Morador cria página na web para informar trânsito na estrada do M’Boi Mirim
Por Cíntia Gomes
Todos os dias, quem passa pela estrada do M’ Boi Mirim, uma das principais vias de acesso no Jardim Ângela, zona sul de São Paulo, encontra grandes conhecidos da região: o congestionamento e as péssimas condições no transporte público.
Desde 2010, a população realiza manifestações para reivindicar melhorias. Neste ano já foram duas. A última aconteceu em 19/9. Os moradores fizeram uma passeata, bloqueando a avenida por cerca de cinco horas.
A subprefeitura disse que irá agendar uma reunião com as lideranças locais.
De acordo com Walquiria Cruz, 37, contadora e moradora há 15 anos no bairro Chácara Santana, os problemas no trânsito são muito frequentes. Nem feriados e fins de semana escapam.
“Nos fins de semana você pensa que vai encontrar uma situação melhor, mas ela fica mais crítica devido à redução de circulação do transporte público, o tempo é mais demorado e eles ficam mais cheios ainda”, reclama.
O corredor de ônibus e a faixa reversível instalados na avenida nos horários de pico não são suficientes para desafogar o trânsito. O congestionamento é tanto que os passageiros descem dos ônibus e completam o trajeto a pé.
“As manifestações são necessárias, a população precisa fazer algo que chame a atenção das autoridades responsáveis para que procurem uma solução. A região precisa de investimento urgente nos transportes, isso já é assunto antigo, mas que ainda nenhuma autoridade competente se dispôs a tomar providências”, diz Walquiria.
O morador e técnico de informática Hugo Vieira, 21, criou uma página no Facebook para informar como está o trânsito na via”. Criada em 12/9, a “M’Boi Mirim No Face” tem 3.863 seguidores e tornou-se um espaço para comentar os problemas da região.
“No dia da manifestação eu divulguei na página informações para que as pessoas pudessem fazer rotas alternativas ou participassem do protesto. Para minha surpresa, vários moradores compartilharam o que estava acontecendo e enviaram fotos”, conta Hugo.
Cíntia Gomes, 28, é correspondente comunitária da Riviera Paulista.
@cintiamgomes
cintiagomes.mural@gmail.com
Parabéns!!!
É lamentável uma das principais vias de acesso da periferia da zona sul, estar abandonada pelo poder público e precisar a população paralisar a via “oq já é normal” para chamar a atenção dakeles q só passam por ali em épocas de campanhas eleitorais, e acreditem… “QUANDO ELES PASSAM NÃO TEM TRÂNSITO, INDEPENDENTE DO HORÁRIO!!!!”
Mágica????
Tá bom!!!!!
Parabéns Cíntia!!!!
Cara cintia,é lamentavel que ainda escutemos poder publico em descaso com o transito em São Paulo,tema como este para o poder publico deveria não ser nescessario manifestação popular, cidade do porte de são paulo deveria ser obrigatório…pela justiça.
É de ficar indignado com a situação, moro no final da M’ Boi Mirim e enfrentamos esse trânsito quase todos os dias, voltar do trabalho, escola ou faculdade e ter que andar 6 KM, isso mesmo 6 KM se quiser chegar em casa antes que o transito acabe!! Precisamos de mais respeito, pagamos impostos e altíssimos por sinal, porém não temos retorno de nada, aliás o único retorno que chega em casa são contas para pagar, multas, esses eles não esquecem de mandar pro nosso endereço. Espero que consigamos que alguém se sensibilize e nos ajude nessa causa tão necessária, começando pela mídia. OBRIGADO!!!
Sou moradora da m’boimirim,e enfrento sempre esse transito,já desci do ônibus no jardim Ângela e fui a pé até o jardim Jacira.mas o que me revolta é que esses políticos só falam em melhoria qdo é eleição…..esculto isso faz muito tempo,Sinceramente pra prefeito me recuso votar.
Sou moradora tambem e por causa do transito ja tive que ir do terminal capelinha ate quase no jardim jacira a pé estando gestante de 39 semanas…só espero que nós moradores da região conigamos mudar algo…
Morei nesta região até 1989,na Chac.Santana e já havia esse problema.Duplicaram a via,mas acaba parando tudo nas pontes que não suportam o fluxo de veículos,e com a diminuição de linhas diretas para o Centro piorou mais ainda.Esse Kassab gastou uma fortuna pra fazer ponte bonita pra Globo mostrar e não investiu nada aí na região,e o pior foi reeleito.Parece que o povo daí fica contente em ficar 3 hrs parados na M’Boi,mas passar pela bonita ponte da Marginal.Agora só faltam elejer o candidato amigo do Kassab,o carequinha.
É lamentavél, mas essa avenida é um verdadeiro “inferno”!
Levamos mais de 1hora para percorrer 4 ou 5km em horário de “pico”…Eu fico me perguntando até quando isso vai ser assim? Cadê a qualidade de vida? Precisamos de planejamento e principalmente de Ação Concreta.
Precisamos trabalhar,estudar,passear….em fim é mto estressante.
Infelizmente os últimos tempos têm sito de muito sufoco para nós que temos só a M´boi mirim como acesso, Por varias vezes independente de dia da semana e se é dia ou noite, o que vemos é o esforço de pessoas com criança de colo, idosos e até deficientes tendo que andar 10 km para chegar do outro lado da ponte que é onde tudo acaba como um passe de magica. Agora eu ando conectada para saber se tem transito e informo também quando passo pela m´boi mirim no site ficou mais fácil de tentar um atalho antes de chegarmos ao sufoco!
a sptrans prometeu por linhas de micro ônibus da cooper pam vindo do parque independência, jardim turquesa e parque das cerejeiras no jardim angêla até a rua satulnino de oliveira, 138 e circulando na rua da dança cigana em toda a sua extensão do começo da rua esquina com a rua deocleciano de oliveira filho até a esquina com a rua comendador antunes dos santos, prometeram no começo do ano passado e até agora 20/06 de 2013 essas linhas não estão operando.