Eleição em Diadema foca em saúde e pode ter segundo turno

Agência Mural

Os problemas na área da saúde são o principal desafio para o atual prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV), conquistar a primeira reeleição e se consolidar no poder em uma das cidades que mais teve o domínio do PT com cinco prefeitos nos últimos 30 anos.

Com pouco mais de 330 mil eleitores, o município tem nove candidatos na eleição para prefeito, com a possibilidade de a disputa ir para o segundo turno.

Os candidatos ao cargo têm focado em promessas para a saúde, segurança pública e educação. No entanto, a saúde é a mais mencionada por moradores do município.

“O problema da gestão atual foi colocar pessoas de outros partidos devido às coligações (partidárias)”, afirma a assistente administrativa Elaine Bezerra, 34.

A crítica de Elaine tem relação com o fato de Michels ter nomeado o vereador José Augusto (PSDB), como secretário de saúde após receber o apoio do parlamentar no segundo turno de 2012. Mais votado para a Câmara, Augusto ficou no cargo até abril deste ano, quando voltou à Câmara Municipal para concorrer à reeleição.

Em seu material de campanha, o vereador não menciona que atuou na saúde. “Enfrentamos muitas dificuldades: encontramos uma Prefeitura com dívida de R$ 2,5 bilhões, prédios em péssimas condições de manutenção, profissionais desmotivados e equipamentos quebrados”.

Diadema conta com 21 Unidades Básicas de Saúde (UBS), um centro de especialidades médicas e de exames complementares, o Quarteirão da Saúde, e um Hospital Municipal, no bairro de Piraporinha.

Sobre o hospital, a administração municipal informa em seu site que “além dos moradores de Diadema, o equipamento é referência para vítimas de acidentes de trânsito dos sistemas Anchieta-Imigrantes e Rodoanel”.

Apesar de receber pessoas com fraturas, o local não realiza cirurgias ortopédicas. “Fui internado com uma fratura no fêmur e aguardei dez dias para ser transferido para o Hospital Estadual de Diadema, onde passei pela cirurgia”, explica o pedreiro Fábio Borges, 47.

Outra questão a ser resolvida pelo prefeito eleito será em relação à UTI neonatal do Hospital Municipal, fechada desde 2013.

“Ainda existe um longo caminho para termos a saúde que queremos em nossa cidade, mas estamos conquistando importantes avanços”, alega Michels em sua rede social.

DISPUTA

Lauro tem como principais adversários dois vereadores. Sem a presença dos ex-prefeitos Mário Realli e José Filippi, o PT optou por Manoel Eduardo Marinho, o Maninho, quatro vezes vereador. O PRB lançou Vaguinho, enquanto o PSD tem Taka Yamauchi.

Eles foram os mais mencionados na única pesquisa divulgada no período eleitoral da cidade. Porém, o resultado da eleição é imprevisível, pois o levantamento foi no começo da campanha.

No levantamento divuglado pelo DGABC Pesquisas, Michels teve 26,8%, seguido de Vaguinho (PRB) com 14%, Maninho (PT), com 9,5% e Taka Yamauchi (PSD), 5%. Brancos e nulos chegam a 24,3% e 15,3% dos entrevistados não opinaram.

Foram entrevistadas 400 pessoas, no dia 29 de agosto, e a pesquisa foi registrada no TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral) sob protocolo SP-01573/2016.

Não foi feita projeção de um eventual segundo turno. Outros cinco candidatos também estão no páreo: Cruz (PSOL), Vandival Ferreira (PCO), Profº Ivanci (PSTU), Russo (PMN) e o Ambientalista Virgilio (Rede).

Diogo Marcondes, 27, é correspondente de Cidade Ademar
diogo.mural@gmail.com

Comentários

  1. Nao entendo como Lauro quer se reeleger.
    Sou morador de Diadema e vejo as dificultades de Diadema e o descaso e a desorginasizacao com Diadema na saude na seguranca

  2. o que o lauro mais sabe fazer é atacar o vaguinho e não sabe apresentar projetos e mesmo que apresente não tem como acreditar-mos porque ele é mentiroso porque o que ele prometeu há quatro anos atrás ele não cumpriu e não é dessa vez que vai cumprir. fora lauro ,fora

  3. boa tarde Diademenses.eu não posso ser cego a ponto de não ver o caos total na saúde de Diadema e o povo não é bobo de reeleger um prefeito que não caso dos moradores do nosso municipio.entrem na internete pesquise e vejacomo está a saúde de Diadema depois reflita se dar pra eleger um cara como esse que não está preocupado com o nosso povo.o que estáacontecendo éu mapouca vergonha e esse individuo ainda tem coragem de dizer que está na frente nas pesquisas.isso é uma mais uma das suas muitas mentiras.quem é mentiroso é filho do diabo porque ele é mentiroso e pai da mentira.pensem bem e votem 10 no dia 30 ok.um abraço a todos e um bom voto.fora lauro fora lauro

  4. Esse prefeito Lauro foi um dos piores prefeito que diadema já teve. A saúde ta um descaso total, vc chega no quarteirão da saúde em diadema se procurar uma maca pra colocar um pasciente não encontra, falo isso porque passei por isso quando levei meu sogro. A segurança nem se fala! Agente sai de casa tem que deixa o celular porque corre o risco de ser roubado isso e todo dia vem acontecendo. Hoje mesmo teve um arrastão em uma escola do vila Nogueira. Agora vem esse cidadão falando que vai fazer isso fazer aquilo! Porque não fez não fez nos primeiros três anos de mandato agora no ultimo começa a quebra posto de saúde pra reformar e colocar uma borra de de asfalto pra enganar os bobos. E muita hipocrisia muita cara de pai enganar a população dessa forma. Infelizmente no nosso país não tem punição para esse tipo de gente que faz o que quer com nosso povo! Lamentável!

Comments are closed.