltar pra casa, afinal aqui não é a casa da mãe Joana, ou pelo menos não deveria ser.

    1. Rodrigo, isto é ridículo. Em muitos dos países, você não precisa se naturalizar para votar. A pessoa trabalha aqui, paga impostos aqui, contribui para o país e não pode votar só porque não se naturalizou. É ridículo. É um direito deles não querer se naturalizar

  5. Interessante esse mundo. Eu fujo de eleição e tem gente que quer votar. Se algum estrangeiro quiser, eu cedo o meu lugar pra nunca mais ter que votar nesses safados que só querem gatunar o dinheiro dos impostos.

  6. Acho justo que tenham direito de voto, mas desde que se naturalizem, ou pelo menos, desde que estejam aqui de forma legal a alguns anos e provem estar integrados, falando português, trabalhando com carteira assinada, pagando seus impostos, etc. Caso contrário, não devem ter o direito de voto e sim serem deportados.

  7. Sou chileno e nunca ví um patricio(a) chegar próximo a uma bandeira boliviana, muito menos abraçá-la e não porque tennha algum tipo de preconceito, mas pq os bolivianos simplesmente não permitiriam.
    Não se trataria de “Jobana Moya”, ativista boliviana?

  8. tbém acho: querem votar? naturalizem-se! Não quererm? então, fiquem quietinhos ou a porta da rua é serventia da casa

    1. Cara então essas bolichas que vc conhece são de outra espécie, todas as que eu conheço são tão safadas como qq outra, isso independe de nacionalidade.

  9. O desgoverno federal ative aquele trem antigo que ia do BRASIL para a Bolivia, coloca todos nesse trem e largue lá, direito de voto a estrangieros só depois da 3º geração se quiserem, se não quiserem é com prazer que pagamos sua ida de volta ao seu país natural, se colocar o trem faz um favor a nós brasileiros arranque toda a linha para que não venham mais ao BRASIL, pois só servem de escr//avos para os chin/eses no BRÁS.

  10. Sou contra imigrantes ilegais no pais, e muito menos direito de votar. Sou a favor de que só de dê visto de permanecia no pais a quem cumpra as leis de permanecia e de trabalho, pois não vejo isso vejo um monte de imigrantes ilegais que vem aqui pra fazer coisas erradas, não são todos, e votos só quem realmente é brasileiro que não esta satisfeito que retorne a seu pai de origem.

  11. Calma aí. Não querem se naturalizar e ainda querem votar? Nos países civilizados (o que exclui a américa latina) não tem disso, não. Eu moro legalmente no Canadá e só poderei votar após me tornar cidadão.

  12. Quase 10 milhoes de brasileiros passam fome e o povo quer imigracao. O brasil e um pais subdesenvolvido e nao esta preparado para receber mais pobres..

  13. O trabalho que os imigrantes fazem e o mesmo que os nordestinos fazem.. Entao era melhor incentivar a migracao dos nordestinos que sao brasileiros e passam a fome que trazer imigrantes da bolivia..

  14. Era só o que faltava……Brasil ou São PAULO, casa da sogra……terra de ninguém….terra das FARCS….faça me um favor, só pq tem a chance de ficar asqui sem serem expulsos e tentar uma vida melhorzinha, querem agora dominar…..Faça me um favor

  15. AINDA BEM QUE ESTRANGEIROS NÃO PODEM VOTAR: PELO MENOS ASSIM ELES NÃO CARREGUEM A CULPA DA BOSTA QUE É O PAIS… JÁ PENSOU: OS POLITICOS BRASILEIROS SÃO TODOS BANDIDOS, E AINDA TEM ESTRANGEIROS QUE QUEREM TER PARTICIPAÇÃO PARA ELEGER BANDIDOS, E DEPOIS CONSTATAR C/ REMORSO QUE AJUDOU Á ELEGER O VIGARISTA. É BRASILEIRO QUE TEM QUE ELEGER POLITICO BRASILEIRO, SENÃO O POVO BRASILEIRO IRRESPONSAVEL POR NATUREZA VAI MAIS UMA VEZ ALEGAR QUE SE O BRASIL É DO 3° MUNDO , É CULPA DOS ESTRANGEIROS. POVINHO , TERCEIRO MUNDO VC É , TERCEIRO MUNDO VC PERMANECERA SEM PRECISAR DA AJUDA DE NINGUÉM.

    1. Não concordo com tudo o que disse, acho que estrangeiros deveriam votar, mas pelo menos assim, realmente, não nos tornams que nem os americanos que ficam colocando a culpa do país deles ser uma porcaria nos outros. Pelo menos assim, a culpa fica só como nossa mesmo.

  16. Interessante como o voto é levado a sério em muitos países, não acredito que os políticos bolivianos sejam melhores que os nossos, e vice-versa, percebo que, nesse quesito, estamos atrás da Bolívia.

    1. Amigo, esse interesse dos bolivianos de votar no Brasil é apenas e só apenas para querer resolver a situação deles por aqui, tipo só votariam em tal candidato se ele facilitasse ou aprovasse tal lei que beneficiasse eles, ou mesmo para que um bolivianos pudesse se candidatar também com o mesmo intuito. Tudo não passa de interesses, e não de amor ao Brasil e ao exercício de cidadania. Digon e assino.

  17. YO COMO ARGENTINO RESIDENTE LEGALMENTE EN BRASIL, PAGO IMPUESTOS, INSS Y EMPORRIENDA, SIN EMBARGO NO TENGO EL MISMO DERECHO AL VOTO POPULAR QUE LOS BRASILEROS RECIDENTES EN MI PAIS TIENEN. EL GOBIERNO BRASILERO NO ACE MAS QUE ESTORCIONAR AL ESTRANGERO A QUE AVANDONE SU CIUDADANIA A CAMBIO DE SUS DERECHOS CIVICOS FUNDAMENTALES. YO NO ACEPTO ESA ESTORCION, POR QUE ECE ES EL VERDADERO NOMBRE, ESTORCION! Y DESPUES, LOS BRASILEROS SE JACTAN DICIENDO QUE TODO EL MUNDO QUIERE SER BRASILERO…MENTIRA!!! TE OBLIGAN A NATURALISARTE A CAMBIO DE TUS DERECHOS CIVICOS. NO ES MAS QUE UNA BULGAR Y COBARDE ESTORCION!!!

Comments are closed.