Blogueiro escreve livro sobre cotidiano de Paraisópolis

izabela moi

Por Mayara Penina

 

O livro-reportagem “A Cidade do Paraíso – Há vida na segunda maior favela de São Paulo” é o resultado de quatro anos do curso de jornalismo do correspondente do Mural Vagner de Alencar, 25. Ele defendeu ontem na Universidade Presbiteriana Mackenzie seu TCC (trabalho de conclusão de curso) e obteve nota máxima.

Produzido em parceria com Bruna Belazi, 22, o livro retrata o cotidiano de Paraisópolis, localizada na zona sul e registrada como a segunda maior favela da capital paulista, com cerca de 100 mil moradores.

O livro usa como fio condutor para contar as histórias dos personagens os becos e as vielas do bairro –algumas delas já haviam sido contadas aqui, como o mistério da mina e a multiplicação dos salões de beleza  na região.

“O objetivo desse livro é trazer à tona a alma da gente que vive em Paraisópolis, que, muitas vezes, ainda é tratada de forma estereotipada e cheia de preconceitos”, afirmou o blogueiro.

 

 

O livro destaca, sobretudo, a rotina de donas de casa, donos de salões de beleza, artistas _ como o “arquiteto de garrafa PET”, a escritora de Jussara e “o homem que transforma sucata em arte”_, além de abordar outros aspectos culturais, como “a festa na laje” ou o “forró, o luxo do pobre”. Ao todo são 30 capítulos distribuídos em 118 páginas, que foram elaborados sob a orientação da professora de jornalismo Denise Paiero.

Para o professor Fernando Morais, que participou da banca de avaliação do TCC, os autores conseguiram sair do lugar comum, conduzindo a narrativa sem olhar maniqueísta de pena ou de rancor. “Esse livro foi feito na medida certa”, disse. “Merece ser publicado.” Na rede social Facebook, o sucesso já começou: a capa do livro-reportagem foi compartilhada mais de 130 vezes.

A relação de Vagner com Paraisópolis começou em 1995, quando ele e sua família deixaram a cidade natal, Barra do Choça (BA), para se mudar para a comunidade. No ano passado, ele foi um dos vencedores do 3º Prêmio Jovem Jornalista, do Instituto Vladimir Herzog, ao escrever um projeto de reportagem sobre o cenário da educação em Paraisópolis.

 

Os parceiros no TCC Bruna Belazi, 22, e Vagner de Alencar, 25

 

Mayara Penina, 21, é também correspondente de Paraisópolis.
@emayara
mayarapenina.mural@gmail.com

Comentários

  1. Parabéns Vagner, o que Deus nos deu o homem não nos tira, e ele te deu a inteligencia, força e perseverança:.Vai com tudo garoto:.

  2. Vagner… para esse seu sucesso só tenho a dizer uma coisa: FOI MERECIDO!

    Tipo assim, você acha que as vezes eu exagero em rasgar lisonjes para com você, mas ai, tu és fontes de inspiração para mim continuar lutando, pois perto de você eu não sofri nada nessa vida.

    Tu é guerreiro bão, mano de fé que fortalece as quebradas com as palavras certas.

    Vai na fé, com saúde e continue nessa sabedoria meu irmão, pois são de seres humanos como você que nosso mundão tá precisando.

    Forte Abraço e esses frutos é o só o início da imensidão que será seu sucesso…

  3. Vagner, como faço para poder ler esse livro? Vai ser publicado? Parabéns pelo merecido 10 dado pela banca.

  4. Wagner, parabéns pelo belo trabalho. Fiquei muito interessada em ler o seu livro e gostaria de ter notícias se ele será publicado.

Comments are closed.