Linha Diadema-Brooklin é caótica, dizem passageiros

imoi

Por Ana Paula Mendes

 

Superlotação, poucos ônibus, desorganização nas filas, atrasos, aumento de passagens. Estas são as principais queixas dos moradores da região do ABCD (Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano e Diadema), na região metropolitana de São Paulo, que utilizam a linha Diadema-Brooklin.

A estudante Priscila dos Anjos, moradora de Diadema, diz que todos os dias é a mesma coisa: poucos ônibus para muitos usuários. Ela gasta de 35 a 40 minutos para chegar ao trabalho, o mesmo tempo que passa à espera de um veículo no terminal. “Essa linha é importante para os moradores da região, mas tem muitos problemas”, afirma.

Há pouco mais de um ano, o corredor de ônibus Diadema-Brooklin começou a funcionar _ depois de quase 20 anos de obra_, e a linha passou a ter integração dentro do terminal de Diadema.

Fala-se do fim da integração gratuita nos terminais Diadema e Piraporinha entre o sistema da Metra e os ônibus municipais de Diadema. A Justiça concedeu liminar provisória até abril para manter a gratuidade. A reunião entre a empresa EMTU, Estado e a prefeitura foi adiada.  

No terminal já foram colocadas as catracas. “Não há benefício nenhum e ainda faltam ônibus”, diz a modelista Inês dos Anjos.

João Cunha, motorista particular, reclama da falta de fiscalização. “Não dá para saber ao certo o tempo de espera. Todo o dia é a mesma coisa: atrasos e superlotação”, diz.

“São muitos os problemas nessa linha. Tem tanta gente que às vezes pessoas que vão pegar trólebus para São Bernardo se misturam na fila no Diadema-Brooklin”, completa Inês.

Ana Paula Mendes, 26, correspondente de Diadema

@anamsiqueira

anamendes.mural@gmail.com

Comentários

  1. Mas é claro, governo do estado, PSDB, 20 anos de poder, rabo preso como empresários de ônibus, é só lucro sem contrapartida.

    1. Venha visitar Salvador para ver se o problema está restrito a um partido.

      Aqui não se governa para construir um país próspero. Se governa em benefício próprio.
      Isso é Brasil.

  2. Infelizmente, várias linhas de ônibus precisam ser repensadas, pois está havendo absurdos. Aproveitam-se dos corredores de transporte público já criados, abarrotando com várias linhas, que atendem uma infinidade de trajetos. No entanto, todas essas facilidades estão comprometendo enormemente a segurança e o conforto que todo usuário tem, pelo preço que se paga e pela decência que se exige. Para se ter noção da má qualidade do transporte público na cidade de São Paulo, é só percorrer as principais estradas do Brasil, e verifica-se que gado é melhor transportado, infelizmente.

  3. Eles são tão caras de pau que colocam a culpa no fato de a operação ser compartilhada com a SPTrans (o que não atrapalha em nada). Além disso, as linhas onde eles monopolizam o corredor também estão cada vez piores.

    1. Bruno você disse tudo, pela falta de competência ou de interesse da Metra, que opera o corredor, estamos vendo essa situação absurda, desculpas e mais desculpas, enquanto isso o usuário fica na mão. Duvido que as outras linhas que a Metra opera tenham o mesmo tratamento que as linhas 376 e 376M, que fazem a ligação de Diadema com o Brooklin.

  4. O mais patético é q os ônibus q trafegam em São Paulo não passam pelo ‘corredor’! Passam por fora desde a Divisa Diadema até o Terminal Jabaquara!

  5. Sp trans e a emtu acabaram com os fretados porque???? R. rabinho preso, c/empresarios das urbanas(onibus so da lucro c/ excesso de passageiros).

  6. Graças a Deus eu arrumei um jeito de ir de moto até o Jabaquara.
    Estou livre dessa decadência.
    Sou usuário dessa empresa desde 1990 e desde de sempre foi essa calamidade.
    Eles tem a mesma operação desde quando começaram a operar, não levando em conta o aumento de usuário. Eu fico me perguntando quem votou para que ele tivessem ganho o premio de qualidade total, com certeza não foram os usuários.
    E o pior, eu reclamo mas também tenho ideias para melhorar, mandei um Email e só faltaram me xingar no Email.
    mas como eu disse, eu tenho o livre arbítrio e hoje estou livre da linha Jabaquara – Ferrazopolis.

  7. A administração publica tem dois níveis, o primeiro escalão que vivendas nuvens mas nao resolve nada, a nao ser em época eleitoral; a segunda que executa olhando para o umbigo e correndo belas beiradas os donos de empresas de ônibus que querem realizar lucro. Cabe a nos perder tempo falando com as paredes. 20 anos para entregar um Servico desses ? Quanto foi que pagamos pela farra?

  8. Eu uso as avenidas Cupecê (São Paulo) e Kennedy (Diadema) todos os dias. Esse corredor foi inaugurado às pressas em ano eleitoral. O projeto era de segregar a linha do trólebus assim como é no ABC todo, mas a pressa de ganhar a eleição (e funcionou) fez o Serra fazer uma aparição no terminal Diadema para inaugurar essa verdadeira porcaria, que hoje atrapalha tanto os usuários de ônibus quanto os motoristas… além do que ninguém se respeita neste corredor.

  9. Sempre a solução encontrada pelo governo é cobrar mais, sempre mais e nunca existem outras soluções, pq será?

  10. Utlizo esta linha desde que foi inaugurada, juntamente com a a linha 287 que sai de Diadema e vai até Santo André. A empresa é a mesma e a linha 287 é mil vezes melhor. Melhorar é possível.Falta apenas VERGONHA NA CARA…

    1. Exatamente! A mesma empresa das linhas SBC – DIADEMA; SBC -JABAQUARA; DIADEMA-JABAQUARA; DIADEMA-SANTO ANDRÉ é a mesma da Diadema-Brooklin. Posso dizer, com toda clareza, que essas linhas são excelente. Não há superlotação, tem ar-condicionado. Agora pq a outra é diferente?

  11. deixo aqui minha revolta, pois pagamos um valor absurdo por esta condução que eles acham e colocam placas dizendo que é nº1, não perceberam que a população aumentou e que ninguém aguenta mais andar pendurada em condução será quando os governantes vão se tocar que o povo está quase parando tudo. Senhor governador como passageira aqui de diadema digo ao senhor tomo sete conduções por dia ônibus, troleibus e metro e posso dizer com toda certeza que isso que o senhor nos proporciona é humilhante, e ainda quer ganhar mais uma condução nossa, tirando a interligação o povo aqui em DIADEMA não vai aceitar isso não. queremos qualidade de transporte, e isso nos da qualidade de vida.

  12. Tão caótico ou mais é a linha Conceição/Berrini, imagine faz interligação deste trajeto por microônibus. O super lotação deve ser até contra lei e o trajeto demora no mínimo 1 hora.

  13. O corredor de Diadema foi muito mal planejado, os önibus além de usarem o corredor central trocam p/ a faixa da direita, sem falar na quantidade de semáfaros p/ pedestre que sae dos onibus da fx central.
    O que era p/ ser 3 faixa p/ carros sao apenas 2 pq os onibus ocupam a central e a da direita. Transito caótico. Pq nao colocaram um transporte de massa nesse corredor? (ex.: Trem)

  14. Heleodoro, esse trecho que a reportagem cita, não é o trecho que liga Diadema ao Jabaquara, mas sim a ligação de Diadema com o Brooklin, passando pela Av. Cupêce.

  15. O Corredor Diadema-Brooklin é um caos ,não somente para os usuários das linhas,mas também para os motoristas de veiculos particulares.Os onibus circulam no corredor(à esquerda),na faixa da direita e alguns alternam entre estas faixas em alguns pontos.Soma se a isto o aumento do trafego de pesados caminhões.Demoraram vinte anos para fazer este “BELO” serviço.Soma se a isto a péssima sinalização e a falta de alternativas para efetuar retornos.
    Fui multado por estacionar em um trecho onde havia duas sinalizações (por placas) conflitantes.Recorri,meu recurso foi indeferido,mas poucos dias depois a placa de restrição foi coberta por um plastico preto pela CET.Infelizmente os homens que deveriam estar preocupados em melhorar a vida do cidadão,só estão preocupados com ARRECADAÇÃO e REELEIÇÃO.

  16. Eu não posso acreditar na matéria!Governos tucanos e correlatos são absolutamente competentes,eficazes e eficientes!

  17. O mas grave além da desorganização nas filas dentro do terminal é o perigo que o motorista põe em risco a vida de pedestre onde faz o papel de cobrador descumprindo as normas de segurança e legislação de trânsito.

  18. Eu convivi com esse corredor Cupece de 88 a 2009. Passei por todas as fases da Cupece. Com ou sem corredor sempre foi terra de ninguém. É tudo bagunçado, tem de tudo que possa imaginar, carroças, carros caindo aos pedações, onibus em alta velocidade, carretas que escapam da Av. Bandeirantes. E nunca nada mudou. Seja qual foi o governo. Todos eles, desde Erundina a Kassab. Tudo a mesma M…….a

  19. se tivéssemos uma linha saindo de são Bernardo ate o morumbi sem necessidade de baldeação em Diadema,ganharíamos no mínimo 30 minutos e ainda desafogaria o terminal Diadema.O que falta é vontade e respeito pelo usuário.

Comments are closed.