Avenida importante em Osasco tem esgoto a céu aberto e se torna depósito de entulho
Por Paulo Talarico
“Quando eu comprei a casa, muitos me disseram ‘não compre’, pois vão desapropriar para ampliação da avenida. Vivi 28 anos ali, me mudei e a via não chegou”, afirma o caminhoneiro Antonio da Cruz Paiva, 64, proprietário de uma residência na região da avenida Visconde de Nova Granada, a margem do córrego João Alves.
O local fica na cidade de Osasco, região metropolitana da Grande São Paulo, e é uma importante ligação entre as regiões norte e sul do município. Apesar disso, os moradores aguardam há anos projetos de duplicação e canalização do esgoto.
Enquanto as obras não chegam, as pessoas são obrigadas a conviver com sujeira, esgoto a céu aberto e entulho. “Antes eles vinham com as máquinas e levavam, só que agora está um lixo”, complementa Paiva, que diz que há pelo menos seis anos não vê uma grande limpeza na região.
“É muito pernilongo e tem noite que a gente não consegue dormir. Não se pode deixar nada na pia, porque enche de insetos”, diz a aposentada Maria Tereza Siqueira, 80.
Ela também explica que o mau cheiro prejudica a saúde dela e do marido, de 79 anos, que faz tratamento de hemodiálise. “O vento traz tudo para cá.”
Em 2009, uma parte da reforma foi entregue, mas um trecho com mais de um quilômetro permanece abandonado.
Quem vive do lado da via em que não houve reparos, denominada avenida Sport Club Corinthians Paulista, caminha por trilhas estreitas de terra, na beira do córrego, para chegar às casas. É preciso circular em meio a lixo, móveis velhos e eletrodomésticos jogados no local.
Na frente do muro de um condomínio, objetos queimados também atrapalham a passagem. “Olha ali, o lixeiro não pega nada daquilo”, afirma o morador Oscar Ribeiro, 65.
Por outro lado, a primeira parte da duplicação da avenida trouxe ao menos um benefício para os moradores: “A água parou de vir até aqui. Eles baixaram mais, daí não deu mais inundação”, diz Ribeiro.
Em novembro do ano passado, alguns jornais da cidade noticiaram que o governo federal havia liberado uma verba de R$ 50 milhões para realização da obra. Entretanto, a assessoria de imprensa da prefeitura informou, na quinta-feira (15/3), que o projeto ainda não havia sido aprovado e que a construção não havia sido iniciada por isso.
De acordo com a Secretaria de Obras do município, “a limpeza do córrego é realizada constantemente”, mas “as chuvas dificultam o trabalho no local”. Quanto ao entulho, afirmam que são os moradores que têm de contratar uma caçamba para a retirada pois, “assim como em várias outras [cidades] da região metropolitana, além da própria capital”, a prefeitura de Osasco não dispõe desse serviço.
Paulo Talarico, 21, é correspondente comunitário de Osasco.
@PauloTalarico
paulotalarico.mural@gmail.com
Além a falta de limpeza na cidade, que é feita somente quando a Presidenta vem nos visitar, falta lugares para nosso passeio dominical, não temos parques acessíveis, não temos mais onibus para cidades turisticas, como São Roque (só às 18 hs), nem para Embu das Artes. Prefeito, faça alguma coisa… queremos diversão tb.
Concordo contigo Roseli e sobre a Demutran, semana passada eu vi um irresponsável conduzindo seu veículo na contra mão na Visconde de Nova Granada e quase provocou um acidente! Kd a Demutran nessas horas??? Osasco está abandonada!!!
A Demutran está transformando o trânsito dessas avenidas num caos total, com proibições de virar a esquerda, retirada de lombadas e sinaleiros.
Eles só não conseguem resolver o problema dos rachas de carros e motos com escapamentos abertos e sem placas, que ocorrem nessas mesmas avenidas…. por que será?
A Visconde de Nova Granada está um lixo a mais de 2 anos, quando foi entregue a 1º fase da Obra. Na ocasião teve até showzinho de dupla sertaneja. Por que não pegaram esse dinheiro e terminaram a avenida?? Mas não…tem que tratar o povo na velha politica “pão e circo”.
Mas este ano com certeza a camabada do PT, liderada pelo Emidio e o João Paulo vão prometer pela terceira vez a duplicação da avenida. E o povo imbecil e ignorante, que se vende por troca de um chinelo ou uma dentadura, vai novamente acreditar nas promessas desses dois picaretas!!!!!
Agora está piorando, pois a Demutran está transformando o trânsito dessas avenidas num caos total, com proibições de virar a esquerda, retirada de lombadas e sinaleiros.
Eles só não conseguem resolver o problema dos rachas de carros e motos com escapamentos abertos e sem placas, que ocorrem nessas mesmas avenidas…. por que será?
ALÉM DO RIO QUE ENTREMEIA AS DUAS AVENIDAS, QUE NAS PROXIMIDADES DO SESC E ACM, NA VERDADE É UM ESGOTO A CÉU ABERTO, AGORA TEMOS A DEMUTRAN QUE ESTÁ FAZENDO ALTERAÇÕES NO TRANSITO DA REGIÃO, CAUSANDO UM CAOS ONDE TUDO FUNCIONAVA PERFEITAMENTE, ATÉ ELES POREM AS MÃOS E COMPLICAREM TUDO. ALÉM DISSO FALTA FISCALIZAÇÃO DE TRÂNSITO, POIS NOS FINAIS DE SEMANA CARROS E MOTOS FAZEM RACHAS NESSAS AVENIDAS, COM ESCAPAMENTOS ABERTOS E SEM PLACAS DE IDENTIFICAÇÃO. E OLHA QUE A DEMUTRAM FICA A MENOS DE 50 METROS DE ONDE ELES FAZEM ISSO E NUNCA VÍ UMA VIATURA DA DEMUTRAN NESSAS AVENIDAS.
estou com vergonha ,porque acreditei e votei no P.T E me frustrei espero pela duplicaçao da visconde e todos os dias saio no meu portao acreditando que a tal vai ser iniciada mas e so ´mais uma mentirosa promessa de campanha afinal as eleiçoes estao ai e ja sei que isso vai se arrastar por longos tempos …………..
Av. Visconde de Nova Granada x Av. Esporte Clube Corinthians x Acesso ao clube ACM pela Rua Açucena. Tudo funcionava perfeitamente, até a Demutran, da noite pro dia, proibir conversão e alterar tempo dos semáforos – depois disso o caos se instalou no cruzamento e a Demutran sequer aparece para “tentar” organizar o que não tem organização. Parabéns – esperamos que o sr, Prefeito, que já foi avisado, tome as providências necessárias, pois a região é de passagem do corpo de bombeiros, ambulâncias e Ônibus e o que fizeram foi bagunçar tudo.
E aí Sr. Prefeito.
Pela placa que foi colocada na praça do Salgado, a obra de duplicação já tem verba liberada.
Vi uma máquina a passos de tartaruga escavando a beira do córrego, mas ela desapareceu!!!!!!!!!
Quando vamos ver a efetivação da obra??????
Moro na Av.Visc.de Nova Granada, 2873, esquina com a Av.7 de setembro.
Sugiro que seja feito a alteração da fase do farol de acesso da Av.7 para a Visconde.
Qdo. fecha este farol, abre-se o acesso para seguir em frente na Visconde ou virar a esq. para a Av. 7.
Nesse tempo do farol, poderia ser deixado aberto a fase para quem quer entrar à direita na Visconde.
Essa ação ajudaria a minimizar o trânsito na Av. 7 de setembro, que congestiona porque fica muito tempo fechado.
Qualquer dúvida, estou a disposição para maiores esclarecimentos.
O que eu mais estranho, é o fato de eu ter lido hoje no jornal do PT, que é o partido do atual prefeito da cidade. O candidato a prefeito deles dizendo, que eles fizeram essa Avenida. Onde, que eu não estou vendo nada? Só mato lixo e entulho! Alguém está faltando com a verdade ou emitindo fatos nessas história, eles fizeram sim mais só um pedaço, eu faço caminhadas nessa avenida, mais até uma parte, porque depois de um trecho é impossível andar até mesmo a apés.
CONCORDO C/ O EDSON, A ÚLTIMA EDIÇÃO DO JORNAL DO PT ANUNCIOU QUE “FINALIZARAM A AV. VISCONDE DE NOVA GRANADA”. FINALIZARAM O QUE? QUEREMOS APENAS QUE CUMPRAM O QUE PROMETEREM DURANTE TODA A CAMPANHA DO PREFEITO EMIDIO. ESTAMOS FARTOS DE PROMESSAS NÃO CUMPRIDAS, AGORA É O MOMENTO DE RESPONDERMOS NAS ELEIÇÕES DE OUT/12. SUGIRO TAMBÉM UTILIZARMOS A INTERNET A NOSSO FAVOR (FACEBOOK, TWITTER ETC.).
O Brasil é um dos países onde se arrecada mais tributos no mundo, e o que nós temos de volta é este Rio, cheio de esgoto e animais como rato, baratas etc…Para aonde vai nosso dinheiro? Na verdade, temos 2 problemas. O 1º é a fraca mente dos governantes e o 2º é o povo que não reage.