Curso de esperanto completa 63 anos em São Miguel

Agência Mural

Por Vander Ramos

O “Esperanta Klubo Zamenhof” foi criado por Osvaldo Pires de Holanda, 91,  em 25 de janeiro de 1949 com a finalidade de expandir a língua do Esperanto na região do extremo leste de São Paulo.

O Esperanto foi criado em 1887 pelo médico polonês Ludwik Lejzer Zamenhof. A intenção criar uma língua de fácil aprendizado e facilitar a comunicação internacional.

Apesar do curso existir há 63 anos em São Miguel Paulista, na zona leste, muitos moradores desconhecem a língua. “Nunca ouvi falar dela e nem sei quem fale”, diz o metalúrgico Antonio Villasboas, 40.

Sede do clube de Esperanto, em São Miguel Paulista, na zona leste (Foto:  Daniele Motta)

Segundo Holanda, neste ano 12 pessoas se matricularam e somente quatro estão no módulo avançado, que termina no final de novembro. “Já tive turma com 70 pessoas e nenhuma terminou o curso”, conta.

Desde 1958, quando foi inaugurada a atual sede, que fica na rua Idioma Esperanto, cerca de 57 mil pessoas já visitaram o “Esperanta Klubo” e mais de mil passaram pelo curso com duração de quatro meses em cada módulo.

“O que me tornou apaixonado pelo Esperanto foi o sentimento de fraternidade que existe entre os esperantistas. Se você é um esperantista, em qualquer lugar do mundo que você chegar e encontrar outro como você, será visto como um amigo”, diz Holanda.

No clube, são oferecidas aulas gratuitas de esperanto todos os domingos a partir das 10h. A próxima turma iniciante será aberta em março de 2013.

Serviço:
Endereço: rua Idioma Esperanto, 363
Tel.: (11) 2297-1400

 

Vander Ramos, 51, é correspondente do Itaim Paulista.
@vander521
vander.mural@gmail.com

Comentários

  1. FREQUENTEI O CURSO UM TEMPO, LAMENTO APENAS NÃO TER PROSSEGUIDO. PARABENS PROFESSOR OSVALDO, PELA LUTA E PERSEVERANÇA…UM GRANDE ABRAÇO

  2. Parabens aos 63 anos auspiciosos do Curso Esperanto e ao professor Osvaldo Pires Holanda tambem pela sua luta e perseverança.Morei bem pertinho do Curso ai na rua Abaitinga,14 onde passei minha infancia,adolescencia e essa noticia me trouxe boas recordações do meu saudoso São Miguel Paulista.Hoje sou militar da reserva da FAB e moro em Recife com minha familia.

  3. Tenho recordações edificantes deste clube onde fiz meu primeiro curso de Esperanto. Parabéns ao Dr. Osvaldo pelo trabalho persistente de divulgação da língua internacional numa região ainda carente de eventos culturais.

  4. Parabéns ao Esperanta Klubo Zamenhof, a seu fundador e membros. Visitei o EKZ várias vezes e fui sempre bem recebido; é o grupo esperantista mais tradicional da capital paulista.
    Osvaldo Pires de Holanda é um grande idealista, além de trabalhador incansável e erudito. Aos 91 anos, continua ativo e esbanjando invejável disposição! Gratulon! Parabéns!

  5. Conheço o Prof. Hollanda e sua Esposa, mas, muito tempo faz que não tenho notícias. Gostaria dessas informações, se possível. Quanto ao curso, fico feliz de que esteja ainda funcionando, pois este é um sonho e realidade do Professor, não é mesmo? Pena que é longe! Abraços a todos. Ladybhe

Comments are closed.