Mural

Blog dos correspondentes comunitários da Grande SP

 -

Blog é escrito por correspondentes comunitários --em sua maioria estudantes ou já formados em jornalismo, mas, sobretudo, interessados em contar o que se passa na região em que moram, na periferia da Grande SP.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Crianças aprendem na prática a preservar meio ambiente em escola de Guarulhos

Por Blog

Acho muito legal adotar uma área verde, isso quer dizer que a escola está cuidando do planeta”, diz a estudante Mariana Vucovic, 11. Foi com esse objetivo que o colégio Carbonell, localizado em Guarulhos, na Grande São Paulo, começou a procura por educação e responsabilidade socioambiental junto com os seus alunos.“É legal porque além de cuidar do planeta, nossa cidade e escola ficam bonitas. O ar fica menos poluído e mais limpo”, comenta a estudante Vivian Branchini Lopes Ribeiro, 9.

As praças públicas adotadas eram abandonadas, cheias de lixo e estruturas velhas. “Isso nos chamou a atenção, para melhorá-las, contratamos jardineiro e pintor. Hoje são áreas bonitas, bem cuidadas, que estimulam as pessoas a continuar preservando aquele ambiente”, comenta a diretoria do colégio. A aluna, Yasmin Spedo, 11, concorda. “Assim teremos mais lugares para passear”, afirma.

Praça adotada pelo Colégio Carbonell (Foto: Arquivo/Colégio Carbonell)

Juntamente com o programa da prefeitura – que permite a adoção de áreas verdes na cidade – eles tiveram uma oportunidade de dar um exemplo, fora do colégio, para os seus alunos. “É importante ter esse exemplo fora, cuidando do bairro e da cidade em que os alunos, professores e funcionários vivem”, explicam. Internamente, a escola possui um jardim sensorial e pratica o reaproveitamento de águas pluviais para a irrigação do jardim. Os alunos auxiliam na manutenção desse jardim interno para aderir a prática ecologicamente correta.

João Pedro Francishette, 15, afirma que a iniciativa é positiva para incentivar os demais. “Preservar uma praça faz muita diferença para quem vive próximo dela e é mais seguro”. Lucas Sala, 15, comenta a relevância de dar o exemplo para os alunos. “Uma escola que dá esse exemplo é muito importante, principalmente por ter crianças pequenas que aprendem como preservar o nosso planeta”.

A Prefeitura de Guarulhos iniciou o programa “Adote uma área Verde” com o objetivo de melhorar a manutenção de todos os parques, praças e canteiros da cidade. O programa é gratuito e o único custo que o adotante possui surge da manutenção do espaço. Em contrapartida, o novo responsável pela área verde ganha o direito de instalar uma placa no local, mostrando que a área é de seus cuidados. Cada adoção tem um prazo de 2 anos, podendo ser renovada ou não.

Classificamos o programa como uma necessidade de prestar melhores serviços na manutenção destas áreas”, explica Vladimir Vallada, 53, diretor do departamento de Administração de Parques e Áreas de Lazer do órgão.

Jéssica Souza, 21, é correspondente de Guarulhos.
jsouza.mural@gmail.com

Blogs da Folha