O Mural começou como um projeto multimídia que formava e treinava “correspondentes comunitários”: alunos de jornalismo, blogueiros, jovens com alguma experiência em jornalismo e outros interessados egressos de comunidades de periferia da cidade de São Paulo.
O projeto foi idealizado, implantado e coordenado pelo jornalista Bruno Garcez, bolsista do Knight International Journalism Fellowships, programa oferecido pela organização International Center for Journalists (ICFJ).
O objetivo era fazer com que esses correspondentes comunitários pudessem oferecer, por meio da produção colaborativa de conteúdos multimídia, uma “visão de dentro” da periferia, que acaba não entrando na pauta da cobertura profissional.
Em funcionamento, o projeto Mural tende a se tornar uma agência de notícias da periferia da cidade de São Paulo e referência em conteúdo produzido de forma colaborativa por moradores das comunidades sobre temas que afetam o seu dia a dia.
Com a possibilidade de desenvolvimento e criação de diversos núcleos geograficamente distantes, o blog do Mural age como o nó unificador desta rede.
Desde que foi ao ar, em meados deste ano, o blog do Mural cresceu, em conteúdo e a participação dos cidadãos-jornalistas formados pelos três cursos oferecidos por Garcez.
Em 24 de novembro de 2010, o blog do Mural, coordenado pela jornalista Izabela Moi, passa a ser hospedado na Folha.com, fazendo parte de seu conteúdo exclusivo.
Desde 14 de fevereiro de 2012, o Escritório Zonal do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em São Paulo, oficializa seu apoio institucional ao blog Mural.