Espetáculo de dança tem última apresentação no Capão Redondo
Por Leonardo Brito
Hoje é o último para assistir ao espetáculo “Colcha de Retalho”, que está em cartaz no teatro do Ninho Sansacroma, no Capão Redondo, zona sul de São Paulo.
A peça, que mistura dança contemporânea e diálogos, mostra situações vivenciadas por jovens na periferia. Violência, prostituição, problemas na escola pública e vícios são alguns dos temas abordados.
A peça é uma adaptação de poemas e contos dos livros “100 mágoas” e “Te Pego Lá Fora”, do poeta e educador Rodrigo Ciríaco, textos de Caio Fernando Abreu e do escritor Marcelino Freire.
“Durante nossa pesquisa e criação do roteiro, identificamos que os textos desses autores da periferia faziam todo o sentido para o que queríamos representar”, afirma Priscila Magalhães, 28, diretora.
A realização do espetáculo aconteceu após a conquista de um edital do Instituto Sou da Paz.
Os ensaios, que duraram quatro meses, foram realizados no CEU Vila Rubi, na Cidade Dutra, onde Priscila é educadora, e no Centro Cultural Palhaço Carequinha, no Grajaú (também na zona sul).
O espetáculo, em cartaz há um ano e meio, já passou pelo Centro Cultural da Santa Cecília e do Rio Verde, Casa Fora do Eixo e percorreu diversos CEUs de São Paulo.
Segundo o elenco, o nome da peça faz referência à junção de “várias histórias, pessoas e corpos, diversos gêneros sexuais e estilos distintos, tudo isso misturado dentro do mesmo palco”.
“Eu gostaria de parabenizar todos esses jovens que fazem parte dessa peça, pois percebi que a periferia pode oferecer muita qualidade em seus projetos culturais, que a cultura não está reservada somente para as classes mais altas”, disse Felipe Simões, 43, morador do Capão Redondo, logo após assistir ao espetáculo.
Serviço:
Teatro Ninho Sansacroma
Rua Doutor Luís da Fonseca Galvão, 248 – Capão Redondo.
Entrada gratuita. Último dia.
Quer ser correspondente comunitário do blog Mural? Saiba como clicando aqui.
Leonardo Brito, 25, é correspondente do Jardim Monte Azul.
@leonardo_bbrito
leonardobrito.mural@gmail.com
batalha na vila