Mural

Blog dos correspondentes comunitários da Grande SP

 -

Blog é escrito por correspondentes comunitários --em sua maioria estudantes ou já formados em jornalismo, mas, sobretudo, interessados em contar o que se passa na região em que moram, na periferia da Grande SP.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

No Jaçanã, monumento está sujo um mês após ser inaugurado

Por Blog

O monumento Marco da Paz foi inaugurado no dia 21 de dezembro de 2012, na Praça João Batista Vasques, no Jaçanã, zona norte de São Paulo. Porém, um mês depois de inaugurado, a pedra da base do monumento já se encontra suja e rabiscada.

A obra é formada por um arco e uma base feitos de granito e mármore, com um sino feito de cobre com a palavra “paz” em relevo. O dia da inauguração teve festa com apresentação musical e contou com a presença do italiano Gaetano Brancati Luigi, idealizador do projeto. No evento, as pessoas escreveram mensagens que foram colocadas numa urna enterrada em frente ao monumento que será aberta apenas daqui a 30 anos, em 2042.

Monumento, que simboliza a paz, tem outras versões espalhadas pela cidade e em outros países

“Nunca tivemos problemas com vandalismo nos monumentos em São Paulo e em outras cidades e países porque a paz é um desejo de todas as pessoas”, disse Gaetano ao saber da má conservação do monumento. Ele agradeceu por ser avisado e disse que tomaria providências junto à Associação Comercial de São Paulo, responsável pela obra.

“Não me deram a oportunidade de participar da inauguração, mas fiquei feliz por ter um símbolo da paz no Jaçanã”, informou Sylvio Bittencourt, 81, presidente e idealizador da AMMJ (Associação Museu Memória do Jaçanã), que fica a poucos metros do monumento.

“Dá dó ver aquele mármore abatido. O monumento precisa de manutenção e fiscalização, inclusive policial. Já reclamei mas não obtive resposta. O que eu posso fazer eu tenho feito, que é cuidar da história e memória do bairro do Jaçanã”, disse ao ver o estado em que o monumento se encontra.

Pouco mais de um mês após ser inaugurado, o pedestal está coberto de sujeira

A subprefeitura de Jaçanã-Tremembé, ao ser consultada por telefone sobre a limpeza de monumentos, informou que a mesma deveria ser solicitada ao Disque Limpeza, no número 0800 77 77 156.

Com a recém inaugurada estrutura no Jaçanã, a cidade de São Paulo contabiliza cinco monumentos “Marco da Paz. O primeiro foi inaugurado em 25 de dezembro de
2000 no Páteo do Colégio, no centro da cidade. A zona norte tem outro localizado no Parque da Juventude, no bairro de Santana.

A zona leste tem um no bairro do Tatuapé e há um no bairro da Lapa, zona oeste. No estado de São Paulo também existem monumentos nas cidades de Bertioga e Aparecida. Fora do país, eles estão presentes no México, Argentina, Uruguai e China.

Aline Kátia Melo, 29, é correspondente comunitária da Jova Rural.
@alinekatia
alinekatia.mural@gmail.com

Blogs da Folha