Bar em Itapevi realiza exposições de arte e troca de livros

Agência Mural

Na cidade de Itapevi (região metropolitana de São Paulo), é escasso o incentivo à cultura. A única biblioteca pública da região, por exemplo, não possui acervo suficiente de livros

Foi para mudar essa realidade local que Veloso Lopes, 38, criou o Cohabar. O projeto mescla atividades culturais em um espaço tradicionalmente voltado para o happy hour. Há intercâmbio de livros entre os usuários, exposições de arte e atividades com discos de vinil.

Algumas das obras em exposição no Cohabar, em Itapevi, na Grande São Paulo

“Acompanhei a dificuldade de pessoas interessadas em atividades culturais. Cresci precisando ir para outras localidades em busca de conhecimento”, conta Veloso. Morador de Itapevi, ele viu na iniciativa uma forma de aproximar lazer e cultura aos moradores da região.

No Cohabar, a decoração é inspirada nos anos 70, 80, e 90. O espaço também busca trazer objetos que não fazem mais parte do cotidiano dos usuários, como uma máquina de escrever.

Apresentações de skatistas da região, grupos e cantores de rap, hip-hop, djs e intervenções de grafite também são realizadas no espaço, todas gratuitas.

Artistas de Itapevi que nunca haviam exposto peças de própria autoria antes, também têm a chance de exibir o seu trabalho no ambiente, ficando as obras à venda.

“Sou grafiteiro e formado em publicidade. Nunca havia vendido um quadro antes de expor minhas obras aqui. Foi uma experiência que marcou minha carreira”, diz Emerson Queiroz de Godoy, 25.

O proprietário do Cohabar, Veloso Lopes, e sua filha em frente a uma das pinturas na entrada do estabelecimento

A exposição também deu ao artista a oportunidade de levar suas peças para outros espaços. Os expositores aproveitam para trocar experiências entre si.

Como uma das criadoras do projeto Biblioteca Ambulante, no qual os leitores podem trocar seus livros já lidos por outros, Aishá Macedo, 27, diz que a iniciativa dá certo em um ambiente de bar.

“Falar sobre como um livro estimula a curiosidade é sempre positivo na mesa do boteco, pois desperta interesse até nas pessoas que não tem hábito de leitura”, destaca.

Narayhana Pereira, 21, correspondente de Itapevi.
@narayhana
narayhana.mural@gmail.com

Comentários

  1. Muito boa a iniciativa. Moro em Itapevi e sei que o investimento em cultura por parte do poder público é praticamente nenhum. Só faltou passar o endereço do bar.

  2. Muito Boa a matéria. E também o espaço que o Veloso abre para os artistas e para o publico em geral que procure algo diferente na nossa região ,carente de um espaço assim ;Parabéns e compareçam para conhecer o COHABAR EM ITAPEVI.

  3. Muito obrigado pelo carinho e reconhecimento do trabalho ali feito, agradeço a todos que fizeram e fazem parte do sucesso do COHABar.
    Sejam sempre bem vindos.

    COHABar
    Não seguimos um modismo e sim cultivamos uma cultura.

    Rua Lázaro Toledo de Queiros, 31 – Acesso Acarembo – cohab 1 – Itapevi/SP

  4. Bela matéria. Tenho alguns amigos em Itapevi, agora eles tem a obrigação de me apresentar esse lugar. E meus parabéns a jornalista Narayhana Pereira pela matéria bem escrita.

  5. Sensacional, parabéns.

    A Matéria ficou ótima e a iniciativa do Velozão ja te de parabéns faz um tempo. Toda sorte do mundo e saúde, restante a gente corre atrás.

  6. Atitude sensacional, acho que é disso que estamos precisando, mais movimentações culturais, pois a conscientização vem através da cultura.

  7. Atitude é tudo!
    Outro dia marquei com um amigo pra trocar-mos uma idéia sobre um trabalho no Cohabar, assim que estacionei, cumprimentei o Velozo, pedi uma cerveja e no momento eu era o ínico cliente, pois ainda era muito cedo. Ele entrou pra pegar e quando voltou já estava rolando um AC/DC, banda que gosto muito.
    Pensei comigo, eu só pedi uma cerveja. È bom se sentir especial vez em quando e foi como me senti naquele momento diante da recepção.
    Do nada la estava eu tomando uma cerveja bem gelada, ouvindo o bom e velho Rock and Roll da minha banda favorita…
    “pequenas atitudes grandes lembranças”
    Vlw Velozo…

  8. Lugar muito bom de ir e encontrar os amigos.
    Muitos objetos antigos e que nunca imaginaria reencontra-los.
    Pessoas de paz…Itapevi precisa de lugares como este.
    Parabéns veloso!!!

  9. sou morador de itapevi e conheço o bar é uma excelente iniciativa para revivermos a nossa cultura outrora esquecida e sufocada pelo lixo que nos é oferecido hoje
    parabens meu amigo continui assim

  10. esse bar e muito bom o melhor de itapevi ambiente muito amigavel e com pessoa maravilhosas venha conhecer não vai se arrepender garanto

  11. lembrando que o bar é no meio da COHAB de Itapevi, lugar escolhido a dedo pois pela personalidade, conceito, respeito ao próximo e pela cultura do bar não poderia ser em outro lugar.

    COHABar
    Quebrando barreiras entre classes sociais.

Comments are closed.