Parques em Carapicuíba têm playgrounds quebrados e lixo a céu aberto
Cheios durante o verão e em períodos de férias, os parques de Carapicuíba, na Grande São Paulo, são uma das principais alternativas de lazer dos moradores, mas contam com equipamentos sem manutenção, lixo a céu aberto e falta de segurança.
Quem está na avenida Antônio Faustino dos Santos, s/n, em direção à cidade de Osasco (Grande SP), percebe que parte da calçada do parque dos Paturis é quase um estacionamento, cercada por muitos carros e caminhões.
Pequenos grupos de moradores de rua rondam o ambiente, que é conhecido pelo alto índice de assaltos e de violência, principalmente à noite.
O parque tem três quadras de futebol com as grades de proteção quebradas, uma pista de skate pichada e playgrounds com a pintura descascada, além de uma caçamba de lixo com parte dos dejetos espalhados no chão.
Em um dos três lagos há uma mina entupida e, em dias de calor, crianças aproveitam para nadar e adultos para pescar, mesmo com a proibição destas atividades no espaço. “Pesco aqui a mais de 10 anos e consigo muitos peixes. Ontem peguei um enorme!”, afirma o motorista José Tito, 60.
Já o parque do Planalto, localizado na Serra de Mailaski, 40, oferece aos moradores playgrounds em razoáveis condições de uso. Na entrada há rochas, mato e parte do solo está cavado por causa de obras de captação de águas pluviais, o que dificulta a localização de quem está na estrada Ernestina Vieira.
“Disseram que aqui é grande, mas é pequeno e não tem muitas árvores”, diz o pedreiro Adelson Teodoro, 37.
Há três quadras poliesportivas no espaço, porém todas estão sem redes. Há, também, uma pequena quadra de areia e equipamentos de ginástica.
Ao lado da histórica aldeia de Carapicuíba, o parque da Aldeia, na avenida Marginal do Ribeirão, 5.400, permite ao frequentador ouvir os pássaros da região. Moradores também aproveitam para deitar na grama em frente a um grande lago, com vista para paisagem.
Contudo, os frequentadores cobram mais melhorias. “Os brinquedos das crianças estão quebrados, falta segurança e limpeza. Já fui assaltada aqui”, conta a vendedora de cachorro quente Efigênia André, 50
De difícil acesso para quem chega pelo viaduto Vereador Jorge Julian, o parque estadual Gabriel Chucre está localizado na rua Consolação, 505, no centro de Carapicuíba e ao lado da Fatec (Faculdade de Tecnologia do Estado). O espaço é plano, limpo, conta com placas e painéis de sinalização e centro cultural. Também possui nove quadras poliesportivas, sendo uma de vôlei de areia e outra de tênis.
A instalação Circuito do Tietê, com pedras grandes no chão, sinaliza, como uma bussola, alguns municípios vizinhos. O local é muito visitado por skatistas, já que conta com uma pista para a prática do esporte. Há bebedouros, banheiros, áreas de ginástica e pista de cooper.
Frequentadores também podem estudar em baixo de quiosques com mesas e bancos, mas um deles está pichado.
Questionada sobre a ausência de profissionais de segurança e limpeza nos parques, a Prefeitura de Carapicuíba se limitou a informar que realiza diariamente estes procedimentos. Disse, ainda, que a manutenção dos equipamentos é realizada sempre quando há necessidade.
Anderson Ferreira, 25, é correspondente de Carapicuíba
@anderson2908
andersonferreira.mural@gmail.com
QUando conheci Carapicuiba era uma terra de ninguém, e hoje continua igualzinho. Parabens aos eleitores que votaram e, Sergio Ribeiro Silva (PT) pela bobagem bestial que fizeram
Isso é só uma parte do abandono de Carapicuiba.Morei minha vida toda nessa cidade, é incrivel como nascimento de favelas crescem vertiginosamente nas areas ao redor das COHABs.Os lixos são descartados ao céu aberto e não uma providencia da prefeitura.Lamentavel.
Carapicuiba está abandonada, cadê você Sergio Ribeiro? Acho que depois de dois mandatos vc não mora mais em carapicuiba não é mesmo?
Vizinha a cidade de Carapicuíba, temos a cidade de Osasco onde neste final de semana foi inaugurado um projeto de parque chamado Parque dos Metalúrgicos. Onde a sujeira e mal conservação predominam. Isto por que o parque NÃO TEM UMA SEMANA DE USO. O que estas duas cidades tem em comum? A administração PT.
Parabéns pela matéria Anderson Ferreira! Diariamente sou obrigada a conviver nos meio de lixos espalhados pela cidade de Carapicuíba. Falta conscientização da população? Ou descaso do poder público? Fica esta reflexão!
Acorda povo de Carapicuíba!!!
Outro dia resolvi passear pelo Parque dos Paturis no Km 21 e tudo o que presenciei foi total abandono e cenas que não desejo descrevê-las aqui.
Percebe-se pelas filmagens ser o mais negligenciado pelas autoridades.
Manutenção? Limpeza? a prefeitura não faz nada, e esta atolada em dividas, não sei pra onde vai o dinheiro de Carapicuíba, não há investimento em nada, só em radares, Barueri, Osasco e Jandira não tem juntas o tanto de radares que tem em Carapicuíba, é uma vergonha só investir em punição de condutores quando TODO o resto esta um LIXO.
olha bem carapicuiba esta crescendo mas sem estruturas , onde as coisas começa mas termina hospital pronto socorro ,escolas,creche,vc indo do parque da aldeia sentido NOVO HORIZONTE tem pronto atendimento medico q só estava fazendo durante á eleição passou esse periodo esta céu aberto estragando . cadé nossos emposto, q pagamos.?
Moro em Osasco, perto da divisa com Carapicuiba e digo que essa parte de osasco e Carapicuba é muito largada, temos a marginal de acesso a principal avenida de Osasco através do Rodoanel as escuras e cheia de lixo na beirada, um terminal mal acabado de chão de terra em frente a estação de Trem General Miguel Costa, do lado de carapicuiba temos uma baita favela e no outro lado parece a Cracolândia de tanto noia, fora que o Parque do Paturis é um lixo a céu aberto. O que custa asfaltar, o que custa fechar o parque e ter maior controle, o que custa por um posto de segurança nessa divisa? Infelizmente os senhores governantes estão numa preguiça só.