No aniversário da cidade, Carapicuíba inaugura portal com mensagem religiosa
Por Mônica Oliveira
Hoje faz 47 anos que Carapicuíba, cidade da Grande São Paulo, se tornou independente de Barueri, através de emancipação político-administrativa.
Como parte das comemorações, a prefeitura inaugurou ontem um portal na rua Consolação, principal via de acesso aos viadutos que separam Carapicuíba de Barueri.
A obra, com a inscrição “Carapicuíba é do Senhor Jesus”, causou reações de surpresa e até indignação entre os moradores locais e pedestres que circulam pela região.
As estruturas de concreto das laterais do portal foram erguidas há cerca de um mês, na via, sem placa que indicasse se tratar de um portal. A parte superior começou a ser içada na madrugada do domingo. Guindastes, tratores e maquinários gigantescos foram a grande sensação da noite, principalmente porque o trânsito da região foi interrompido.
Devido à semelhança da construção, a população criou a expectativa de ter uma antiga reivindicação do bairro atendida: uma passarela de pedestres.
“É isso que precisamos aqui”, reclama Jorge Luís, 48 anos, eletricista, ao saber que a passarela era uma ilusão. “Eles preferem fazer propaganda religiosa que salvar vidas”.
O trânsito é bastante intenso entre os viadutos e, segundo os moradores, já houve muitos atropelamentos. “Principalmente porque aqui não tem farol e ninguém respeita a faixa de pedestres”, conta Marcelo Isidoro, 32, estudante.
“Já existe uma placa com a mesma frase no final da ponte, e em todas as entradas da cidade”, afirma Marcelo. “Por isso esse portal é um desrespeito ao que Carapicuíba tem de melhor: a diversidade, gente de todo lugar e de todas as religiões”.
Como em toda polêmica, há também o outro lado: os que gostaram da obra. Mesmo quem mora ao próximo ao viaduto, como Ademar Ocanã, 56, coordenador técnico. “Acho bonito. E quem não gosta de Deus?”, pergunta.
Meire Miranda, 32, operadora de estacionamento. “Eu moro na favela da Cohab I, faz três anos que moro aqui, onde consegui emprego, e para mim tudo melhorou. Eu gosto dessa frase sobre Jesus, porque abre as portas”.
No começo desta tarde, uma mensagem atribuída ao prefeito Sérgio Ribeiro foi compartilhada na página oficial da prefeitura no Facebook. Ela informa que o portal não consumiu recursos públicos.
Segundo o recado, o painel é uma doação do Grupo Marabraz. Ele também diz que a passarela no local é inviável tecnicamente – um dos motivos é a linha de trem de carga, usada pelo IBC (Instituto Brasileiro do Café), que passa ao longo da via.
Para finalizar, a mensagem diz: “Mesmo as cidades mais pobres tem um portal assinalando a entrada da cidade”.
Nesta tarde, o Mural tentou contatar a prefeitura por telefone, mas ninguém atendeu.
Mônica Oliveira, 47, é correspondente de Carapicuíba.
@idmonica
monicaoliveira.mural@gmail.co
Se colocassem ¨Tha Tchu Tha Tchu¨ não haveria nenhum comentário!!!
Mas não colocaram Tha Tchu Tha Tchu. Colocaram “Capicuíba é do Senhor Jesus”. Em Capicuíba, cidade do Estado de SP, na República Federativa do Brasil, onde não vivem apenas cristãos.
Legal,
Não deixa de ser democrático, tem os que não acreditam em Deus e querem impor sua incredulidade ao resto da nação e tem aqueles que acreditam, devemos respeitar!!
O que tem a ver com desrespeitar a religião cristã? Ninguém está pregando o ateísmo. Uma placa na entrada de uma cidade que diz “Capicuíba é do Senhor Jesus” é que é um desrespeito com todos aqueles que não são critãos. Santa ignorância…
Parabéns a Prefeitura de Carapicuiba, com pode uma pequena frase incomodar tanta gente!!! ¨O BRASIL É DO SENHOR JESUS CRISTO¨ simplesmente não podem mudar isso !!!
Isso, continua apoiando eles a gastarem o seu dinheiro de maneira indevida com religião. Sendo que a cidade precisa de tantas melhorias. Tipo as placas de recapeamento espalhadas por ai sendo que nunca acontece os tais recapeamentos.
Perfeito, adriana! Parabéns pela lucidez!
Caro colega, pense um pouco. É apenas um mensagem de evangelização. Nada tem a ver com desvio de dinheiro para bancar igrejas. Caso isso, aconteça, pode-se investigar e caçar o prefeito que, lógico, cometeu um crime. Agora, evangelizar é livre no país. Se você morasse no irã, veria a diferença.
Douglas, você, enquanto indivíduo, é sim livre para evangelizar. O poder público não pode fazer isso, porque a diversidade e liberdade de crença ou descrença é uma das bases da nossa Constituição. O poder público representa o conjunto da sociedade. E na nossa sociedade existe todo tipo de gente: cristão, muçulmano, judeu, ateu, agnóstico etc. Pense um pouco você, e se informe sobre as leis que nos governam, antes de dizer abobrinhas…
Valeu Carapicuíba, a Glória é do Senhor Jesus!
Povo valente, que não aceita petista ateu.
Fizeram essa placa para tentar encobrir o quanto esse lugar é horrendo. Ao invés de buscarem melhorias que realmente beneficiem os cidadãos, ficam colocando plaquinha com inscrição religiosa. E não digam que escrevo isso pq sou Ateu, pois sou Cristão!, mas não sou imbecil.
QUEREM TRANSFORMAR O BRASIL NUM IRÃ COM SINAL TROCADO. UMA LÁSTIMA!!!!!!!!!!!!!
carapicuiba e de deus e o pt e do capeta
Seus trou_xas.. votem no PT..
Eu vejo problema se foi utilizado dinheiro público para isso e como bem sabemos, com certeza foi!
Em relação à mensagem, não acho nada demais, a (grande) maioria das cidades do interior tem a imagem de uma santa bem grande ‘abençoando’ a cidade.
Mas prefiro que não se coloque nada, se a moda pegar…
Não importa se a cidade tem 99,9999% de católicos. Isso vai de encontro à Constituição do país. Além do mais, democracia também é respeito às minorias.
Uma passarela seria bem mais útil. E com certeza é viável, já que o portico foi viável.
Mais politicos são assim mesmo, acendem vela pra Deus, pro tinhoso, …rendendo votos é o que vale.
A placa ddevia ter os dizeres “Caracas é curitcha, porra!” Ae sim ia ser legal…
Eu parabenizo o município de Carapicuíba pelo aniversário de emancipação, mas confesso que tenho muita preocupação quanto aos rumos da gestão do município, sabemos o quanto a cidade precisa de investimentos, de crescimento de educação, saneamento, saúde e estas coisas tão primordiais para o bem estar de nossa população.
Mas por ironia, hoje, 26/03, me deparo com a notícia da instalação de certa placa, ou melhor, portal que foi instalado na entrada de nosso município, na divisa com Tamboré, bem próximo a FATEC com os seguintes dizeres: “Carapicuíba é do Senhor Jesus”. Embora eu também seja Cristã, nós sabemos que é preciso antes de tudo respeitar a fé professada por TODOS, sejam estes cristãos, ateus, pagãos, islâmicos, budistas, enfim e a não ser que a “ideia” seja erguer placas exaltando todos os credos em nosso município, como por exemplo, “Carapicuíba é de Buda” ou “Carapicuíba é de Oxalá”, creio que estejamos ferindo a pluralidade e a diversidade não só de nosso município, mas de nosso país. Sim, o Brasil é um país laico.
Talvez o nosso prefeito não saiba, embora devesse que um governante deve governar para todos, independente de cor, credo ou raça. Fazer apologia a esta ou aquela crença só gera extremismos e demonstra falta de preparo e imaturidade política.
Fico tentando entender por que é que o nosso prefeito Sérgio Ribeiro, ao invés de colocar uma placa não providenciou uma passarela, que naquele local é tão importante.
Ao invés de se empenhar tanto para exaltar sua religião, por que é não providencia a limpeza dos córregos todos imundos, entulhados de lixo, ou providencia o recapeamento de nossas ruas que estão com pavimentação completamente esburacada.
Fico me esforçando também pra imaginar com que dinheiro esta placa foi instalada, porque se foi com dinheiro dos cofres públicos, isto é ilegal.
Creio que seja preciso sim nos emanciparmos, mas nos emanciparmos da hipocrisia, da falta de discernimento, da má fé, dos abusos cometidos por nossos governantes.
Por traz de um gesto “tão bonito”, “puro”, “singelo” existe sim uma manipulação atroz e a falta de visão de alguns tem feito toda uma população refém, uma sociedade degradante.
Pessoas precisam entender que “ser do Senhor Jesus” é mais do que uma frase de efeito em um portal da cidade… Ser de Jesus é atitude!
Se tivessem colocado “Allahh é grande” os esquerdóides politicamente corretos iam adorar….
E de onde você tirou essa afirmação absurda? Impressionante o nível intelectual de algumas pessoas…
Pelo jeito esta cidade vai continuar cidade cohab/ cidade dormitório por muito tempo. sorte dos moradores que barueri oferece empregos de baixo nível (empregados domesticos, jardineiros, varredores de rua..)
Sou obrigada a concordar.
Tenho convivido com pessoas intelectuais e é incrível como praticamente todas são ateus.
Não tenho nada contra nenhuma religião, mas é fácil ver como os crentes manipulam as pessoas.
Carapicuíba é do Sr Jesus, e o prefeito também, são tudo crente. Mas se for pensar assim quer dizer que Barueri é do Kpeta, São Paulo do Demo, Osasco do coisa ruim.
Afinal não são todos filhos de Deus????
Ou uns são mais e outros são menos?
Então me parece uma frase preconceituosa.
ABSURDO!!! Religião cega. O ÒPIO do POVO Burro!
ô povinho burro, viu…com frase ou sem frase vai mudar alguma coisa no trânsito, hospital etc…tudo reclama…prefeitura tem problemas de todo jeito…se uma pessoa parou para escrever a frase em no máximo 02 horas, se deixasse de escrever, alguém não ficaria na fila, o trânsito iria fluir melhor? deixa bem escrito que a cidade é do SENHOR JESUS…ô glória….escrevam para todos os lados, iria contagiar…e ficam se apegando que o país é laico, mas na hora que aperta, a população corre para as igrejas…
gente para que brigar,leia o preambulo da constituiçao,la fala que a CF e promulgada sobre a bençao de DEUS.
Preâmbulo não tem força de lei. Esse tema já foi discutido e pacificado pelo STF. Apenas reflete valores pessoais dos que compuseram a Constituinte.
“A religião é vista pelas pessoas comuns como verdadeira, pelos sábios como falsa, e pelos governantes como útil.”
Enquanto políticos continuarem usando da ignorância de um povo para se promover desta maneira, com certeza este país continuara sendo uma merda.
Cadê o Ministerio Publico para proibir isso ? o Brasil é um pais laico, sem religião…
Monk, vou confessar que CARAPICUIBA É DO SENHOR SACI-PERERE !
Não gostou ? Agüenta…
O Talibã-Cristão está tomando o Brasil. Depois não reclamem de leis esdrúxulas. Não podemos deixar isso acontecer. Ser cristão não é suportar teocracia. Viva o Estado LAICO.
Laico: que é independente em face do clero e da Igreja, e, em sentido mais amplo, de toda confissão religiosa. – Isso não somos.
Jesus precisa de dinheiro? porque pedem tanto dinheiro para Ele. eta ta povinho “BOSTA!…
Paulo, tanto a Igreja Católica quanto os Evangelicos, se voce não tem conhecimento, eles fazem um trabalho social muito importante.
Se muitos seguissem o que o “Homenageado” nos ensinou, a nossa sociedade não se encontraria com certeza como está.
Se muitos seguissem o que o “Homenageado” nos ensinou, estaríamos queimando pessoas em praça pública.
Matheus, eu creio com todo o respeito, voce está equivocado, a história nos relata que: Ele nos ensinou amar o próximo, e quem queimou as pessoas na praça pública foi a “Inquisição”. Os fundamentalistas da época.
É engraçada como são as coisas, pode parar transito pra tudo, inclusive a Av Paulista maior centro financeiro da América Latina, onde ao redor têm vários hospitais para a GLS e quando é interrompido por algumas horas o trânsito dia de domingo para colocar uma placa fica um bando de gente atirando pedra, tenha santa paciência .. ** Obs. Quanto ao hospital eu acho que nenhum morador vai sair de Alphaville pra vir ao Sanatorinhos ou posto da Vila Dirce !!! Olha com o que as pessoas estão se preocupando, esse é o nosso Brasil. O pior de tudo tem gente que nem mora por aqui, não sei porque ta reclamando.
Nenhum dos casos está certo. O fato de ser religioso não garante preferência. “Mimimi pros outros pode, por que estão reclamando desse?” NÃO PODE PRA NINGUÉM. Ponto. Se não concorda, ligue para o legislador da sua região e peça uma nova Constituição, de caráter confessional. Essa garante o Estado laico. Lhe resta apenas aceitar isso. Abraços
É que o prefeito é religioso e nesta ai ele levou um terço.
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=253731191387203&set=a.165967810163542.38920.109264755833848&type=1
Gente vamos nos preocupar com coisas mais importantes … As pessoas nunca estão satisfeitas com nada mesmo, se nem Jesus agradou à todos, imagine uma placa.
Sugerir fazer vista grossa a uma OFENSA à lei maior da nação não é caso de ‘as pessoas nunca estão satisfeitas’. Quando é uma afronta à lei, não é coisa sem importância. PRINCIPALMENTE em se tratando da Carta Magna da nação, que você querendo ou não, prevalece sobre o livro da sua religião.
Nada de ofensa, a nossa nação é na sua maioria cristã. Ou vc tem ideias anti-semita?
Em defesa do Estado laico! Por favor, Ministério Público, é hora de agir. O princípio da laicidade precisa ser defendido com todo rigor. Todas as religiões (e a falta delas) precisam ser respeitadas. O Estado não deve fazer propaganda de religiões, no caso de Carapicuíba, claramente de cunho evangélico.