Espetáculo de dança estreia com 30 jovens do Campo Limpo

Agência Mural

Por Karol Coelho

No próximo sábado, 20, às 17h, o CEU Campo Limpo, na zona sul, será palco para o espetáculo de dança “Garimpo”, que mostra a corrida pelo ouro no Brasil.

Os jovens bailarinos do Núcleo de Dança Pélagos exploram os movimentos pesados de homens e mulheres que, em busca de ouro, tentaram realizar o sonho de ficarem ricos na conhecida Serra Pelada, no estado do Pará, na década de 80.

Com apoio financeiro da Secretaria do Estado da Cultural e dirigido pelo bailarino e coreógrafo Rubens Oliveira, 27, o espetáculo é uma criação de 30 jovens alunos do Projeto Arrastão, ONG que atua nas áreas educacionais e culturais na região do Campo Limpo, zona sul de São Paulo.

Foto: Nana Vieira/Divulgação

O “Pélagos” surgiu em 2009, quando Rubens, após oito anos na Cia. Teatrodança Ivaldo Bertazzo, retornou ao Arrastão.

Em 2010 e 2011, o núcleo apresentou seu primeiro espetáculo, “Volúpia”, que foi visto por mais de quatro mil pessoas. O tema era a conturbada fase da adolescência, com as paqueras, o primeiro amor, as decepções e a vida na escola.

Antes de “Volúpia”, a maioria dos jovens nunca haviam dançado, como Priscila Munis, 24, que entrou no “Pélagos” bem no começo e achava que era apenas mais uma aula de dança. Com diabetes há 15 anos, não imaginava ter fôlego para dançar durante uma hora.

Foto: Nana Vieira/Divulgação

“A dança e o teatro têm um papel de conquista na minha vida. Mudei minha postura. Passei a ouvir melhor, perceber;  tudo termina em música”, afirma Priscila, que atualmente pensa em se especializar na área e um dia dar aulas.

Rubens cresceu no Campo Limpo. Se apresentou na Holanda, na França e na África do Sul, além de diversas cidades do Brasil. Agora quer mostrar a capacidade artística da periferia. “Todo mundo do centro tira ideia daqui para criar coisas. Grandes ideias saem daqui e queremos fazer com que a comunidade enxergue o seu potencial artístico”, diz.

Para isso, os jovens têm aulas de preparação corporal, nutrição, fisioterapia, danças brasileiras e africanas, teatro, interpretação, criação coreográfica, jogos teatrais e balé clássico.

Para informações sobre a agenda do espetáculo, clique aqui.

Espetáculo “Garimpo”
No CEU Campo Limpo, de 21/10 a 03/11
Sextas, às 20h; sábados e domingos, às 17h
Av. Carlos Lacerda, 678
Tel.: 5843-4837
480 lugares
Grátis – Retirar ingressos 1h antes da apresentação

 

Karol Coelho, 20, é correspondente do Campo Limpo.
@karolcoelho_
karol.mural@gmail.com

Comentários

  1. Tive o privilégio de assistir a este espetáculo e realmente estes jovens superaram qualquer expectativa… são muito bons com a expressão corporal, a interpretação é envolvente, contagiante!!! Parabéns a todos vocês, componentes e participantes deste espetáculo! maravilhoso.

Comments are closed.