Jardim Monte Azul ganha mais um espaço de cultura
Por Leonardo Brito
No último dia 20, no Jardim Monte Azul, na zona sul de São Paulo, o sarau Verso em Versos fez sua estreia. O objetivo da iniciativa é beneficiar a população do bairro e promover um espaço para a expressão cultural de músicos, pintores, poetas, escritores, grafiteiros e, principalmente, de seus moradores.
“Decidimos inaugurar o nosso espaço para somar mais uma oportunidade para os moradores do Jardim Monte Azul. Mesmo existindo muitos saraus na cidade, percebemos que esse tipo de atividade faltava nos bairros ao redor daqui, como Jardim São Luis, Jardim Ibirapuera, Casa Blanca e Vila das Belezas”, afirmou Jaime Lopes, o Diko, responsável pela idealização do projeto, que contou com a ajuda da cantora Marta Moura e do poeta Isaac.
A partir de agora, todas as terceiras sextas-feiras de cada mês, depois das 18h, os moradores vão poder mostrar sua arte.
Para Anabela Gonçalves, que morou no bairro há sete anos e hoje vive no centro da cidade, o espaço novo é positivo. “Todo espaço público que surge é fundamental para comunidade”, diz.
Rogério Coutinho e Alexandra Macedo, também moradores do Monte Azul, afirmam que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer o evento. “Eu nunca fui a um sarau e nem conheço como funciona, mas pela curiosidade e a diversidade de atividades, vou participar do próximo”, conta Alexandra. “Pretendo comparecer para fortalecer o projeto”, diz Coutinho.
O local já serviu de armazém para time de futebol do bairro, escolinha de ensino infantil e agora é propriedade do Projeto Comunidade Samba do Monte.
Na inauguração, foi exibido o documentário “Curta Saraus”. Em seguida, a cantora Marta Moura apresentou seu trabalho artístico com o grupo Poesia Samba Soul.
Vários poetas subiram ao palco, como o cantor Codinome Shill, os rappers Cocão e Preto Will do grupo Versão Popular, o cantor Eduardo Brechó, a cantora e poeta Fernanda Coimbra, o rapper Fino du Rap, a poeta e fotografa Marina Vergueiro, a cantora Marta Moura, o poeta Nego San entre outros nomes.
“É mais uma torre de fortalecimento dos espaços sócios culturais. Assim reafirmamos que a arte vem das mãos do povo”, diz o rapper Cocão.
A sede do sarau Verso em Versos fica na rua Domingos Marques, 104, ou no “antigo casarão branco do Brizola”, conhecido ponto referência para os moradores locais, no cruzamento com rua Álvaro Adorno, em Monte Azul.
Leonardo Brito, 25, é correspondente da favela Monte Azul.
@leonardo_bbrito
leonardobrito.mural@gmail.com
Parabéns Projeto Comunidade Monte Azul. A noite foi mesmo linda, de emoções e muito conteúdo, contando com presenças marcantes e de muita energia nessa estréia. Sucesso, vida longa!!!!
Parabéns Leonardo Brito pela matéria!
Nossa fiquei surpresa com essse projeto, eu estou emplogadissima para presenciar esse projeto maravilhoso para a minha comunidade.
opsss… Empolgadíssima !!!!
gostei demais das apresentações e aulas pela net gostaria que projetos assim chegassem em cotia parabens