Grupos da zona norte se unem para criar festival de hip-hop
Germínio dos Santos Andrade, 31, trabalha como pedreiro, mas, no cenário musical, ele é vocalista do grupo de hip-hop Bica 1702, do Jardim Felicidade, zona norte de São Paulo, e conhecido como “Mano G”.
Marcílio Souza Almeida, 34, é salva-vidas, porém, assim como Germínio, ele se dedica à música nas horas vagas sendo o rapper “Emmy”, idealizador do Cultura dos Tambores. Juntos, eles organizaram o 1º Festival Brafica de Hip-Hop, que será realizado na Fábrica de Cultura da Vila Nova Cachoerinha (zona norte), nos dias 8,15 e 16 de junho, das 19h às 21h.
“O objetivo é fortalecer a cultura da região, levando a convicção de que a cultura faz a pessoa renascer, quebrando as barreiras do preconceito e sendo uma ferramenta de resistência”, explica Emmy.
Grupos de hip-hop que queiram participar da atração podem se inscrever no e-mail festivalbrafica@gmail.com até15/5.
Os interessados devem enviar o material de trabalho e uma música em MP3. Serão selecionados 20 grupos para as eliminatórias que ocorrem nos dias 8,15 e 16/6. No primeiro dia, haverá reunião com os selecionados. No dia 15, uma eliminatória vai escolher os 10 melhores projetos. E, no dia 16, ocorrerá a fase final do festival, com premiações para o 1º e 2º colocado. No ato da inscrição, os grupos receberão o regulamento completo do concurso.
O grupo Cultura dos Tambores promove aulas de capoeira, oficinas de canto, percussão, danças e estudos sobre a cultura afro-brasileira. Eles também criaram o show “300 anos de Zumbi”, que conta a história do líder negro Zumbi dos Palmares. As atividades são realizadas no CEU Jaçanã, na zona norte, por meio do programa para a Valorização de Iniciativas Culturais (VAI).
O Bica 1702 entende que fazer música na periferia é como um hobby. Inclusive, o nome do grupo tem ligação com o bairro Jardim Felicidade, onde foi criado: Bica vem da antiga rua da Bica, atualmente rua Nossa Senhora Aparecida. E o número da linha de ônibus Jova Rural – Tietê, que é 1702. O desenho de um ônibus faz parte do logo do conjunto.
Uma das músicas de trabalho do grupo, “Quando cheguei por aqui”, trata, por exemplo, da situação dos migrantes nordestinos que vêm morar nas periferias de São Paulo. “No clipe, há uma mulher e um menino chegando ao Terminal Tietê, que representa eu e minha mãe chegando aqui, em 1986, quando deixamos o estado da Bahia”, explica Mano G.
Aline Kátia Melo, 29, é correspondente comunitária da Jova Rural.
@alinekatia
alinekatia.mural@gmail.com
Parabéns pela iniciativa Mano G. Espero que em outras quebradas na zona leste, sul e oeste aconteça algo assim tb.
Um forte abraço.
Dj Cleber – Primeiro Ato “Original Favela”
parabéns galera ai de sp pela iniciativa de fazer esse festival,eu sei muito bem como e fazer o movimento hip hop progredir mesmo sem apoio vocês são guerreiros bichinhos acompanho vocês daqui um abraço para todos e muito axe !!!
Galera batalhadora, quando conheci os irmãos a empatia logo rolou. Vida aos projetos.
por e uma boa iniciativa,e desses movimento na periferia q mostra q tem pessoas capacitada em nossa comunidade para fazer os bem e levando cultura para as comunidade.esse cara e dez e um bom rapaz conheço e sei q esta ali pra ajuda e nao quer tira proveito,espero q outros grupo como o dele c ajuntam nessa caminhada porque e longa.sempre quando aparecem pessoas pra ajuda sempre e criticado achando q so q tirar prveito proprio pra si.
Parabéns pela inciativa!!! Que esse seja o primeiro de muitos festivais e quue ajude a fortalecer o Hip Hop como uma linha cultural que ajuda e encaminha vários jovens para uma vida legal.
muito bom aline
http://www.facebook.com/pages/Festivalbrafricadehiphop/630279266998145?fref=ts ..Boa noite galera amanha iremos divulgar os 20 grupos que estarão concorrendo aos Prêmios do festival brafrica de hip hop :
Prêmios para o primeiro lugar :
Premio 1. um vídeo clipe com direção do( vras77)
Premio 2. Um show pago pela (fabricas de cultura vila nova cachoeirinha)
Premio 3. 500.00 $ de roupas da marca (chonic 04:20)
Prêmio para o segundo lugar:
Um bet com produção do ( esquina da gentil produção )
quem mandou o material confira o seus Email..produção brafrica / coletivo clã