Torres de energia são usadas como varal e balanço em Carapicuíba
Por Mônica Oliveira
Moradores da Vila Caldas, em Carapicuíba, cidade da Grande São Paulo, estão acostumados a transitar entre as torres da Eletropaulo instaladas em frente às suas casas. No local, na avenida Rui Barbosa, há setenta domicílios, segundo o IBGE.
Por falta de muros no terreno da Eletropaulo, as casas foram se amontoando e as torres passaram a fazer parte do ambiente, como se fossem árvores. É comum ver crianças brincando sob elas e até usando as barras para instalar balanços.
“Se oferecesse perigo, estaria tudo cercado, com certeza”, diz o vigilante Amilton Cícero Amorim, 35, enquanto colocava seu filho no balanço pendurado na torre. Para ele, o perigo é só “da placa para cima” [cerca de 10 metros acima do chão].
Aparecida Campos Silva, 63, concorda com o vizinho. “Moro aqui há mais de 30 anos e sempre foi assim. As crianças brincam com sol, com chuva, não tem perigo não”, diz ela.
As torres também servem como varal para secar roupas. “Tudo que é grande a gente pendura aqui: toalhas, tapete, cobertor”, conta Aparecida.
A Defesa Civil de Carapicuíba disse ao Mural que a fiscalização das torres é de responsabilidade da Eletropaulo. A companhia não respondeu aos emails da reportagem. Por telefone, o atendimento ao usuário da empresa informou que há perigo ao se aproximar das torres e que vai apurar a irregularidade na falta de proteção.
Mônica Oliveira, 47, é correspondente de Carapicuíba.
@idmonica
monicaoliveira.mural@gmail.com
Claro que é obrigação da Eletropaulo cercar. Mas eu gostaria de saber se alguém ROUBOU as cercas antes e, com tantos “moradores” ao redor, se a vistoria consegue chegar até o local sem pedir ‘permissão’ para o Chefão local.
Li um artigo sobre um estudo de uma universidade sobre a nocividade da indução elétrica sobre os seres humanos em idade de formação, altos indices de leucemia foram detectados pelos pesquisadores, por isso, aconselham famílias não residirem a menos de 50 metros dessas torres.
A Corrupta F o l h a se interessou por Carrapicuia por que? O Prefeito não é de sua conveniência? O Corrupto apoiado pelo Jornal está sendo REJEITADO pelos paulistanos, o que os Frias tem a Dizer? Já ele financiou os Corruptos até hoje?
O que a F o l h a tem a JUSTIFICAR aos Paulistas e Paulistanos, sobre o Candidato CORRUPTO que o Jornal sempre apoiou e tornou -se INIMPUTÁVEL? Com a Rejeição do Cerra os Paulistas e Paulistanos não estão REJEITANDO a Imprensa CORRUPTA?
Por que o Jornal ESCONDEU de seus leitores o Livro A PRIVATARIA TUCANNA? O livro feito por um Jornalista Sério, diz em 144 páginas que o Cerra roubou 1,20 Bilhão de Reais. O Jornal dos Corruptos Frias, escondeu dos Leitores. Até quando o Jornal não pedirá PERDÃO por esses ERROS aos Leitores de boa fé
C0M0 SE PODE VER, OS BRASILEIROS,SÃO BENEFICIADOS COM A TECNOLOGIA, AS TORRES SUBSTIUEM AS ARVORES, NO RIO DE JANEIRO AS FAVELAS DOS MORROS, USAM LAMPADAS FLUORECENTES PENDURADAS NOS FIOS, PARA ACENDER POR INDUÇÃO, A LAMPADA DURA MAIS DE 512 ANOS, POIS NÃQO USA FILAMENTO A LUZ É POR CAMPO ELERTRICO,DA ALTA TENSÃO, A LIGHT TIROU ALGUMAS POR ACREDITAR QUE DAVA PREJUIZO,LUZ GRATIS,PARA OS CONSUMIDORES É CRIME ECOLÓGICO.POIS…POIS.
Já dizia o velho ditado, Deus protege os ignorantes.