No aniversário do bairro, moradores da Mooca apontam as necessidades da região
Por Alexandre Ofélio
O bairro da Mooca, localizado na zona leste de São Paulo, comemora neste mês seu 456º aniversário. O marco do surgimento, segundo o site Portal da Mooca, aconteceu no dia 17 de agosto de 1556, época em que as terras eram habitadas por índios que se concentravam perto do rio Tamanduateí.
A influência indígena foi tão forte que deixou marcas no nome da região que significa “faz casa”: moo = faz; oca = casa.
Segundo o IBGE, o bairro tem aproximadamente 75 mil moradores, que estão distribuídos em uma área geográfica de oito quilômetros quadrados.
Neste aniversário, o Mural perguntou a alguns moradores qual é a maior necessidade da Mooca no momento. Confira:
“O que falta por aqui são parques e praças com infraestrutura e diversão”, diz o empresário Luís Alberto Guidetti, 48.
“A Mooca precisa de espaços culturais e áreas verdes com mais segurança e principalmente limpeza”, diz a auxiliar administrativa Roberta Moretto, 38.
“A região precisa de ciclovias e investimentos nas áreas de saúde e educação”, diz o monitor de informática Marcelo Pereira Dias, 37.
“Precisamos de lugares para a prática de esportes e que ofereçam também entretenimento aos moradores”, diz o representante comercial Roberto Carlos dos Santos, 38.
“Iluminar, pavimentar e sinalizar algumas ruas do bairro”, diz o comerciante Marcos Justo dos Santos, 47.
“O que falta é consciência por parte dos moradores em relação à limpeza nas calçadas. Se cada um fizesse a sua parte, o bairro ficaria muito mais limpo”, desabafa a dona de casa Nair Palombo, 81.
Alexandre Ofélio, 42, é correspondente da Mooca.
@alexandreofelio
aleofelio.mural@gmail.com
Precisamos cuidar do verde em toda a cidade. No Conjunto Residencial conhecido como IAPI, na Mooca, os moradores perderam uma área verde com árvores de mais de 60 anos, leiloada a um particular. Parque fechado, descuidado, e as crianças sem lugar para brincar… triste demais!!!
adoro o sotaque da Mooca
A Moóca precisa de uma grande área verde. Um parque, lugar de encontros e lazer ao ar livre. Espaços fechados como bares já existem demais em SP.
O bairro precisa de mais iluminação, principalmente em baixo do viaduto, próximo do metrô, o índice de assalto esta cada vez maior.
A Mooca vem reivindicando a desapropriação do terreno da “Esso” com 100.000m2. para implantação do Parque Verde da mooca, contudo,a administração municipal não se sensibilizou em declarar de utilidade pública a área
Nosso querido bairro da Mooca necessita muito de pavimentação, nossas ruas estão cheias de calombos, apropriadas para carroças e não para carros. Fruto de enxertos para cobrir inúmeros buracos. É preciso também, revitalizar o Distrital da Mooca, para a prática de esportes, bem como o parque que fica no alto da Mooca próximo ao Clube Juventus na Rua Manoel Vieira de Souza!
Faltam espaços públicos de lazer: parques públicos, praças públicas. A Mooca é um dos bairros com menos verde da cidade de São Paulo. Falta a execução de leis de zoneamento que controlem a especulação imobiliária. Falta preservar o patrimônio histório de São Paulo, como casas e fábricas histórias. É necessário que tudo não vire prédios de apartamentos. É preciso conservar o espírito comunitário. Falta deter políticos como o Kassab, que deseja vender uma das poucas áreas públicas do bairro, ao invés de recuperá-la para a sociedade.
Aqui no conjunto IAPI MOoca, o terreno central ( Um parque, nosso parque) foiu leiloado pelo INSS, o particular que arrematou pretende construir prédio e acabar com o resto de verde que restou no bairro, isto é um absurdo, ajudem.
É um absurdo o que tem de prédio sendo construído nesse bairro. É gente D++ para a infraestrutura que temos aqui! Desde o ano passado que os apagões tem sido cada vez mais constantes. Todo mês falta energia onde moro(travessa da Paes de Barros, altura do nº 500), e ninguém reclama, ninguém cobra, ninguém faz nada… Até o final do ano eu já não estarei morando aqui, graças a Deus!!!!
Há dois anos estamos lutando para que a área verde ( parque do conjunto IAPI mooca) não seja destruida, quando o conjunto foi inaugurado foi declarado que a parte central seria um play gorund para os filhos dos moradores, depois de 612 anos o INSS leiloou o terreno, estamos muito preocupados pois essa área é muito grande , tem vários pássaros e mais de 45 árvores. Além disto a área do parque absorve a água das chuvas, se o terreno for impermeabilizado haverá enchentes no local, na Rua Cassandoca a água já chega a meio metro,imaginem, os andares térreos de nossos conjuntos com certeza vão ficar alagados.
A Mooca MERECE muito VERDE, CULTURA E ESPAÇOS PÚBLICOS DE LAZER! acesse http://www.moocaverde.com.br e participe. CURTA nossa fanpage facebook.com/moocaverde JUNTOS vamos mudar a cara do nosso bairro!!!
A Mooca precisa de ciclovias, nem que seja aquelas igual da Av.paulista e da Av. Jabaquara que funcionam aos finais de semana!!!!