Inaugurada há 9 meses, praça das Bandeiras em Carapicuíba está suja e sem iluminação

Agência Mural

Localizada nas imediações da estação Carapicuíba da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e ao lado do viaduto Jorge Julian, na região central da cidade, a praça das Bandeiras foi inaugurada como “novo cartão postal” do município. Entregue em junho de 2012, com fonte de água, iluminação fluorescente e palmeiras, o espaço está sem luz e limpeza.

Moradores que circulam pelo local se deparam com embalagens, papéis, pneu jogado na grama e dejetos no chafariz que não funciona há meses e serve como depósito de garrafa pet, roupa e lodo. “Essa praça é boa, mas é necessário que alguém fique olhando. Eu vi uma calça suja e papelão no chafariz”, desabafa a auxiliar de produção Maria Jacira, 51.

“A conservação dos espaços públicos nas áreas periféricas de São Paulo é sofrível. Em geral, prevalece o abandono dos locais após sua inauguração”, afirma Pedro Taddei, professor de planejamento urbano da USP.

Praça das Bandeiras em Carapicuíba está em mau estado de conservação

Um dos postes de luz do local está com um fio solto, encapado com fita isolante e, nos canteiros da praça, há algumas plantas quebradas. Apesar do nome, a praça não tem nenhuma bandeira hasteada, pois foram retiradas no início de janeiro, juntamente com a decoração de Natal.

A comerciante Cássia Pereira, 26, no entanto, vê com bons olhos o espaço. Mas ela enfatiza a necessidade de manutenção e vistorias. “Acho a praça legal. Sobre a limpeza, ela está um pouco suja e com pouca iluminação. Uma vez por dia tem uma pessoa que limpa, mas é pouco”, pondera.

Segundo o site da prefeitura de Carapicuíba, foram utilizados recursos da ação urbanística “Novo Centro – Sua Nova Cidade” para a construção do espaço. Este projeto propõe melhorias de desenvolvimento urbano.

Porém, a reportagem do Mural constatou, na noite da última quinta-feira (21), que todas as lâmpadas estavam apagadas e que a sujeira permanecia. Procurada durante toda a semana, a Secretaria de Serviços Municipais não se pronunciou.

Anderson Ferreira, 24, é correspondente de Carapicuíba
@anderson2908
andersonferreira.mural@gmail.com

Comentários

  1. Boa noite. Passo pela praça das “bandeiras” e, de fato, ela permanece como na narrativa acima. me entristece esse descaso com a população. Outro ponto importante a ser falado é sobre o terminal rodoviário de Carapicuíba, ou seja, já fazem mais de 6 meses que ele foi destruído, com a afirmação de que seria construído outro, todavia não existe nenhuma movimentação de obras, sem contar nas consequências causadas por tal situação. ex: gasto aproximadamente 50 min para percorrer uma distancia de 500 metros com transporte público devido o transito causado depois que “iniciaram” tal empreitada. Mais um sinal de descaso com o povo!!!
    Daniel Menezes

Comments are closed.