Após falha, CPTM manda passageiro pular de um trem para outro

Agência Mural

Na tarde desta quinta-feira (13), os usuários da Linha 7-rubi da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) se depararam, mais uma vez, com falhas no trem. O fato inusitado é que os passageiros tiveram que migrar de uma composição para o outra antes de chegar a plataforma.

O trem, que vinha da estação de Caieiras (Grande São Paulo) para Perus, na zona norte da capital, parou entre as duas estações por volta das 12h10. Os usuários permaneceram cerca 50 minutos em um vagão sem ar-condicionado.

Depois do tempo de espera, o maquinista anunciou que eles trocariam de composição. Para a surpresa, outro trem parou ao lado da locomotiva quebrada, as portas dos dois se abriram e os passageiros tiveram que pular de um vagão a outro na linha de trem.

Passageiros tiveram que pular de um trem para outro em linha da CPTM (Foto: Larissa Rodrigues)
Passageiros se ajudam ao ter que pular de um trem para outro em linha da CPTM (Foto: Larissa Rodrigues)

“Achei que voltaríamos para Caieiras ou que desceríamos em Perus. Para minha surpresa não foi isso que aconteceu. Um trem vazio parou na linha oposta, as portas de ambas as composições foram abertas e descobrimos que a ideia de trocar de trem era, na verdade, pular de um trem para o outro”, relata a estudante Larissa Rodrigues, 22, que registrou o fato e postou a foto em seu Facebook.

Segundo Larissa, não havia guardas ou ajudantes da CPTM para auxiliar na transição, o que fez os passageiros se ajudarem. “Havia crianças, pessoas idosas e deficientes que precisavam de bastante ajuda, pois, além de um grande espaço entre uma composição e outra, as portas não ficaram paralelas”.

Segundo a CPTM, a prática é comum quando há falhas em trens da linha. A empresa também informa que sempre envia funcionários para auxiliar os passageiros.

 

Jéssica Moreira, 22, é correspondente de Perus
@gegis00
jessicamoreira.mural@gmail.com

Comentários

  1. Semana retrasada aconteceu a mesma situação comigo e outros passageiros, na mesma linha. Achei um absurdo os passageiros ter que sair de um trem para outro, também teve outros passageiros que começaram a passar mal e pular na linha de trem. Não teve ajudantes da Cptm, eles chegaram muito depois de tudo.
    Cada vez mais é muita falta de responsabilidade da CPTM fazer isso com os passageiros, pois no meu vagão tinha mulher, crianças e idosos e todos tiveram que pular de uma composição para outra.

    Ficamos muito tempo parado no trem e estava muito calor, passageiros começaram a ´passar mal com o trem fechado.

    Tenho o vídeo que mostra os passageiros pulando de um trem para outro, caso queira para a publicação irá me fazer um favor em ajudar na divulgação.

    1. É…mas pergunte as pessoas de Franciscom Morato que ficaram sem trem por 3 meses depois da depredação da estação se seu comentário procede?

    1. Janete, você anda ou andou de Metrô/Trem em SP? Me parece que não, então vou lhe explicar… TODO dia, o ano TODO, seja ele de eleição ou não, ocorrem problemas no transporte público de SP. E SEMPRE vem o Governador dizer que se trata de uma ação “orquestrada”. Balela! Balela que aliás convence muita gente.

    2. Consegue ter uma ideia dos dos milhares de KMs que rodam esses trens toda semana ? Será que seu pensamento é tão limitado assim, pra não perceber que equipamentos eletromecânicos se desgastam e podem sim sofrer quebra inesperadas, por mais que se faça um revisão preventiva ?

  2. Imaginem de um trabalhador destes que faz bicos fosse à casa de um dos diretores da CPTM e instalasse um vaso sanitário ao contrário, “de cabeça pra baixo”? É mais ou menos isto que os letrados da CPTM fazem com os usuários todos os dias.

  3. No calor de ontem ao meio-dia, a CPTM fez isto com as pessoas? Sem falar no resto. Acabem com a concessão imediatamente, coloquem outra terceirizada para dar conta. E se não der, retirem-na no prazo de três meses. A gente, quando vai trabalhar, não passa por um período de experiência? por que isto não acontece com os serviços em geral? Depois, reclamam do quebra-quebra. Tinha é quer todos os dias.

    1. A CPTM não é uma empresa privada, é uma estatal, assim como nosso Metrô de SP.
      Somente a Linha 4 tem parceria público/privado.

    2. Boa, vamos ficar com uma privatizada, que sabe a gente chega a ser como a SUPER VIA no Rio de Janeiro. #superideia . Quanto a ficar trocando, acha que processos de licitação acontecem do dia pra noite ?

  4. não vejo nada demais, afinal pela mixaria que custa a passagem,já é muito luxo ter assentos e gastar com ar condicionado com esse pessoal é jogar dinheiro fora…reclamam de barriga cheia…andem a pé… e votem no picolé….

  5. Queria ver todos que criticam achar uma solução mais rápida e mais viável que essa, para tirar rapidamente usuários de uma composição de mais de 300 toneladas que por uma falha mecânica, elétrica ou pneumática está impossibilitada de se locomover. E falhas acontecem. Vc pode cuidar do seu carro todos os dias, uma hora uma peça apresentará defeito. Isso não significa que VOCÊ é um incompetente. Isso simplesmente acontece.

Comments are closed.