Escolas do Itaim Paulista recebem selo de acessibilidade
Por Vander Ramos
No dia 26/3, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (Smped), por meio da Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA), entregou para 14 escolas municipais de São Paulo o Selo de Acessibilidade 2012.
O selo atesta que os prédios estão adequados para pessoas com deficiência e cumpre as normas especificadas no Decreto Municipal 45.552/2004.
O Mural visitou duas escolas que receberam o atestado no Itaim Paulista, bairro da zona leste da capital.
Na Escola Municipal Eusébio Rocha Filho, construída em 1995, a obra criou rampas de acesso, escadas, refeitório, elevadores e banheiros exclusivos.
A diretora Magali Soares dos Santos Ramalho diz que, além da reforma na edificação, foi necessário um trabalho junto aos alunos para ressaltar a importância deste tipo de obra. “As crianças não entendiam, as escadas foram feitas duas vezes por conta de um centímetro. Todas as professoras fizeram um trabalho explicando o que estava acontecendo”, diz.
Os pais dizem que a escola está diferente. “Esta escola é muito boa e agora tem rampas para pessoas que usam cadeiras de rodas, coisa de primeiro mundo”, diz o aposentado Julio Guillian, 78.
Já na escola municipal Cidade Kemel, a sinalização tátil, que serve para avisar as pessoas com deficiência visual quando há obstáculos e quando o caminho é livre, é bem visível na cor amarela. Lá, só existe um banheiro exclusivo sem separação de sexo.
O diretor Nelson Bueno de Almeida diz que na escola estudam 540 crianças de três anos e meio a seis anos e que foi necessário explicar aos alunos como funciona a sinalização instalada. “Eles [os alunos] estavam muito curiosos e tivemos que explicar a todos estes desenhos diferentes no chão”, diz Almeida.
Nas duas escolas não estudam alunos que utilizam cadeiras de rodas, somente com dificuldade de locomoção, deficiência mental e visual.
Para a arquiteta Silvana Serafino Cambiaghi, secretária executiva da CPA, à medida que as escolas terminam as reformas de acessibilidade, a comissão faz uma vistoria e, caso atenda as normas técnicas, recebem o Selo de Acessibilidade com validade indeterminada.
Passado quatro meses após a entrega das reformas nas duas escolas, o Mural encontrou vários pisos da sinalização tátil descolando. Na escola Euzébio Rocha Filho, foram encontrado objetos obstruindo o acesso ao bebedouro e banheiro de acessibilidade.
Segundo Cambiaghi, a manutenção fica a cargo de cada escola, mas irá comunicar a empresa responsável para recolocar os pisos. Quanto à obstrução do banheiro, mesmo que temporariamente, houve falha na utilização do local.
A fiscalização para manter o selo de acessibilidade é feita pela CPA, que só age após denúncia.
Vander Ramos, 51, é correspondente do Itaim Paulista.
@vander521
vander.mural@gmail.com
as fotos são muito boas
obg isso me ajudou bastante no meu trabalho de geografia sobre o itaim paulista