No aniversário da cidade, Carapicuíba inaugura portal com mensagem religiosa

Agência Mural

Por Mônica Oliveira

Hoje faz 47 anos que Carapicuíba, cidade da Grande São Paulo, se tornou independente de Barueri, através de emancipação político-administrativa.

Como parte das comemorações, a prefeitura inaugurou ontem um portal na rua Consolação, principal via de acesso aos viadutos que separam Carapicuíba de Barueri.

A obra, com a inscrição “Carapicuíba é do Senhor Jesus”, causou reações de surpresa e até indignação entre os moradores locais e pedestres que circulam pela região.

As estruturas de concreto das laterais do portal foram erguidas há cerca de um mês, na via, sem placa que indicasse se tratar de um portal. A parte superior começou a ser içada na madrugada do domingo. Guindastes, tratores e maquinários gigantescos foram a grande sensação da noite, principalmente porque o trânsito da região foi interrompido.

Portal na entrada da cidade

Devido à semelhança da construção, a população criou a expectativa de ter uma antiga reivindicação do bairro atendida: uma passarela de pedestres.

“É isso que precisamos aqui”, reclama Jorge Luís, 48 anos, eletricista, ao saber que a passarela era uma ilusão. “Eles preferem fazer propaganda religiosa que salvar vidas”.

O trânsito é bastante intenso entre os viadutos e, segundo os moradores, já houve muitos atropelamentos. “Principalmente porque aqui não tem farol e ninguém respeita a faixa de pedestres”, conta Marcelo Isidoro, 32, estudante.

“Já existe uma placa com a mesma frase no final da ponte, e em todas as entradas da cidade”, afirma Marcelo. “Por isso esse portal é um desrespeito ao que Carapicuíba tem de melhor: a diversidade, gente de todo lugar e de todas as religiões”.

Como em toda polêmica, há também o outro lado: os que gostaram da obra. Mesmo quem mora ao próximo ao viaduto, como Ademar Ocanã, 56, coordenador técnico. “Acho bonito. E quem não gosta de Deus?”, pergunta.

Meire Miranda, 32, operadora de estacionamento. “Eu moro na favela da Cohab I, faz três anos que moro aqui, onde consegui emprego, e para mim tudo melhorou. Eu gosto dessa frase sobre Jesus, porque abre as portas”.

No começo desta tarde, uma mensagem atribuída ao prefeito Sérgio Ribeiro foi compartilhada na página oficial da prefeitura no Facebook. Ela informa que o portal não consumiu recursos públicos.

Segundo o recado, o painel é uma doação do Grupo Marabraz. Ele também diz que a passarela no local é inviável tecnicamente – um dos motivos é a linha de trem de carga, usada pelo IBC (Instituto Brasileiro do Café), que passa ao longo da via.

Para finalizar, a mensagem diz: “Mesmo as cidades mais pobres tem um portal assinalando a entrada da cidade”.

Nesta tarde, o Mural tentou contatar a prefeitura por telefone, mas ninguém atendeu.

Mônica Oliveira, 47, é correspondente de Carapicuíba.
@idmonica
monicaoliveira.mural@gmail.co

Comentários

    1. “CRENTES” bem chatos são aqueles que insistem para que os outros confessem JESUS CRISTO como Senhor e Salvador de suas vidas? Então eu sou “CRENTE” bem chato. E se você não se tornar, também, passará a eternidade num lugar onde o mural de entrada com certeza não será igual ao de Carapicuíba. Parabéns àqueles que proclamam o nome do Senhor Jesus. “Jesus, salve nossa nação!!!”

    2. EU GOSTARIA DE SABER O QUE PASSA NA SUA CABEÇA OU NO SEU CORAÇÃO…POSSIVELMENTE NADA, POIS DEVE EXISTIR UM ENORME VAZIO…..TODO JOELHO SE DOBRARÁ E TODA LÍNGUA CONFESSARÁ QUE JESUS CRISTO É O SENHOR, INCLUSIVE VOCÊ, QUER POR BEM, QUER POR MAL, ESPERO SINCERAMENTE QUE SEJA POR BEM.

      1. Bom, eu acho que não deveria se tratar a cidade como se só houvessem crentes. Existem pessoas que acreditam em coisas e outras não. Não há nada de errado em não acreditar em Jesus.

        Mas o MAIOR problema é esse portal, devia ser uma passarela. Porque ali tem os moradores e ainda milhares de estudantes da FATEC e FNC pra atravessar a rua.

    3. Qdo o Poder Publico patrocina o Camdoble, aí pode, porque é cultura. Qdo. interessa é cultura, qdo não interessa “0 Estado é laico”.

  1. Nada contra. Afinal, eu nem sou de SP. Mas, religiosidade tem limite. Daqui a pouco, vão colocar letreiros em escolas, hospitais…
    Para fazer uma passarela, não pode, não dá… tem o trem. Mas para colocar uma estrutura de concreto de milhares de quilos, não há impedimento

    1. Meu amigo Waliton, hoje tudo já é religiosidade! Nomes de escola, nomes de hospitais, nomes de bairros e etc, pode ver que Tem santo dali, santo da-la…

      Honrar o nome do Senhor é chama-lo a habitar no nosso meio!!!
      A religiosidade tem que ter limite mesmo mas o bem para sociedade tem que ser mostrado mesmo!!!

    1. Não existe país laico no mundo, laicismo é uma utopia, como democracia, ou comunismo.
      País laico não é país Ateu, pois ateísmo é a crença de que Deus não existe, sem, no entanto, nenhuma prova.
      Portanto, a sociedade religiosa tem direito de ter suas solicitações atendidas pelo poder público, assim como qualquer outra parte da sociedade.

      1. Vei. Senta no chão e chora!

        Ninguém tá sugerindo pra colocarem a frase “Deus está morto” ou qualquer outra cosia que o valha. O Estado não pode é colocar frase nenhuma. daqui a poco vem um judeu e pede pra escrever “Salve o povo de Israel”, depois vem um budista e “solicita ao poder público” para colocar “meditem até o nirvana” (ou algo assim)…

        1. Quem é que diz o que pode e o que não pode? O Pedro? O Manoel? Se não tomar conta da sua casa, o Ricardo vai lá e come tudo.

          País tem que ter comando, mas ateu é a minoria, portanto, repitam com a maioria:“Carapicuíba é do Senhor Jesus”

          1. Precisamos de um Brasil verdadeiramente laico e democrático, as instituições públicas não podem e não devem fazer proselitismo religioso e não é quem diz, a Constituição Federal estipula em seu art. 5º que o Estado e ai compreende-se tb os Municípios não podem optar por nenhuma religião. E, o estado laico é uma conquista da humanidade.

          2. Não. De jeito nenhum me submeto a alguma religião e DE FORMA ALGUMA aceitaria um simbolo DESSA FORMA.

            Existe uma grande diferença entre botar um simbolo religioso na cidade e forçar a cidade a um simbolo religioso como esse.

            Não vamos confundir as coisas. Ateus NÃO é minoria. Ateu é uma GRANDE parte. Agnósticos também. Outras religiões também

            Essa de pais tem que ter comando é desculpa por não ter argumentos para provar que um simbolo daquele realmente devia estar ali.

          3. Maioria, em toda a história da humanidade, sempre foi o rebanho, o povo fácil de se manipular, nao a elite.

            Quanto a sua frase: “pois ateísmo é a crença de que Deus não existe, sem, no entanto, nenhuma prova.”

            O ônus da prova cabe a quem afirma que existe. Nao há como desprovar algo que nao existe.

            Ou voce pode me provar que o unicórnio nao existe?

          4. O monk é desinformado e alienado do nosso contexto e realidade como todo fanatico religioso. Usa argumentos descaradamente mentirosos nas suas afirmações. Existem sim vários Estados ateus, o Japão um simples exemplo. O que não existe é a sociedade religiosa pois se existisse ela teria que pagar imposto. Cala-te com tuas falacias, monk. Quem diz o que pode e o que não pode é a Lei não a biblia. Evangelicos fanaticos como você é que são minoria neste pais. Mas fazem barulho pelo seu poder economico sustentado pela ignorancia do povo pobre das periferias, os pagadores de dizimos…

          5. canalha,vale tudo pra vc neh? que louve o senhor com o dinheiro dos outros neh?

            isso ai não tem nada a ver com o politico responsavel ser evangelico neh?

            cara de pau vcs teistas me enojam eu quero a placa DANE-SE DEUS,SERÁ QUE ELE COLOCA?!

          6. ERRADO. O fato de ser minoria não exclui o direito de ninguém. E se você acha isso, você age contra a liberdade. O Estado Democrático de Direito não professa nenhuma religião, e resta a você apenas aceitar isso. Seu deus não comanda o Estado soberano. Quem diz o que pode o que não pode é o Estado. País tem que ter ‘comando’, o que obviamente não vem da religião. Todas – eu disse TODAS, sem nenhuma exceção – as vezes em que a religião tomou o poder, deu errado. Milhares de pessoas foram e estão sendo mortas em nome do seu e de outros deuses. Tire o seu deus do meu Estado, eu não sou obrigado a acreditar nele. Passar bem.

          7. Ah tá se fosse “Pela glória de Mohammed” tua ia lá e arrancava né? Tu diz que ninguém diz o que pode ou não pode e fecha a frase dando aval pra aguém que vc julga que pode? Tá, pra não chamar meio mundo de (*) de burro, segue a dica: ou se institui a cidade como território religioso (ex: Aparecida) ou não se fala nada, porque esta declaração pode ser uma forma de coação moral (e, portanto inenquadrável à lei) à liberdade religiosa da CF. E mais: nem duvido que isto foi feito só pra ganhar voto da massa evangélica da cidade. Fundamentalismo neopentecostal em 2020 (se o mundo não acabar “de novo” antes) – a gente vê por aqui!

      2. RI-DI-DU-LO

        Se as repartições publicas federais tiveram que tirar crucifixos porque Carapicuiba teria o direito de tal manifestação?

        Claro que existe país laico!!

  2. É … que pessoas são essas que estão indignadas por uma frase tão especial com esta.Ou será que eles preferiam Carapicuíba é do diabo ?É o final dos tempos mesmo.Que Deus tenha misericórdia desses que não tiveram a oportunidade de conhecer a palavra de Deus.

    1. Eu prefiro bem mais uma passarela escrito “Carapicuíba é de Satanás ou de que entidade maligna for” do que um portal totalmente inútil dizendo que a cidade é de Deus.

      Sou ateu, mas penso o seguinte: se Deus realmente existe, ele reconhece seus fiéis por meio de sua fé e não por um monte de construções fajutas! ¬¬

    2. Se colocassem Buda esca conosco ou Alah é o nosso mestre ou Jeoja esta aqui, qual dessa vc prefere??? poruqe o seu deus pode não ser o mesmo que o meu

    3. Você pode desejar que tenha misericórdia. Só não tem o direito de me enfiar isso goela abaixo, e eu não sou obrigado a aceitar o seu deus.

    4. Eu acho que não devia haver a expressão de apenas UMA religião. Eu tenho vergonha de ficar vendo essas frases escritas por ai. Passa a imagem de que Carapicuiba é uma cidade aonde não há ordem e apenas uma parte predomina.

    5. Uma pessoa que não acredita em Jesus, não necessariamente acredita no diabo.

      O certo era não ter frase alguma.

      Ou muito melhor “BEM VINDO A CARAPICUÍBA”.

  3. Legal o portal. Mas gostaria de saber qdo a prefeitura irá solicitar aos controladores de trafego da cidade para trabalharem nos horários de picos nos faróis em frente ao Habib’s e o do acesso a Vila Gustavo Correa que liga a Rodovia Castelo Branco. O que ônibus e carros fazem ali toda manhã é um absurdo inaceitavel. Abs Haroldo

  4. O Brasil é (ainda) um país com Estado LAICO. Essa frase é um desrespeito aos ateus e representantes de outras religiões que não a cristã. E é inconstitucional. Se não envolveu dinheiro público, pode ser considerada uma “pixação” feita pelos executores da obra, que deveriam sofrer pena tão dura quanto aquela garota que pixou o pavilhão da Bienal.

  5. Também sou de Carapicuiba, vi a placa e fiquei igualmente indignado… por duas coisas… 1 – O estado é laico. (e os eleitores ubandistas, espiritas, camdonble) como ficam? 2 – A cidade precisa de obras que atendam a população, não que agradem um minoria… O prefeito esta dando um tiro no pé. O PT esta destruindo a cada dia mais a cidade. Mas nem tudo está perdido este ano tiraremos o PT do poder!

  6. Quando o obscurantismo, o proselitismo e a demagogia se juntam, os políticos espertos se esbaldam.

  7. Depois de ter dado uma volta mais do que violenta para conseguir chegar ao hospital na tarde de ontem, verifico que a causa seria esta placa. Nada contra nenhuma religião, mas ao invés de uma passarela (que sim, é tecnicamente viável), colocam uma Placa, onde dentro de alguns dias será simplesmente pixada e ninguém fará nada contra. Ao invés de recapearem esta pista, esta ponte… desejam construir placas. Bem vindo ao 3º Mundo…

    1. Mas se voce anda em Carapicuiba e ainda não viu que ja tem painel em tudo que é esquina?? Até na entrada do Tamboré que concorre com o eclipise . que jah pixada mas nem parece.

      Depois desse portal o proximo passo eh obrigar estudante da rede municipal a louvar todo dia – e servidor ter ir na igreja da senhora mãe do senhor prefeito que é pastora.
      nao duvida não

  8. Que vergonha! Ainda bem que não moro mais em Carapicuiba.
    Não sou contra nenhum tipo de religião, mas acredito na diversidade.
    Isso prá mim é uma ofensa!

  9. Essa Katia Nascimento tem déficit cognitivo, só pode.
    Será que a Sra. não entendeu que o problema não é “só” a mensagem?! Será que não vê que foi gasto dinheiro público para fazer “propaganda” de uma fé?! Que este dinheiro poderia ser utilizado pra construir escolas, hospital, pavimentar ruas ou até mesmo construir a bendita passarela que o local necessita?!
    Será que esse seu Deus tão bom realmente deseja que as pessoas continuem sendo atropeladas?! Será que prefere que o Estado fique colocando mensagens na entrada da cidade (qualquer seja a mensagem) ao invés de prevenir acidentes?!

    1. Nossa vai se lavar!
      Leia novamente: “Segundo o recado, o painel é uma doação do Grupo Marabraz. ”
      Passarela todos querem! o Brasil é da maioria, que por sinal é cristão!

      1. Então o Grupo Marabraz deveria ter dado uma passarela. Porque se dá pra fazer portal, dá pra fazer passarela.

        Achei muito boa a opinião do Rafael.

  10. A colega kátia é o tipo de eleitor adorado pelos políticos. Uma demagogiazinha é o suficiente para garantir o voto nas próximas eleições.
    Ora, que valor tem uma frase dessas? Essa afirmação tem algum efeito que não seja o de iludir eleitores crentes e superficiais.
    Se Carapicuíba é do Senhor Jesus ele já deve saber pois é onisciente. Qual o efeito da inóqua, simplista e banal declaração que não o de obscurecer mais ainda a visão já deformada de muita gente?

  11. Isto serve somente para incitar a discórdia, efeito positivo nenhum. Que eu saiba as cidades são de seus cidadãos.

  12. Por fim, quem quizer que escreva mil frases dessas na frente de sua casa empresa, etc. desde que não provoque poluição visual.
    O espaço público pertence a todos e, considerando a diversidade e a liberdade de credo, contitucionalmente garantidas, que protege inclusive os ateus, deve ser utilizado da maneira mais neutra possível.

  13. (e os eleitores ubandistas, espiritas, camdonble) como ficam? Este pessoal que estão indignados servem a quem qual é o Deus deles se declaram agora falam!

  14. Isso foi ridículo, pararam o trânsito pra construir isso aí, enquanto lá no Pronto-Socorro Vila Dirce, o pessoal morre na fila por que falta médico…Oh não, não falta médico, afinal de contas o prefeito quer o “Médico dos Médicos”.

    A cidade está regredindo em vez de avançar.

  15. Se eu fosse o J mandaria devolver. Ô cidadezinha fei@! Entra prefeito, sai prefeito e Carapicuíba continua horrível.

  16. Eu estava voltando a pé pela rua, já que meu ônibus não podir circular por ali, quando me deparei com a tal obra. Realmente achei, como um morador da região, que dali sairia uma passarela pra um parque que está sendo construído ali perto. Quando consegui ler os dizeres da placa, não fiquei mais do que perplexo.
    Para piorar, ao avançar do caminho, me deparo com o prefeito Sérgio sentado em um banco, afirmando orgulhoso que nenhum centavo da prefeitura foi gasto na obra.Parabéns pra ele, agora temos um cartão postal inútil e que não representa a opinião de todos.
    Enquanto isso, a dois quilômetros dali a rotatória da avenida principal está alagada há pelo menos 4 dias. Esperamos o sr. Jesus liberar o edital de licitação.

    1. Ótima opinião.

      Eu to passando naquela rotatória faz dias e ela ainda estava inundada.

      E a Avenida Integração e Brasil estão caindo aos pedaços.

  17. Gostaria de saber porque outros símbolos podem ser colocados nas entradas e praças, enquanto esse símbolo de religiosidade não pode?

  18. O Brasil não é um país laico! O Brasil é um pais cuja cultura é judaico-cristã.
    O Estado é laico duuhhhhhh!
    O que significa que nossa Constituição não é um livro religioso nem nossos governantes são líderes religiosos e representantes de Deus.
    Quer ser ateu? Vai estudar.
    Parabéns Carapicuíba, bonita frase quem sabe ajuda a reduzir a violência.

    1. Se Jesus voltar e com certeza já voltou várias vezes ele estará reencarnado e não lembrará de nada que aconteceu antes. Mas duvido que ele esteja por aqui, ele já deve estar em planos superiores.

      Mas quem sabe o Inri Cristo não é ele?

  19. Se esta frase necessita ser retirada, então algumas outras coisas precisam ser revistas no Brasil, como por exemplo os feriados de páscoa, natal, nossa senhora de não sei quê e outros que não recordo no momento…. se o estado é laico ele não pode ter esse tipo de feriado… mas disso ninguém reclama…..

  20. Ai em Carapicuiba tem uma placa falando de Jesus,o pior é ter uma cidade com um nome de uma imagem de barro (achada em um rio)
    isto sim é uma ameaça a democracia laica!
    Fora as praças que ocupam de graça e não pagam impostos.

  21. POR O PREFEITO NÃO FEZ UM ACORDO COM A MARABRAZ E ILUMINA A PASSAGEM EMBAIXO DA PONTE DO RODOANEL NA DIVISA DE OSASCO E CARAPICUIBA ,JUNTO A ESTAÇÃO DO KM 21 , PARA TIRAR O PESSOAL QUE FICA PEDINDO DINHEIRO AOS MOTORISTAS NOS FAROIS P/ CONSUMIR DROGAS NAS FAVELAS PROXIMAS A CARAPUCUIBA, TENHO CERTEZA QUE O POVO AGRADECERIA MUITO MAIS, E TAMBEM A DEUS.

  22. quero que coloquem Namaste BUDA, ou POR ALAH ou Odin nos proteja, Jeova esta voltando, espero que não tenha dinheiro publico ja que o BRasil é um pais LAico (ilusão minha)

Comments are closed.