Mural

Blog dos correspondentes comunitários da Grande SP

 -

Blog é escrito por correspondentes comunitários --em sua maioria estudantes ou já formados em jornalismo, mas, sobretudo, interessados em contar o que se passa na região em que moram, na periferia da Grande SP.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade

Mooca e arredores têm o menor índice de área verde da cidade

Por Blog

Na área administrada pela subprefeitura da Mooca, que compreende os bairros da Água Rasa, Belém, Brás, Mooca, Pari e Tatuapé (todos na zona leste de Sâo Paulo), cada morador conta com 0,35 m² de área verde pública, segundo informações da Rede Nossa São Paulo. Trata-se do menor índice da cidade.

Vivem nestes bairros 346 mil habitantes, espalhados em uma área de 36 quilômetros quadrados, conforme dados do IBGE. Segundo os dados da Nossa São Paulo, o resultado inclui todos os parques públicos urbanos municipais, parques estaduais urbanos, praças e as unidades de Conservação de Proteção Integral definidas pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação.

 

 

A reportagem do Mural foi conversar com os moradores do bairro da Mooca para saber o que eles pensam sobre a falta de área verde pública. “Eu dou aula no bairro da Saúde e lá tem muita área verde. Aqui é ruim. Você desce a rua da Mooca e não vê uma árvore. As poucas praças que existem são mal cuidadas”, diz Davis Hamilton Nascimento, 37, instrutor de autoescola.

“Não temos um lugar para levar as crianças. Tem que sair do bairro e ir ao parque do Ibirapuera, parque do Carmo, entre outros. Você tem que levantar cedo, pegar o carro e rodar no mínimo cerca de 20 quilômetros”, afirma Willian Matrone, 63,  aposentado.

 

Vista do bairro da Mooca, na zona leste de São Paulo

Para Eder Tesio Santi, 52, fotógrafo, o bairro da Mooca está passando por um momento muito especial, sendo a “bola da vez” das construtoras. “Não tenho nada contra o progresso, mas ele deve ser feito com planejamento e responsabilidade. Atrás do Juventus, entre o clube e o terreno da Esso, era uma região de mangues e lagoas. Nadávamos e pescávamos ali”.

Santi, por meio de um evento virtual no Facebook, espera que o antigo terreno da Esso, localizado na rua Barão de Monte Santo, seja transformado em parque com 97 mil metros quadrados.

Conforme os dados do Observatório do Cidadão, da Rede Nossa São Paulo, o bairro da Mooca tem uma área geográfica de oito quilômetros quadrados e conta com uma população aproximada de 77 mil habitantes.

Na Mooca, antigos terrenos cedem espaço para a construção de prédios

No Guia dos Parques Municipais de São Paulo, elaborado pela prefeitura, é possível conferir 72 distritos com parques e 11 em projetos. O bairro da Mooca está entre os 13 que não possuem parques.

A subprefeitura da Mooca informou que, de acordo com o Plano Diretor, a administração municipal leva em conta as áreas verdes tanto públicas quanto privadas. Segundo esta metodologia, a região têm média de 2,6 m² de verde por habitante.  O órgão ressaltou ainda que, desde 2008, foram plantadas cerca de 13 mil mudas na área sob sua jurisdição.

Alexandre Ofélio, 43, é correspondente da Mooca.
@alexandreofelio
aleofelio.mural@gmail.com

Blogs da Folha