No aniversário do bairro, moradores da Mooca apontam as necessidades da região

Agência Mural

Por Alexandre Ofélio

O bairro da Mooca, localizado na zona leste de São Paulo, comemora neste mês seu 456º aniversário. O marco do surgimento, segundo o site Portal da Mooca, aconteceu no dia 17 de agosto de 1556, época em que as terras eram habitadas por índios que se concentravam perto do rio Tamanduateí.

A influência indígena foi tão forte que deixou marcas no nome da região que significa “faz casa”: moo = faz; oca = casa.

Segundo o IBGE, o bairro tem aproximadamente 75 mil moradores, que estão distribuídos em uma área geográfica de oito quilômetros quadrados.

Vista parcial do bairro da Mooca, na zona leste de São Paulo

Neste aniversário, o Mural perguntou a alguns moradores qual é a maior necessidade da Mooca no momento. Confira:

“O que falta por aqui são parques e praças com infraestrutura e diversão”, diz o empresário Luís Alberto Guidetti, 48.

“A Mooca precisa de espaços culturais e áreas verdes com mais segurança e principalmente limpeza”, diz a auxiliar administrativa Roberta Moretto, 38.

“A região precisa de ciclovias e investimentos nas áreas de saúde e educação”, diz o monitor de informática Marcelo Pereira Dias, 37.

Nos últimos anos, o bairro teve grande aumento na construção de prédios

“Precisamos de lugares para a prática de esportes e que ofereçam também entretenimento aos moradores”, diz o representante comercial Roberto Carlos dos Santos, 38.

“Iluminar, pavimentar e sinalizar algumas ruas do bairro”, diz o comerciante Marcos Justo dos Santos, 47.

“O que falta é consciência por parte dos moradores em relação à limpeza nas calçadas. Se cada um fizesse a sua parte, o bairro ficaria muito mais limpo”, desabafa a dona de casa Nair Palombo, 81.

 

Alexandre Ofélio, 42, é correspondente da Mooca.
@alexandreofelio
aleofelio.mural@gmail.com

Comentários

  1. Precisamos cuidar do verde em toda a cidade. No Conjunto Residencial conhecido como IAPI, na Mooca, os moradores perderam uma área verde com árvores de mais de 60 anos, leiloada a um particular. Parque fechado, descuidado, e as crianças sem lugar para brincar… triste demais!!!

  2. A Moóca precisa de uma grande área verde. Um parque, lugar de encontros e lazer ao ar livre. Espaços fechados como bares já existem demais em SP.

  3. O bairro precisa de mais iluminação, principalmente em baixo do viaduto, próximo do metrô, o índice de assalto esta cada vez maior.

  4. A Mooca vem reivindicando a desapropriação do terreno da “Esso” com 100.000m2. para implantação do Parque Verde da mooca, contudo,a administração municipal não se sensibilizou em declarar de utilidade pública a área

  5. Nosso querido bairro da Mooca necessita muito de pavimentação, nossas ruas estão cheias de calombos, apropriadas para carroças e não para carros. Fruto de enxertos para cobrir inúmeros buracos. É preciso também, revitalizar o Distrital da Mooca, para a prática de esportes, bem como o parque que fica no alto da Mooca próximo ao Clube Juventus na Rua Manoel Vieira de Souza!

  6. Faltam espaços públicos de lazer: parques públicos, praças públicas. A Mooca é um dos bairros com menos verde da cidade de São Paulo. Falta a execução de leis de zoneamento que controlem a especulação imobiliária. Falta preservar o patrimônio histório de São Paulo, como casas e fábricas histórias. É necessário que tudo não vire prédios de apartamentos. É preciso conservar o espírito comunitário. Falta deter políticos como o Kassab, que deseja vender uma das poucas áreas públicas do bairro, ao invés de recuperá-la para a sociedade.

  7. Aqui no conjunto IAPI MOoca, o terreno central ( Um parque, nosso parque) foiu leiloado pelo INSS, o particular que arrematou pretende construir prédio e acabar com o resto de verde que restou no bairro, isto é um absurdo, ajudem.

    1. É um absurdo o que tem de prédio sendo construído nesse bairro. É gente D++ para a infraestrutura que temos aqui! Desde o ano passado que os apagões tem sido cada vez mais constantes. Todo mês falta energia onde moro(travessa da Paes de Barros, altura do nº 500), e ninguém reclama, ninguém cobra, ninguém faz nada… Até o final do ano eu já não estarei morando aqui, graças a Deus!!!!

  8. Há dois anos estamos lutando para que a área verde ( parque do conjunto IAPI mooca) não seja destruida, quando o conjunto foi inaugurado foi declarado que a parte central seria um play gorund para os filhos dos moradores, depois de 612 anos o INSS leiloou o terreno, estamos muito preocupados pois essa área é muito grande , tem vários pássaros e mais de 45 árvores. Além disto a área do parque absorve a água das chuvas, se o terreno for impermeabilizado haverá enchentes no local, na Rua Cassandoca a água já chega a meio metro,imaginem, os andares térreos de nossos conjuntos com certeza vão ficar alagados.

  9. A Mooca precisa de ciclovias, nem que seja aquelas igual da Av.paulista e da Av. Jabaquara que funcionam aos finais de semana!!!!

Comments are closed.